Terça, 19 de agosto de 2008, 08h10 Atualizada às 08h14
Brasileira reclama que teve equipamento danificado em Pequim
Celso Paiva
Direto de Pequim
Após o sumiço da vara de Fabiana Murer, mais uma vez uma brasileira teria sido prejudicada com seu equipamento na chegada em Pequim. Yane Marques, do pentatlo moderno, desembarcou na capital chinesa e viu que sua mala estava aberta e rasgada.
A atleta e o chefe da delegação João Cerqueira Lima vieram de Seul, onde passaram um período de treinamento. No dia 17, quando desembarcaram em Pequim, observaram que a mala estava aberta e com o equipamento danificado. A espada e a máscara sem condições de uso.
"Ou caiu de uma altura grande ou um carro passou por cima", afirmou Cerqueira, que pediu indenização a uma companhia aérea e recebeu US$ 1 mil.
Yane e o chefe da delegação compraram algumas peças para consertar a espada e resolveram o problema. Cerqueira afirmou que a atleta não se abalou com o fato.
"Ela está com a cabeça boa e esse fato não vai atrapalhar na competição", afirmou.
Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo
O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes.
NewsPress / Clipping / portal G1, da GLOBO , terça ,19 de agosto de 2008
19.08.2008
Pentatleta supera problemas com equipamento no aeroporto de Pequim
Além da Fabiana Murer, outra brasileira também teve problemas inacreditáveis com o equipamento. Foi Yane Marques, do pentatlo moderno.
Reportagem: César Tralli (Pequim)
A única brasileira no pentatlo moderno, Yane Marques, já desembarcou em Pequim travando um duelo feroz com a empresa aérea da China. A bagagem dela foi atropelada na pista a caminho do saguão do aeroporto. Não sobrou nada inteiro. "Achamos que o carro passou por cima da minha mala. Quebrou máscara, copo, óculos de tiro. Quebrou tudo", conta a atleta.
Depois de muita discussão, saiu o dinheiro para repor os equipamentos. Na pressa para os treinos, o técnico emprestou o par de tênis dele. Calçado 44, contra o número 38 de Yane. Folga realmente não combina com essa guerreira de Afogados da Ingazeira, do sertão de Pernambuco.
Mal chegou, ela está com sede de treino. A penatleta Yane Marques traz para Pequim o entusiasmo da medalha de ouro no Pan do Rio de Janeiro. Nas Olimpíadas, acertar na mosca é um desafio bem maior. Não basta tirar um único dez. "O objetivo do penatleta é ser razoável em todas as provas. Não é válido você ser excepcional em uma, e ser péssimo em outra", declara a atleta.
Tiro, esgrima, natação, equitação e atletismo: são diversos obstáculos até o pódio. Os pontos conquistados nas primeiras provas são convertidos em segundos de vantagem na largada dos 3.000 metros do atletismo. Como a corrida é a maior dificuldade de Yane, ela que quanto mais ela sair na frente, menos vai ter que se preocupar com o fôlego das concorrentes e com as próprias pernas. "Sair bem na frente e fazer de tudo para chegar bem na frente", afirma a penatleta.
Atleta olímpica de primeira viagem, a brasileira está solitária no pentatlo moderno. "Tudo que eu puder fazer de melhor, pode ter certeza que eu vou fazer", diz Yane.
NewsPress / Clipping / PERNAMBUCO.COM , terça ,19 de agosto de 2008
PERNAMBUCO.COM
novos equipamentos para
disputar os Jogos Olímpicos.
Ao desembarcar em Pequim,
a bagagem da atleta foi destruída
por um carro na pista do aeroporto
19/08/2008 | 13h02 | Susto
Yane Marques já treina em Pequim com equipamentos novos
Imagem: Foto Divulgação
A única atleta brasileira do pentatlo moderno, Yane Marques, já está com novos equipamentos para enfrentar as provas nos Jogos Olímpicos 2008. Ao desembarcar em Pequim, a bagagem da atleta foi destruída por um carro na pista do aeroporto, no momento em que estava a caminho do saguão.
Segundo Yane tudo ficou quebrado. “Quebrou máscara, copo, óculos de tiro. Quebrou tudo", disse a atleta em uma entrevista para a televisão.
O assessor de comunicação da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, Sérgio Cavalcanti, disse que a equipe recebeu dinheiro para repor todo o equipamento. “Conversei com a delegação brasileira e eles disseram que Yane já está treinando em Pequim”, contou Sérgio.
Yane Marques compete nas provas de tiro, esgrima, natação, equitação e atletismo. Os pontos conquistados nas primeiras provas são convertidos em segundos de vantagem na largada dos 3.000 metros do atletismo, a maior dificuldade dela.
A atleta, de Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco, compete pela primeira vez em uma Olimpíada. No último Pan, no Rio de Janeiro, Yane conquistou a medalha de ouro.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR