» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros encaram disputa de alto nível na nova etapa da Copa na Bulgária

Última qualificatória do torneio na temporada reuniu 170 pentatletas de 39 países em Sofia

19/04/2021 11h32
Odenir Fonseca

Felipe Nascimento foi um dos três representantes brasileiros no país europeu

A nata do Pentatlo Moderno mundial esteve reunida na Bulgária para a terceira etapa da Copa do Mundo da modalidade. O torneio foi disputado de quinta-feira, 15, até este domingo, 18, em Sofia, capital do país europeu. Foram 170 pentatletas de 39 países, dentre eles os brasileiros Isabela Abreu, 25, Danilo Fagundes, 33, e Felipe Nascimento, 27.

Foi a última etapa da Copa do Mundo da temporada, que também realizou a segunda qualificatória na Bulgária, há uma semana. Além das medalhas, o torneio também valeu pontos para o ranking que o Pentatlo Moderno está formando para definir suas últimas vagas para os Jogos de Tóquio.

Na disputa feminina, Isabela Abreu ficou em 54º dentre as 77 competidoras dos 30 países representados no evento. Com 960 pontos, a paranaense não conseguiu ficar entre as 36 finalistas na qualificação realizada na estreia do torneio, na quinta.

A grande campeã entre as mulheres foi a húngara Michelle Gulyás, de apenas 20 anos, que conquistou 1.353 pontos na final, que aconteceu no sábado, 17. Gulyás foi bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

A prata feminina ficou com a inglesa Francesca Summers, 25, que somou 1.345. Summers foi campeã do Mundial Júnior de 2015, prata nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, além de bronze no Mundial Sub-19 de 2014.

O bronze foi para a veteraníssima Anastasiya Prokopenko, 35, da Bielorrússia, que chegou aos 1.343 pontos. Prokopenko já participou das últimas três edições dos Jogos Olímpicos, sendo bronze em Pequim 2008. Dentre várias medalhas conquistadas na Copa do Mundo, a bielorrussa foi campeã Mundial de 2018, bronze no Mundial de 2017, prata na Final da Copa de 2006 e ouro no Mundial Sub-19 de 2001.

Disputa masculina

Assim como na segunda etapa na Bulgária, a nova qualificatória da Copa do Mundo teve as provas realizadas no Complexo Esportivo Nacional Diana (natação) e na Academia Nacional de Esportes Vasil Levski (esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida)).

Diferentemente das outras duas etapas, a edição não teve o revezamento misto, tradicional nas disputas do Pentatlo Moderno.

No evento masculino, que começou na sexta-feira, 16, com a qualificação, Danilo Fagundes foi o 55º depois de somar 1.086 pontos, dentre os 93 pentatletas dos 35 países representados. Felipe Nascimento ficou em 71º, com 1.060 pontos.

Na final entre os homens, que encerrou o torneio neste domingo, o ouro foi para o inglês Joe Choong, 25, que chegou aos 1.435 pontos. Choong foi prata no último Mundial realizado, em 2019, campeão na Final da Copa do Mundo do mesmo ano e prata no Mundial Sub-19 de 2013.

A prata da disputa masculina ficou com o bielorrusso Ilya Palazkov, 25, que somou 1.427 pontos. Palazkov foi bronze na etapa anterior da Copa do Mundo, ainda na Bulgária.

O bronze foi para o experiente húngaro Robert Kasza, 35, que foi aos 1.419 pontos. Dentre várias medalhas na Copa do Mundo, Kasza foi prata na edição anterior da Copa da Bulgária, vice-campeão Mundial de 2017 e campeão das finais da Copa de 2008 e 2011.

Depois das três etapas na temporada, a Copa do Mundo vai realizar sua grande final em maio, em Szekesfehervar, na Hungria. Vão estar presentes os 72 atletas mais bem colocados (36 em cada gênero) no ranking específico do torneio.

Dos brasileiros que participaram da nova etapa da Copa na Bulgária, Danilo e Felipe foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Eles e Isabela fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas; Danilo e Isabela pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) e Felipe pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro