» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Disputa acirrada marca o Brasileiro de 2013

05/10/2013 19h15
CBPM


Danilo Fagundes vence prova masculina nos momentos finais da disputa, retomando título de 2011; no feminino, Priscila Oliveira conquista o tetra

O Centro Nacional de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio, sediou neste sábado, 5, a principal competição do Pentatlo Moderno no país: o Campeonato Brasileiro. Ao longo de todo o dia, 106 pentatletas de 7 estados encararam as disputas das três categorias da modalidade: Sênior, Júnior e Jovem (de A até E). Foram 14 eventos e 42 medalhas em jogo no esporte olímpico que reúne esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida.

Dentre os mais de 100 competidores, estiveram presentes nas instalações da modalidade na capital fluminense, representantes do Rio, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Foi um recorde de delegações presentes, que até então era de 5, marca alcançada no último Brasileiro.

O pentatleta mais novo foi o carioca João Pedro Lima, de apenas 7 anos. O mais velho veio de São Paulo, Nivaldo Pereira. Aos 47, o paulista foi durante 20 anos corredor de maratonas. Há pouco mais de um mês, o experiente fundista resolveu encarar um novo desafio em sua vida.

“É um desafio e tanto, já que das cinco modalidades do Pentatlo Moderno, só domino a corrida. Vejo que o caminho é longo e estou disposto a enfrentá-lo. Vim para o Brasileiro com apenas poucas semanas de treinamento para me ambientar. Acho que é uma ótima oportunidade para quem está começando no esporte como eu”, contou o atleta.

Enquanto Nivaldo se mostra como um ótimo exemplo no esporte para os mais jovens e até para os mais experientes, um carioca provou no Brasileiro deste ano porque há quase dois anos é o número 1 do país. Numa disputa muito acirrada ao longo de todo o dia, Danilo Fagundes terminou o sábado no lugar mais alto do pódio Sênior masculino do torneio depois de somar 5.664 pontos. Vice no Brasileiro do ano passado, o pentatleta do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) na capital fluminense retomou “em casa” o título que foi dele em 2011.

Mas para chegar lá, Danilo, que também tem o apoio do Ministério do Esporte através da Bolsa-Atleta, teve que suar muito a camisa. Desde a esgrima, que abriu a competição logo cedo, o pentatleta de 25 anos foi um dos quatro competidores que se revezavam nos primeiros lugares da disputa. Ao longo das outras provas, ele, o Primeiro Tenente Luis Magno (26), da Comissão de Desportos do Exército (CDE), o paulistano Enrico Ortolani (30), e o pernambucano Daniel Velasques (23), do CT da Confederação em Pernambuco, brigaram ponto a ponto pelas três medalhas em jogo.

Era um aviso de que o grande campeão só seria conhecido nos momentos finais com o combinado. E não deu outra! Em uma disputa emocionante, Danilo só confirmou o título do Brasileiro deste ano apenas na última das quatro séries da prova de tiro a laser e corrida. Isso depois de largar em 4º.

Conhecido pela rápida corrida, imprimiu seu ritmo forte, mas ao longo das primeiras três séries, tinha passado apenas o 3º colocado do início do evento, Daniel Velasques. A grande virada aconteceu no início da quarta sessão de tiro a laser, quando os três primeiros colocados chegaram a estar juntos no estande de disparo.

Danilo foi o mais rápido e saiu na frente, com Magno em segundo e Enrico em terceiro. Correndo como ninguém, o carioca não deixou seus adversários se aproximarem e cruzou a linha de chegada apenas 12s à frente do vice-campeão, o militar do Exército, que somou 5.616 pontos. Enrico conquistou o bronze com 5.528.

“Esse título não tem palavras. Foi uma prova muito dura. O nível do Brasileiro está cada vez mais forte e neste ano foi disputado prova a prova, durante todas as cinco modalidades. Foi decidido no final mesmo, no combinado, que é minha prova mais forte. Tive um probleminha no tiro, mas graças a Deus na última série consegui fechar tudo e tirei os 30s de desvantagem que estava em relação ao primeiro colocado”, comemorou Danilo.

O campeão conta que na disputa acirrada, viu que sua estratégia de ultrapassar seus adversários logo no início da prova não tinha dado certo.

“Estava pensando em encostar neles já na segunda série, mas toda vez que chegava no tiro ficava agarrado. Tive problemas por ali. Só pude por em prática o que tinha planejado antes na última volta. Foi arriscado, mas não foi porque eu quis. Foi o que aconteceu ali naquele momento”, o carioca analisou.

Magno chega ao pódio do Brasileiro deste ano depois de uma temporada afastada do Pentatlo Moderno por causa de um curso que teve que fazer. O paulistano radicado no Rio representou o país nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México em 2011, e já tinha o vice-campeonato Brasileiro de 2009 e o vice Júnior de 2008.

Já Enrico, que conquista sua primeira medalha no Pentatlo Moderno, se firma como integrante da elite da modalidade no país. No Pan-Americano deste ano, disputado em julho em Santo Domingo, o paulistano encarou sua primeira prova internacional e ficou na ótima 6ª colocação dentre os 45 competidores presentes na República Dominicana.

O último campeão Brasileiro, o carioca William Muinhos, não competiu neste ano porque teve que se submeter a uma cirurgia de última hora. Embora o procedimento tenha sido simples, ele não foi liberado pelos médicos para competir.

Priscila confirma favoritismo

Enquanto Danilo só confirmou seu título no Brasileiro deste ano nos momentos finais de sua disputa, entre as mulheres, a campeã feminina conseguiu abrir vantagem de suas adversárias ao longo das cinco provas do dia. Foi assim que Priscila Oliveira confirmou o favoritismo no torneio e se tornou tetracampeã Brasileira ao somar 5.072 pontos no sábado.

Durante as cinco provas, a pentatleta de 25 anos formada no centro de treinamento da Confederação Brasileira em Recife e integrante do programa de alto rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE) se manteve na liderança da disputa Sênior do torneio.

No combinado, a pentatleta, que também recebe a Bolsa-Atleta do governo federal, se manteve bem à frente das outras competidoras. Priscila cruzou a linha de chegada quase um minuto à frente da segunda colocada (58s), a paraibana radicada em Pernambuco Larissa Lellys, 29. Também Terceiro Sargento do Exército, Lellys conquistou seu terceiro vice-campeonato Brasileiro seguido com os 4.840 pontos somados.

“Em momento nenhum achei que a competição já estava garantida. Tentei ir bem em todas as disputas. Fiz prova por prova, ponto por ponto, virada por virada e salto por salto. No combinado, precisava ter calma no tiro e correr do jeito que venho correndo. Consegui ficar tranquila e atirar e correr bem. Acho que nem abrindo diferença relaxei na prova”, contou Priscila, toda sorridente com o tetracampeonato.

O bronze da disputa foi para a carioca Simone Lima, que somou 4.568 pontos. A marinheira de 31 anos chega ao pódio do torneio há apenas pouco mais de um ano de dedicação ao Pentatlo Moderno, no momento em que migra do Pentatlo Naval para a modalidade olímpica.

Agora, os atuais campeões brasileiros já estão de olho nos próximos desafios na modalidade, ainda neste ano. Priscila segue nesta semana com Larissa Lellys e Yane Marques para um camping training em Bordeaux na França. Já Danilo se prepara para o torneio Campeão dos Campeões, que será realizado no fim do mês, no Qatar.

Os campeões do Brasileiro de 2013:

SÊNIOR

Feminino

Ouro: Priscila Oliveira (PE)
Prata: Larissa Lellys (PE)
Bronze: Simone Lima (RJ)

Masculino

Ouro: Danilo Fagundes (RJ)
Prata: Luis Magno (RJ)
Bronze: Enrico Ortolani (SP)

JÚNIOR

Feminino

Ouro: Amanda Turute (RJ)
Prata: Mariana Laporte (RJ)
Bronze: Stephany Saraiva (RJ)

Masculino

Ouro: Felipe Nascimento (PE)
Prata: Lucas Martinez (PE)
Bronze: Yan Freitas (RJ)

JOVEM A

Feminino

Ouro: Brenna Lima (PE)
Prata: Bianca Cavalcanti (RJ)
Bronze: Miriam Duarte (RJ)

Masculino

Ouro: Victor Barbosa (RJ)
Prata: Caio Silva (RJ)
Bronze: Lucas Pogian (RJ)

JOVEM B

Feminino

Ouro: Sara Gusmão (PE)
Prata: Ana Mourão (RJ)
Bronze: Géssyca Oliveira (RJ)

Masculino

Ouro: Edson Guimarães (RJ)
Prata: Breno Lima (RJ)
Bronze: Alexandre Linhares (RJ)

JOVEM C

Feminino

Ouro: Neyla Linhares (RJ)
Prata: Maria Ieda Guimarães (RJ)
Bronze: Ana Alice Araújo (PE)

Masculino

Ouro: João Lucas Reis (RJ)
Prata: Danilo Lesse (RJ)
Bronze: Iam Silva (RJ)

JOVEM D

Feminino

Ouro: Ana Flávia Turute (RJ)
Prata: Flávia Oliveira (SP)
Bronze: Mariana Honorato (SP)

Masculino

Ouro: José Hugo Ferreira (PE)
Prata: William Dias (RJ)
Bronze: Lucas Miyazato (SP)

JOVEM E

Feminino

Ouro: Alexia Muniz (PE)
Prata: Letícia Prado (SP)
Bronze: Sabrina Nascimento (SP)

Masculino

Ouro: Yan Rosa (PE)
Prata: João Victor Farias (SP)
Bronze: Luiz Leite (SP)

* FOTOS: Paulo Veríssimo e ClickSports

CONFIRA AQUI OS RESULTADOS COMPLETOS DE TODAS AS CATEGORIAS

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro