» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros participam do Budapeste Indoor

Na Hungria, Isabela Abreu, Marcela Mello, Matheus Nobre e Victor Aguiar representaram o país na primeira competição internacional da temporada

21/02/2023 16h01
Odenir Fonseca

O Brasil teve quatro representantes no Budapeste Indoor de Pentatlo Moderno, que se encerrou no domingo, 19, na capital da Hungria. Isabela Abreu, 27, Marcela Mello, 18, Matheus Nobre, 21, e Victor Aguiar, 25, estiveram presentes na primeira competição internacional da temporada. O torneio reuniu 107 pentatletas de 15 países.

Isabela e Marcela foram até a semifinal, que reuniu 36 pentatletas, após passarem da qualificação com 45 competidoras. Ao final das disputas, Isabela ficou em 29º e Marcela em 30º, com 1.034 e 1.029 pontos respectivamente. A pontuação não contempla o hipismo, presente apenas nas finais das disputas do Pentatlo Moderno.

Já Matheus e Victor encararam a qualificação masculina juntamente com outros 60 pentatletas. Eles ficaram em 44º e 47º, com 1.162 e 1.144 pontos, respectivamente. Eles também não passaram pelo hipismo.

 

Campeões

A grande campeã do Budapeste Indoor foi a húngara Michelle Gulyás, 22 (atual vice-campeã Mundial), que conquistou 1.438 pontos. A prata ficou com a inglesa Kerenza Bryson, 24 (vice-campeã Mundial Júnior de 2019), com 1.430 pontos; e o bronze com a egípcia Malak Ismail, 17 (atual vice-campeã Mundial Sub-19), com 1.413 pontos.

No masculino, o ouro ficou com o húngaro András Gáll, 19, que chegou aos 1.550 pontos. A prata foi para o francês Léo Bories, 20 (bronze no último Mundial Júnior), com 1.523 pontos; e o bronze para o alemão Pele Uibel, 22, com 1.519 pontos.

O próximo desafio internacional do Pentatlo Moderno é a primeira etapa da Copa do Mundo, que será disputada de 7 a 12 de março, no Cairo, Egito. Mas antes, no dia 4, os brasileiros terão o Tetratlo da Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro.

Dos quatro brasileiros que competiram na Hungria, Marcela, Matheus e Victor foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes no esporte olímpico. Eles treinam no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ). Já Isabela treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC), onde deu os primeiros passos na modalidade.

Os quatro recebem a Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Isabela, Matheus e Victor ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas. Os dois primeiros pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) e Victor pela Comissão de Desportos da Marinha (CDM).


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro