» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 6 representantes no Mundial de Taiwan

19/08/2013 15h06
CBPM


Torneio vai reunir cerca de 150 pentatletas de aproximadamente 30 países; disputas começam nesta quarta, 21, e delegação brasileira chegou ao país hoje, 19

O calendário de disputas do Pentatlo Moderno neste início de segundo semestre de 2013 segue em ritmo acelerado. O evento da vez é o Campeonato Mundial Sênior, principal competição do ano para a modalidade, que começa nesta quarta-feira, 21, em Taiwan, quando a cidade de Kaohsiung receberá os principais nomes do Pentatlo Modero mundial. Serão aproximadamente 150 competidores de cerca de 30 países. O Brasil estará representado por seis pentatletas: Priscila Oliveira, Simone Lima e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos, no masculino.

Eles são dos centros de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro e em Recife. Yane ainda faz parte do Time Brasil, projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (CBO) que reúne os atletas com grandes chances de medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. A número 1 do país e Priscila Oliveira ainda são Terceiros-sargentos pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Por causa dos bons desempenhos alcançados na modalidade recentemente, quase todos os pentatletas que vão competir em Taiwan fazem parte do Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

No Mundial Sênior, a delegação brasileira será chefiada pelo Mestre D’Armas Guilherme Giffone e, além dos pentatletas, ainda contará com os treinadores Alexandre França, Erick Nascimento, Gilberto Marques e Thales Metre. Todos eles chegam ao país asiático nesta segunda, 19.

Na disputa que abre o torneio, na quarta, as mulheres vão encarar a qualificação feminina de olho em uma das 36 vagas da final entre elas, na sexta, 24. Dentre as brasileiras, dos sete mundiais de que já participou, Yane avançou às finais em quatro deles. A pernambucana chega a Taiwan depois de conquistar a Copa Kremlin, no início de julho, na Rússia, e de um aperfeiçoamento de 15 dias em Portland, nos Estados Unidos.

“O camping training em Portland foi ótimo. Lá, pessoas fortes me ajudaram na esgrima para que eu mantenha a idéia de agregar ações e melhorar o aspecto tático da prova”, conta Yane, que na última segunda, 12, comemorou o aniversário de um ano da conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, quando se tornou a primeira pentatleta latino-americana medalhista olímpica.

No último Mundial Sênior, em Roma (Itália), Yane ficou em 6º, seu melhor resultado na competição, conquistado também em 2010, em Chengdu (China). Para esse ano, a pernambucana comemora o fato de a competição ser em Taiwan, país sem tradição no Pentatlo Moderno, dizendo que “novos ares sempre são bem vindos”.

“Torço para sair de lá satisfeita com a prova e com meu desempenho. Tenho treinado forte e me dedicando ao máximo para ter condições de competir bem nessa prova”, ela destaca.

Revelação estreia em Taiwan

Depois de Portland, Yane passou uma temporada de 10 dias no Rio de Janeiro para a fase final do treinamento para o Mundial de Taiwan. Priscila Oliveira também esteve no aperfeiçoamento na cidade norte-americana e na capital fluminense. A pernambucana chega ao país asiático comemorando a boa temporada que está tendo em 2013. Até agora, pouco mais da metade do ano, ela já esteve em seis torneios da modalidade, espalhados pelo mundo: 1ª, 2ª e 3ª etapas da Copa do Mundo (Estados Unidos, Brasil e China, respectivamente), Final da Copa e Copa Kremlin, na Rússia; e Pan-Americano, na República Dominicana, onde conquistou a prata.

O calendário intenso e os bons resultados a levaram para o 18º lugar do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Resultado inédito para a sua carreira e excelente desempenho para o Brasil, que agora tem duas pentatletas no Top 20 do ranking (Yane é a atual número 5 do mundo).

“Fiquei muito feliz por ter atualizado o ranking e estar nessa colocação. É uma recompensa por realizar uma boa temporada. Meu objetivo é manter essa colocação durante as próximas competições”, projeta Priscila.

Em Taiwan, a pernambucana vai participar de seu terceiro Mundial Sênior. Até agora, ela não conseguiu avançar até a Final do torneio.

“Sem dúvidas quero estar entre as finalistas. Tenho alguns objetivos para a competição, sendo o primeiro deles pegar a Final. Estando entre as finalistas, é melhorar o resultado feito anteriormente e assim desenvolver bem a prova”, ela destaca.

Na qualificação de quarta, Priscila e Yane vão ter a companhia de outra militar brasileira nas arenas de Taiwan. Simone Lima é uma das grandes recentes revelações do Pentatlo Moderno brasileiro, que surpreende também por ser atleta do Pentatlo Naval. Na modalidade que simula o ambiente de atuação dos militares da Marinha, a carioca de 31 anos se tornou, recentemente, campeã Mundial, feito inédito para uma brasileira.

No torneio, a marinheira ainda quebrou o recorde mundial de maior pontuadora do Pentatlo Naval ao somar 6.227 pontos. Ela derrubou a marca da finlandesa Terhi Pyyhtia-Sassi, sete vezes campeã mundial seguida, que chegou somente aos 6.098 pontos. Por causa dos feitos inéditos no esporte, a carioca foi convidada pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno a integrar a delegação brasileira em Taiwan.

“Consegui o índice de pontuação que a Confederação pede para que eu pudesse participar de competições internacionais e fiquei muito feliz pelo convite até porque eu já vinha tentando isso desde o inicio do ano. Queria muito ter participado da Copa do Mundo realizada este ano no Rio, mas ainda não tinha índice. Mas persisti e consegui”, Simone comemora.

Com apenas um ano no Pentatlo Moderno, a pentatleta está ciente da dificuldade que vai enfrentar em sua estreia internacional na modalidade. Das cinco provas que vai encarar, a carioca diz que ainda precisa melhorar seu desempenho na esgrima e no hipismo.

“Vou participar do Mundial para ganhar experiência e sentir novas adrenalinas de um esporte bem diferente do que eu já praticava. Mas adoro novos desafios e espero sempre o melhor, pois os resultados vêm naturalmente conforme a evolução dos desempenhos”, ela enfatiza.

Juniores ganham espaço

Na disputa entre os homens, o destaque da delegação brasileira é Danilo Fagundes. Há mais de um ano, o carioca de 25 anos lidera o ranking nacional do Pentatlo Moderno e é o melhor brasileiro no ranking mundial masculino. Em julho, o pentatleta conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano da República Dominicana. Foi um ótimo resultado para iniciar o segundo semestre de competições da modalidade.

“Foi uma competição muito importante para mim e uma prova de superação. Larguei larguei muito atrás dos primeiros colocados no evento combinado, mas graças a Deus fui abençoado com uma medalha”, Danilo relembra.

Assim como Priscila, a temporada de 2013 para Danilo também está sento intensa. Além do Pan-Americano da República Dominicana, o pentatleta também esteve nas 1ª, 2ª e 4ª etapas da Copa do Mundo, no primeiro semestre. Agora, em Taiwan, o carioca vai para seu segundo Mundial Sênior. Na primeira edição em que esteve, no ano passado, não conseguiu avançar até a Final.

“Treinei bem para esse Mundial, mas sei que o Pentatlo Moderno tem seus altos e baixos. Encontrarei adversários fortíssimos, mas darei trabalho. Não vou desistir fácil dessa vaga na Final e espero que de tudo certo”, ele torce.

Danilo enfrenta sua primeira disputa na sexta, 23, com a qualificação masculina. Ele terá ao seu lado duas grandes revelações do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a formação de novos nomes na modalidade: Felipe Nascimento e William Muinhos.

Aos 20 anos de idade, os dois pentatletas vão encarar um desafio a mais no Mundial Sênior de Taiwan, já que oficialmente são da categoria Júnior (para atleta de 19 a 21 anos. Mas eles já estão acostumados a competir com atletas mais experientes. William, inclusive, já se tornou medalhista Sênior depois de conquistar o bronze no Pan-Americano do ano passado.

Há pouco mais de uma semana, ele e Felipe também brilharam no Mundial Júnior, na China, ao se classificarem para a Final da competição. Foi a primeira vez que o Brasil teve dois pentatletas em uma final masculina de um mundial de Pentatlo Moderno.

“Após a minha participação do Mundial Junior, não pude ter descanso, já que o Mundial Sênior é bem próximo. Fiz alguns treinos fortes e estou indo com o objetivo de avançar à Final. Mas caso não consiga a classificação, já estarei feliz se melhorar meus resultados”, diz William.

Felipe também chega a Taiwan com os mesmos objetivos de William. Além do bom desempenho que teve no Mundial Júnior da Hungria, o pernambucano já havia brilhado no Pan-Americano da República Dominicana, conquistando duas medalhas na categoria Júnior do torneio: o bronze individual e o ouro no revezamento misto, com a colega de treinamento em Pernambuco Brenna Lima.

“Mesmo sabendo que o nível da competição em Taiwan será bem mais forte, o objetivo será o mesmo que na Hungria. Vou focado e determinado para fazer o meu melhor e competir entre os finalistas”, Felipe espera.

Calendário do Mundial de Taiwan:

21/08 (Quarta) – Qualificação Feminina
22/08 (Quinta) – Qualificação Masculina
23/08 (Sexta) – Final Feminina
24/08 (Sábado) – Final Masculina
25/08 (Domingo) – Revezamento Misto
26/08 (Segunda) – Revezamento Feminino
27/08 (Terça) – Revezamento Masculino

Brasileiros no Mundial de Taiwan:

Feminino:
Priscila Oliveira
Simone Lima
Yane Marques

Masculino:
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
William Muinhos

VEJA TAMBÉM

Simone Lima se divide entre Pentatlo Moderno e Naval
Bronze de Yane Marques em Londres completa 1 ano
Após bronze em Londres 2012, Yane mira Rio 2016

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro