» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Marcela Mello vai à Final do Pan de Tiro em Casa

Com apenas 15 anos, carioca passou por quatro eliminatórias até chegar a grande decisão do torneio virtual do Pentatlo Moderno, que acontece nesta sexta, 5

04/06/2020 23h13
CBPM

O Brasil está na final do Campeonato Pan-Americano de Tiro em Casa com a carioca Marcela Mello, de apenas 15 anos. A pentatleta encarou quatro eliminatórias para chegar a grande decisão do torneio organizado pela Federação Mexicana de Pentatlo Moderno.

Marcela irá disputar o primeiro lugar da competição com a mexicana Julia Ventura Romero, nesta sexta-feira, 5. A prata já está garantida para a brasileira. A prova ainda terá horário definido e será transmitida ao vivo pela página da Federação Mexicana no Facebook.

“Venho muito feliz com os resultados. Às vezes tem alguns erros, mas nada que não possa consertar e melhorar. Espero amanhã também fazer uma competição boa e aconteça o que tiver que acontecer. Vou ficar muito feliz de estar só participando”, Marcela destaca.

A carioca começou o torneio em quinto lugar na classificação geral, que reuniu 16 competidoras de seis países (Brasil, Bolívia, Equador, Guatemala, México e Venezuela), no sábado. Sua adversária de amanhã foi a sétima no ranqueamento do torneio.

Desde sua estreia na competição, há cinco dias, Marcela tem mantido o bom desempenho atirando próximo dos 10 segundos. Nas provas mais recentes, ela cravou 7 segundos em duas ocasiões.

“Venho me divertindo muito com a prova. O coração acelera e a mão treme como se estivesse em um combinado realmente”, se diverte.

COMO FUNCIONA

Na disputa tradicional do Pentatlo Moderno, o tiro a laser faz parte de uma prova combinada com a corrida, ganhando o nome de laser-run. No Pan, está havendo apenas o tiro, com cada atleta tendo que completar três ou cinco séries de cinco tiros, atirando a uma distância de 10 metros do alvo. Após cada disparo, o atleta precisa abaixar o braço até a pistola tocar em uma mesa de apoio, para em seguida erguê-lo novamente.

O Brasil começou a disputa com cinco competidores, três no masculino e dois no feminino. Eles foram deixando a disputa ao longo das eliminatórias.

“Foi uma iniciativa muito boa que eles tomaram ao fazer essa competição. Mesmo que todo mundo esteja em casa, pode reviver a adrenalina que é estar competindo e estar fazendo parte do nosso esporte”, comemora.

Marcela foi revelada no

PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Apesar da pouca idade, a carioca já participou de diversas competições internacionais, na Argentina, Bulgária e Polônia.

A carioca conquistou o bronze na disputa principal do último Brasileiro, foi ouro no último Sul-Americano Sub-19 e prata Júnior no revezamento misto do Sula Sênior e Jr. do ano passado.

 

TRAJETÓRIA ATÉ A FINAL

. Classificação geral (sábado): 16 competidoras
5º lugar com o melhor tempo de 8s em três tentativas (8s, 8s e 11s)

. Oitavas de final (segunda) – melhor de 3
Marcela (8s e 9s) 2 x 0 (12s e 14s) Marcela Cuaspud Hernández (Equador)

. Quartas de final (terça) – melhor de 3
Marcela (7s e 10s) 2 x 0 (15s e 12s) Azul Daniela Mondragón (México)

. Semifinal (quinta) – melhor de 5
Marcela (7s, 9s e 8s) 3 x 0 (14s, 13s e 17s) Damaris Garza (México)

. Final (sexta)
Marcela x Julia Ventura Romero (México)

OUTROS BRASILEIROS NA DISPUTA

Masculino (29 atletas)

. Victor Aguiar: Top 16
. William Muinhos: Top 16
. João Victor Acioly: Top 32

Feminino (16 atletas)

. Ana Clara Bezerra: Top 16


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro