» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil fica em 5º no revezamento misto do Mundial Júnior

Com quatro representantes no torneio realizado na Polônia, país ainda foi às semifinais das disputas individuais

09/10/2022 21h47
Odenir Fonseca

O Brasil fechou o Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno com um ótimo 5º lugar no revezamento misto, disputa que encerrou o torneio neste domingo, 9, em Zielona Góra, na Polônia. Marcela Mello, 18, e Matheus Nobre, 19, chegaram à excelente colocação depois de conquistarem 1.330 pontos, em um evento que reuniu 17 duplas. Eles ficaram a apenas 10 pontos do pódio.

O ouro da prova foi para os ingleses Emma Whitaker, 21, e Charles Brown, 19, que somaram 1.370 pontos. A prata ficou com os húngaros Rita Erdos, 20, e Bence Viczian, 21, com 1.357 pontos, e o bronze com os lituanos Elzbieta Adomaityte, 20, e Titas Puronas, 20, com 1.340 pontos.

O Brasil também fez bonito nas disputas individuais, indo às semifinais dos dois eventos. No feminino, Marcela ficou em 27º após conquistar 1.021 pontos, sem o hipismo (presente apenas nas finais). No masculino, Matheus foi o 19º depois de somar 1.160 pontos. Ele ficou a um ponto da final, que fechou a lista de 18 relacionados com o francês Ugo Fleurot, 21, que chegou aos 1.161 pontos.

Além de Marcela e Nobre, o Brasil ainda teve representado na Polônia por Matheus Romanelli, 20, que ficou em 56º na classificação geral individual, e Nicholas Medeiros, 18, que foi o 58º.

A grande campeã do evento individual feminino foi a francesa Rebecca Castaudi, 21, que conquistou 1.393 pontos. A prata foi para a húngara Rita Erdos, com 1.387 pontos, e o bronze para a lituana Elzbieta Adomaityte, com 1.384 pontos. No evento masculino, o ouro foi para o húngaro Mihaly Koleszar, 20, que somou 1.516 pontos, a prata para o egípcio Mohamed Elgendy, 20, com 1.512 pontos, e o bronze francês Leo Bories, 20, com 1.504 pontos.

Os brasileiros ainda participaram do revezamento masculino do Mundial, com Nicholas e Romanelli. Eles ficaram em oitavo após conquistarem 1.348 pontos.

Os campeões da prova foram os tchecos Filip Houska, 21, e Matous Tuma, 21, que chegaram aos 1.091 pontos. O segundo lugar ficou com os lituanos Titas Puronas, 20, e Paulius Vagnorius, 20, com 1.393 pontos, e o terceiro com os guatemaltecos Andres Fernandez, 21, e Juan Ochoa, 19, com 1.383 pontos.

 

Prova com obstáculos

Paralelamente ao Mundial Júnior, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) realizou na Polônia o quarto evento teste da prova com obstáculos, que pode substituir o hipismo no esporte depois dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Nicholas Medeiros participou da disputa.

O evento reuniu competidores de 23 países. O circuito foi montado no centro esportivo WOSiR Drzonków, com a colaboração da Tokyo Broadcasting System (TBS) – responsável pelo reality de competição Ninja Warrior. O percurso teve oito obstáculos, dentre eles passos sônicos, balanço duplo, escadas basculantes, lance de anel e parede empenada.

“Já tivemos eventos de teste muito bem-sucedidos em Ancara, Manila e Lignano e agora temos uma oportunidade muito especial de testar o formato em ambientes fechados”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

A substituição do hipismo no Pentatlo Moderno vai acontecer para que o esporte se torne ainda mais dinâmico e atrativo para atletas e o público que acompanha as competições das arenas ou de casa. A mudança segue parâmetros sugeridos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A modalidade que será escolhida vai se juntar à natação, à esgrima e ao laser-run (tiro a laser e corrida) no programa do esporte. A decisão final sai no próximo congresso da UIPM, em novembro, na Guatemala.

Todos os quatro brasileiros que competiram na Polônia foram revelados pelo PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a revelação e formação de novos nomes no esporte olímpico. Nobre e Romanelli também fazem parte da Comissão de Desportos do Exército (CDE). Os quatro recebem a Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro