Yane aprimora técnica em Seul e será
Em um e-mail resignado, enviado ontem diretamente de Seul, onde está treinando com Yane Marques, Larissa Lellys confirmou que está fora da Olimpíada de Pequim. A última esperança da pentatleta pernambucana de participar dos Jogos morreu com a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) de absolver a australiana Angie Darby. Ela havia sido acusada pela grega Donna Vakalis, primeira reserva, de ter conquistado a vaga de forma irregular. A sentença não muda a atual situação, e Larissa permanece como segunda reserva, sem direito a embarcar oficialmente para Pequim.
Caso Darby fosse acusada, estaria fora da Olimpíada e Vakalis assumiria a vaga dela entre as 36 convocadas. Assim, Larissa teria o direito de ir para Pequim como primeira reserva. “Essa história virou uma novela e sempre achei que teria um final feliz para mim. Mas parece que agora é definitivo: a australiana compete sem índice, e eu, como segunda reserva, nem vou para Pequim”, disse a pentatleta estadual.
Agora, Larissa Lellys acredita ter sido duplamente injustiçada. Ela já havia reclamado que a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) não tinha computado a sua pontuação corretamente, deixando-a de fora da convocação através do ranking mundial (as 36 melhores). “Fiquei com 98 pontos, na 38ª colocação, quando era para eu ter 108 pontos, em 34ª lugar”, explicou.
A pernambucana não escondeu o quanto está triste com a situação, mas garantiu que não vai se deixar abalar. “Estou inconformada, mas esta aqui não é justificativa para meu insucesso. Pelo contrário. Me considero uma batalhadora por ter chegado até aqui, e queria agradecer o apoio de todos. Continuem torcendo porque já estou treinando para a Olimpíada de Londres-2012”, afirmou. |
||||||||
Atleta do Pentatlo aprimora técnica e
Seul – Yane Marques segue cumprindo em Seul, na Coréia do Sul, o seu treinamento final para a prova de pentatlo nas Olimpíadas , no próximo dia 22, dedicando-se especialmente à esgrima, modalidade pouco difundida no Brasil mas muito praticada pelas suas principais adversárias em Pequim, as pentatletas européias.
Os treinamentos nessa fase de polimento estão sendo feitos na Universidade de Educação Física de Seul, onde já estão treinando os pentatletas da Coréia e do Egito sendo esperadas nesse fim de semana as equipes da França, do Canadá, Alemanha, Hungria e da Guatemala :
"A chegada dessas equipes será excelente porque vai possibiliar um bom polimento para a Yane, especialmente na esgrima, pois ela praticará contra os seus adversários nos Jogos Olímpicos", disse João Gustavo Cerqueira-Lima, diretor técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno – CBPM – que está acompanhando de perto todo o treinamento da atleta campeã pan-americana bem como do sergipano Wagner Romão, que será reserva oficial em Pequim.
Larissa Lellys, que não mais será convocada pela UIPM para ser a reserva feminina em função do resultado do julgamento do TAS – Tribunal Arbitral do Esporte – realizado em Lausanne, na Suiça, abolvendo a atleta australiana Angie Darby, vai continuar em Seul participando dos treinos até o próximo dia 17 quando então regressará para o Brasil. Nesse dia 17 Yane deixará Seul e irá para Pequim, sendo a última atleta brasileira a ingressar na Vila Olímpica.
Capa > Matéria-Prima > Pautas
|
Patrocinado pela Chemtech, o pentatlo já participou do Campeonato Sulamericano de Pentatlo Moderno e agora está em Pequim ajudando o Brasil a conquistar mais medalhas.
A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) foi informada no início da noite da última quarta-feira que apenas Wagner Romão será reserva da prova militar nos Jogos Olímpicos de Pequim. Com a chance de ficar como suplente feminina, Larissa Lellys foi frustrada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
A corte esportiva deu ganho de causa para a australiana Angie Darby, que foi acusada pela grega Donna Vakallis de ter se classificado para a reserva de Pequim 2008 de maneira irregular. O TAS indeferiu a acusação e assegurou Darby nos Jogos.
Se a australiana ficasse de fora de Pequim, Larissa Lellys seria convocada pela Federação Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) para ir à capital da China como reserva. Agora, ela continuará em Seul, na Coréia do Sul, treinando com Yane Marques, única brasileira garantida na prova principal, e Wagner Romão, que será reserva entre os homens.
Yane e Romão vâo deixar a cidade sul-coreana no dia 17, três dias antes do início das provas olímpicas do pentatlo moderno. Larissa ainda decidirá se voltará para o Brasil após o período de aclimatação em Seul ou se irá a Pequim para assistir aos Jogos por conta própria.
Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo
Os Jogos de Pequim serão realizados de 6 a 24 de agosto. O Terra irá transmitir ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso será gratuito. Os internautas terão um importante papel no site especial do Terra, que será totalmente construído a partir do conteúdo gerado pelo usuários. Na área Fanzone, o usuário poderá ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. O internauta já pode enviar vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Os vídeos estarão disponíveis a partir do dia 6.
Gazeta Press
NewsPress / Clipping / JORNAL DO COMMERCIO, de Recife ,sexta, 08 de agosto de 2008
( clipping parcial pois a íntegra da matéria só é disponibilizada na Internet para assinantes do jornal )
|
||||||||||||
Recife, 08 de Agosto de 2008 – Sexta-feira
|
Pequim 2008 – Larissa perde última chance de ir à China
…A pernambucana Larissa Lellys, do pentatlo moderno, viu a sua última chance de ir para os Jogos Olímpicos de Pequim acabar ontem. Com a possibilidade de ficar como suplente feminina na modalidade, a a…
http://jc.uol.com.br/jornal/2008/08/08/not_293885.php 08/08/2008
Até lá, a prioridade da pernambucana é melhor sua performance na esgrima, modalidade que foi decisivo para seu êxito nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro do ano passado, quando foi medalha de ouro e assegurou a vaga olímpica.
Yane tem a companhia de Larissa Lellys e Wagner Romão, que pode atuar em Pequim em caso de uma desistência, nos treinamentos na Coréia do Sul. Até domingo, as equipes da França, Canadá, Alemanha e Hungria devem chegar em Seul para também realizar a sua preparação.
"A chegada dessas equipes será excelente, porque vai possibiliar um bom polimento para a Yane, especialmente na esgrima, pois ela praticará contra os seus adversários nos Jogos Olímpicos", explicou João Gustavo Cerqueira Lima, diretor-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno
.
Em meio a abertura, Yane Marques aprimora técnica em Seul Os treinamentos nessa fase de polimento estão sendo feitos na Universidade de Educação Física de Seul, onde já estão treinando os pentatletas da Coréia e do Egito sendo esperadas nesse fim de semana as equipes da França, do Canadá, Alemanha, Hungria e da Guatemala : Larissa Lellys, que não mais será convocada pela UIPM para ser a reserva feminina em função do resultado do julgamento do TAS – Tribunal Arbitral do Esporte – realizado ontem em Lausanne, na Suiça, abolvendo a atleta australiana Angie Darby, vai continuar em Seul participando dos treinos até o próximo dia 17 quando então regressará para o Brasil. Nesse dia 17 Yane deixará Seul e irá para Pequim , sendo a última atleta brasileira a ingressar na Vila Olímpica. |
A pentatleta pernambucana Yane Marques, última brasileira a ingressar na Vila Olímpica de Pequim, continua treinando pesada na Coréia do Sul. A atleta está se dedicando principalmente a esgrima, ponte forte das suas principais adversárias, as pentatletas européias. Yane está treinando na Universidade de Educação Física de Seul, onde também treinam atletas da Coréia e do Egito.
A mesma universidade vai receber nos próximos dias equipes da França e da Holanda. A prova de pentatlo nas Olimpíadas acontece somente no próximo dia 22. Yane deve chegar a Pequim cinco dias acompanhada do diretor técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, João Gustavo Cerqueira Lima, e do sergipano Wagner Romão, que será reserva oficial em Pequim.
A atleta Larissa Lellys não vai mais ser a reserva feminina por conta do resultado do julgamento do Tribunal Arbitral do Esporte realizado na última quarta-feira em Lausanne, na Suíça. A atleta não irá mais para Pequim, mas ficará treinando em Seul até o dia 17, quando Yane segue para Pequim.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados