» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 4 representantes nos mundiais Sub-19 e Sub-17

Competições serão realizadas simultaneamente e começam nesta segunda, 13, em Alexandria, no Egito

11/09/2021 22h40
Odenir Fonseca

O Brasil terá quatro representantes nos campeonatos mundiais Sub-19 e Sub-17 de Pentatlo Moderno, que começa nesta segunda-feira, 13, em Alexandria, no Egito. Até domingo, 19, pentatletas de todo o mundo vão participar das disputas dos dois torneios, que vão acontecer simultaneamente. Dentre eles, estão os brasileiros Ana Clara Bezerra, 15, e Marcela Mello, 17, no feminino; e Andrey Mariano, 17, e Nicholas Medeiros, 17, no masculino.

As provas dos dois mundiais vão acontecer na Academia Árabe de Ciência, Tecnologia e Transporte Marítimo. Os eventos serão em forma de Tetratlo Moderno, uma das categorias de base do Pentatlo, que reúne natação, esgrima e laser-run (tiro a laser e corrida). Do formato tradicional da modalidade, apenas o hipismo não é disputado, já que está presente a partir da categoria Júnior (a partir de 19 anos).

As disputas desta semana vão acontecer no mesmo local onde foi realizado o Mundial Júnior, em julho. Nicholas e Marcela estiveram por lá naquela ocasião.

“É um lugar incrível, uma estrutura fenomenal. Fomos acolhidos muito bem. Ter participado de competições seguidas tem construído muitas coisas boas, temos analisado muito os erros e descobrindo coisas novas”, destaca Marcela.

Nicholas também comemora a nova disputa ser realizada em Alexandria, no local que competiu há dois meses. O carioca avalia a disputa anterior como muito boa.

“Agora mais para o final do ano, estou tendo uma sequência boa de treinamentos e competições. Isso é bom para ter ritmo. Espero desempenhar um bom resultado, conforme meus treinamentos e, se Deus quiser, a vaga na final individual masculina”, projeta Nicholas.

Competições seguidas

Ana Clara Bezerra também está no Egito depois de encarar uma competição recentemente. No fim de agosto, a pernambucana participou da seletiva do Pentatlo Moderno para os Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021, que aconteceu no México.

“Gostei do meu resultado, independente das condições que tínhamos, de ter chegado um dia antes de competir, sem reconhecer o local, por problemas no voo. Competi bem, mas sei que posso e tenho que melhorar bastante”, avalia Ana Clara, que garantiu vaga para Cali 2021.

Agora para o Egito, a pentatleta conta que os treinamentos foram corridos, já que teve menos de um mês entre um torneio e outro.

“Espero sair melhor do que na última competição, fazer bons tempos e melhorar principalmente minha natação”, projeta Ana Clara.

Estreia em Mundial

Já Andrey Mariano fará sua estreia em um Mundial do Pentatlo Moderno. O carioca se diz muito empolgado para a experiência que terá no Egito.

“Treinei bastante mental e fisicamente, com a ajuda dos meus técnicos e da minha falecida psicóloga. Mesmo que ela não esteja mais entre nós, por causa da Covid, tenho gravações dos seus trabalhos mentais e continuo realizando-os”, conta Andrey.

Os pentatletas brasileiros que vão competir no Egito foram revelados pelo PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Três deles (Marcela, Andrey e Nicholas) recebem a Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

A delegação brasileira em Alexandria está acompanhada de Fábio Corrêa, coordenador-técnico da CBPM no Rio, Almir Claudino, coordenador-técnico da CBPM em Recife, e Ana Luisa Almeida, como chefe de equipe.

DELEGAÇÃO BRASILEIRA

Feminino
Ana Clara Bezerra – 15 anos
Marcela Mello – 17 anos

Masculino
Andrey Mariano – 17 anos
Nicholas Medeiros – 17 anos

PROGRAMAÇÃO

Segunda (13 de setembro): Qualificação feminina Sub-17 e revezamento masculino Sub-19
Terça (14 de setembro): Qualificação masculina Sub-17 e revezamento feminino Sub-19
Quarta (15 de setembro): Final feminina Sub-17 e Revezamento misto Sub-19
Quinta (16 de setembro): Final masculina Sub-17 e qualificação feminina Sub-19
Sexta (17 de setembro): Revezamento feminino Sub-17 e qualificação masculina Sub-19
Sábado (18 de setembro): Revezamento masculino Sub-17 e final feminina Sub-19
Domingo (19 de setembro): Revezamento misto Sub-17 e final masculina Sub-19


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro