» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Vagas olímpicas em jogo no Campeonato Mundial

31/08/2011 16h00
CBPM

Competição na Rússia vai reunir os melhores do mundo da modalidade a partir do próximo dia 8, garantindo seis atletas em Londres 2012. Brasil estará representado por seis pentatletas

Eles terão que duelar com espada, nadar, saltar montado em um cavalo, atirar e correr. Uma rotina corriqueira para os 185 atletas dos 35 países que estarão no Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno de 2011, que começa no próximo dia 8, em Moscou. Só que desta vez, algo maior está em jogo: Seis vagas (três no masculino e outras três no feminino) para as Olimpíadas de 2012, em Londres. Uma das principais competições do calendário anual da modalidade chega à Rússia como a sexta das oito seletivas da categoria para os Jogos da Inglaterra.

O Brasil vai para o torneio no país asiático com o time completo. Na nossa equipe, estarão os quatro pentatletas que também vão competir nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no mês que vem, no México: Luis Magno, Priscila Oliveira, Wagner Romão e Yane Marques. Junto com eles, os jovens Felipe Nascimento e William Muinhos.

Até o dia 14, eles e os demais 179 atletas (103 no masculino e 76 no feminino) vão passar pelas cinco provas do esporte (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida) no Complexo Esportivo Olímpico Nacional. Conhecida por “Olimpiysky” a arena multiuso foi usada nas Olimpíadas de 1980 (Moscou) e atualmente é responsável por sediar grandes competições do calendário mundial.

Dentre os brasileiros, Yane lidera a equipe com uma ótima temporada em 2011. Com o Mundial da Rússia, este será o sexto país que a pernambucana viaja para competir neste ano. No Pan de Guadalajara, no próximo mês, já serão sete.

Tamanha agenda, intensa e com grandes resultados, foi a responsável pelo terceiro lugar no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) que ocupa desde o início de agosto. A sensação até agora é de dever cumprido.

“O objetivo de estar entre as 10 tem sido conseguido com a mesma média de pontuação nas competições que venho participando. Por isso, a cada nova lista, a gente vê bons resultados sendo incorporados ao ranking”, destaca a atleta de 27 anos, sexta colocada no último Mundial.

Na Rússia, Yane vai ter a companhia da companheira de treinamento, a também pernambucana Priscila Oliveira. As duas atletas do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) de Recife estão intensificando a preparação para a competição há duas semanas no Rio de Janeiro.

Na última edição dos Jogos Mundiais Militares, em julho, na capital fluminense, juntamente com a paraibana Larissa Lellys, Priscila e Yane conquistaram a medalha de ouro por equipes na disputa feminina. A melhoria das marcas pessoais é sempre o alvo e o resultado, segundo a atleta de 22 anos, é uma consequência.

“A sensação de subir no pódio, no lugar mais alto e numa competição tão importante no meio militar foi única. Saber que todo o trabalho deu certo nos mostra que vale a pena se dedicar, se sacrificar e acreditar que com muita seriedade a gente pode alcançar os nossos melhores resultados”, orgulha-se Priscila, que vai participar de seu primeiro Mundial Sênior.

Seguindo passos

Enquanto Yane e Priscila serão as únicas brasileiras que vão fazer frente com as 76 atletas no feminino, no masculino a equipe canarinho está bem reforçada com quatro atletas.

Em Moscou, o paulista Luis Magno estará de olho numa primorosa preparação para o Pan. Participando pela primeira vez de um Mundial Sênior, o atleta de 24 anos quer aproveitar a oportunidade de estar numa competição de alto nível para se aperfeiçoar para Guadalajara.

“Passamos a euforia dos Jogos Mundiais Militares e já estamos treinando forte para essa competição apesar de o foco principal ser Guadalajara. Será uma boa preparação e uma boa oportunidade para ganhar confiança para uma competição tão importante como o Pan”, defende o atleta, que foi prata por equipes e bronze no revezamento misto em Rio 2011.

Magno atualmente é o melhor pentatleta brasileiro no masculino. Conseguiu a façanha com apenas dois anos no esporte. Um resultado espetacular, já que o tempo médio para a formação de um atleta de ponta no Pentatlo Moderno é de oito anos. Atualmente, ocupa o 27º lugar no ranking mundial e é o primeiro no ranqueamento nacional.

Ao seu lado na Rússia, um atleta veterano. Com mais de 10 anos na modalidade, Wagner Romão tem uma carreira intensa no esporte, com alguns afastamentos por causa da rotina de militar. No entanto, há cerca de cinco anos, está inteiramente dedicado ao Pentatlo Moderno.

Com um título sul-americano, três brasileiros e a participação no Pan do Rio, em 2007, o sergipano chega ao seu quarto mundial com boas expectativas. No último deles, no ano passado, não conseguiu a classificação para a final, numa disputa acirrada.

"Nossa expectativa é modesta. Sabemos que ainda estamos um pouco abaixo do nível europeu na modalidade. O trabalho tem sido feito da melhor maneira, mas um Mundial é sempre a competição mais dura do ano. Acho que qualquer brasileiro que passar para a final já será um grande feito", conta o atleta de 32 anos.

Seguindo os passos de Magno e Romão, Felipe Nascimento e William Muinhos representam a nova geração do Pentatlo Moderno brasileiro. Os jovens de 18 anos foram revelados no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há mais de dois anos no Rio de Janeiro e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade.

Os dois atletas acabaram de chegar de Istambul, onde participaram do Campeonato Mundial Jovem A (para atletas de 17 e 18 anos). O carioca William, que é o atual melhor do mundo na categoria, segundo ranking da UIPM, ficou em 14º lugar na disputa individual na Turquia e em 55º no revezamento misto com Amanda Turute.

Em 2011, assim como nossa principal pentatleta, a pernambucana Yane Marques, William vem conseguindo boas marcas. No Campeonato Sul-Americano, disputado em junho, na capital fluminense, foi campeão Jovem A e prata Júnior. Um mês depois, participou do Pré-Pan, em Guadalajara, onde conquistou a prata no revezamento masculino juntamente com o amigo de treinamento Danilo Fagundes.

Na boa safra de resultados nos últimos meses, ainda garantiu a vaga de reserva brasileiro para o Pan do México.

“Estou passando por uma fase muito boa. Sempre penso em conseguir bons resultados e tudo isso está sendo fruto do que plantei”, garante o atleta.

William e o pernambucano Felipe vão para o Mundial Sênior de olho em experiência internacional ao competir ao lado dos principais nomes do Pentatlo Moderno no mundo. Na Rússia, os dois também terão a oportunidade de usar mais uma vez a novidade tecnológica da modalidade no momento: a pistola a laser.

“Estou me sentindo bem preparado para a competição, mais até do que quando fui para o Mundial Jovem A. Antes do torneio na Turquia não tive a oportunidade de treinar com minha pistola. Mas agora, já estou com ela e a laser, como será em Moscou”, anima-se Felipe.

O cronograma do Mundial na Rússia vai ser intenso para os seis brasileiros e os demais atletas na competição. Serão sete dias seguidos de disputas com a semifinal feminina no primeiro dia, 8, a qualificação masculina no dia seguinte (9) e as finais no fim de semana, entre as mulheres no sábado (10) e os homens no domingo (11).

Os três dias seguintes serão dedicados aos revezamentos. O primeiro deles será o misto, na segunda-feira (12). Na terça (13), é a vez das mulheres participarem do ‘relay’ e na quarta (14), acontece a última prova com os homens.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro