» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Pentatlo Moderno e suas submodalidades oficiais



PENTATLO MODERNO

Esgrima

Os pentatletas se enfrentam numa série de duelos com a espada. Todos enfrentam todos. Cada combate dura no máximo 1 minuto ou até que um dos competidores seja atingido. A vitória em um combate se dá quando ocorre um contato em qualquer parte do corpo do adversário. Se durante 1min não se dá nenhum contato, ambos os pentatletas assumem a derrota. Realizar um jogo perigoso, sair dos limites da pista ou dar as costas ao adversário levam à perda de pontos.

Em 2020 foi adicionado às finais o seguinte evento: Fencing Bonus Round (Rodada Bônus da Esgrima). Trata-se de um sistema “escada” com duração de no máximo 30 segundos ou quando acontece o toque válido. O último colocado na prova de Ranking Round enfrenta o penúltimo e assim sucessivamente. Cada vitória conquistada dá (2) dois pontos extras ao ganhador de cada combate.

Natação

Os pentatletas nadam 200 metros livres contra o relógio. Só o tempo importa. Quanto mais rápido, mais pontos receberá. Quando os atletas completam a prova em 2min30s, 250 pontos são adicionados à sua pontuação geral na competição. Cada 1s mais rápido ou mais lento corresponde a mais ou menos 2 pontos no total.

Hipismo

Montando em um cavalo desconhecido, o cavaleiro deve percorrer um trajeto de 350 a 450m, com 10 obstáculos de no máximo 1,2m, com 2 (dois) duplos, totalizando 12 esforços. O percurso menor deve ser concluído em um minuto e o maior em 1min17s.

Os cavalos são apresentados aos técnicos e atletas antes da competição em um teste de saltos, porém o pentatleta somente conhece seu cavalo após o sorteio que ocorre antes do início do aquecimento.

O melhor colocado nas duas provas anteriores é o primeiro a sortear seu cavalo e assim sucessivamente. O cavaleiro dispõe de somente 20min para familiarizar-se com o animal durante o aquecimento e poderá realizar até 5 saltos. Uma queda, 3 desobediências ou exceder o tempo limite, levam à desclassificação do concorrente.

Corrida e Tiro a Laser (Laser Run)

O percurso é de 3.000 metros em qualquer tipo de superfície e com um desnível máximo de 50 metros. A largada segue a ordem da classificação após as três provas anteriores. O melhor colocado larga primeiro e o segundo em seguida, de acordo com a diferença de pontos entre eles transformada em segundos. É a largada tipo “HANDICAP”. Ou seja, uma diferença de 20 pontos implicará em um intervalo de 20 segundos entre os atletas.

Logo após a largada, o competidor realiza a primeira volta de um percurso de 600 metros sem parar no stand de tiro, a partir da segunda volta, os competidores dão a primeira parada para o tiro, tendo que atingir 5 vezes a área válida do alvo. Depois, a cada 600 metros percorridos, fará novamente os disparos, até completar 4 séries de tiro e 5 voltas de corrida.

Os acertos em cada série devem ser feitos num intervalo de 50s. O alvo fica a 10m de distância e com visibilidade para o público, que fica sabendo do resultado de cada atleta imediatamente, já que uma luz verde aparece quando o objetivo for concretizado. Os atletas atiram na posição de pé, com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio.

 


TETRATLO UIPM

É o último passo antes da prática do Pentatlo Moderno. É composto de 4 das 5 modalidades da modalidade: natação, esgrima, tiro e corrida. Todos os 4 eventos acontecem em um mesmo dia.

 


TRIATLO UIPM

Em 2014, o Triatlo Moderno passou a ser modalidade oficial da UIPM, sendo parte do Biathle-Triathle World Tour. O Triatlo UIPM ocorre em um circuito aberto ou fechado de tiro-natação-corrida.

 


BIATLO UIPM

O Biatlo UIPM é um sub-esporte do Pentatlo Moderno inventado para criar oportunidades para treinar tanto a Corrida quanto a Natação em condições reais. Acontece na sequência Corrida- Natação-Corrida, com transições contínuas.

 


LASER-RUN

Laser-Run combina corrida e tiro de modo rápido e dinâmico. É formado por 4 rounds de tiro de pistola laser a 10m de distância e 5 voltas de corrida com 600m. Os atletas precisam acertar o alvo 5 vezes antes de correrem.

 

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro