» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá 4 nomes no Mundial sub-19 e sub-17

15/07/2019 13h25
CBPM

Competição começa nesta quinta-feira, 18, em Sofia, na Bulgária, e vai até a próxima quarta, 24

A Bulgária vai dar início, nesta quinta-feira, ao Campeonato Mundial sub-19 e sub-17 de Pentatlo Moderno. A dupla competição vai acontecer até a próxima quarta-feira, 24, na cidade de Sofia. Estarão presentes mais de 300 pentatletas de cerca de 40 países, que vão disputar 14 eventos durante uma semana. Dentre eles estão os brasileiros Marcela Mello, que vai completar 15 anos durante o torneio, no sábado, 20; Carlos Assis, 16; Matheus Nobre, 17; e Nicholas Medeiros, que fará 15 anos no último dia da competição, na quarta.

Todos os atletas da delegação brasileira vão participar da principal disputa do Mundial, a sub-19, a antiga categoria Jovem A do Pentatlo Moderno. Dos quatro, Marcela vai encarar o segundo Mundial em pouco mais de uma semana. Na terça da semana passada, a carioca participou do Mundial Júnior, na Polônia, ao lado de outras 55 pentatletas.

“Foi uma competição sensacional, aprendi muito e me diverti demais também. Tenho consciência de que fiz o melhor que pude, mesmo o resultado não saindo como esperava. Estou feliz demais pelo meu resultado. Sai de lá com a cabeça erguida e pronta para a próxima”, anima-se Marcela, que já entra em ação na estreia do torneio, com a qualificação feminina sub-19.

Revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade, no fim de junho, Marcela conquistou o ouro na principal disputa do Open de Santos. Na ocasião, ela foi a campeã Sênior, a três categorias acima da sua (sub-17, a antiga Jovem B).

A pentatleta comemora poder participar de mais um Mundial, o segundo da sua jovem trajetória no Pentatlo Moderno. Na Bulgária, Marcela espera ganhar experiência e melhorar as marcas alcançadas na Polônia.

“Espero não me cobrar, deixando as coisas acontecerem para fazer a minha prova. Se conseguir me classificar para a final, ótimo, mas se não conseguir, estarei feliz também, pois o resultado será consequência da prova que vou realizar. Meu maior objetivo é melhorar o que deve ser melhorado”, projeta.

SEM O HIPISMO

A delegação brasileira no Mundial da Bulgária estará sob o comando da técnica Nathalia Couto, que é responsável pelo núcleo do Pentatlo Moderno do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), na Zona Norte do Rio. As provas da competição em Sofia vão acontecer na Academia Nacional de Esportes Vassil Levski (esgrima e laser-run) e no Complexo Esportivo Diana (natação).

Nenhuma disputa do torneio contará com a prova de hipismo, presente apenas nas categorias Júnior (para competidores de 19 a 21 anos) e Sênior (acima de 21 anos) do Pentatlo Moderno. O sub-17 será disputado no formato de Triatlo Moderno (natação e laser-run) sub-19 será adicionada a esgrima, formando o Tetratlo Moderno (natação, esgrima e laser-run).

“Estou muito feliz de competir fora e esse Mundial vai me servir de muita experiência para sentir o ritmo de prova internacionalmente”, alegra-se Nicholas Medeiros, que também foi revelado no PentaJovem-RJ.

Será o primeiro Mundial do carioca, que é o caçula da delegação brasileira na Bulgária. No Open de Santos de junho, Nicholas foi campeão sub-17.

“É um sonho participar de um Mundial e acho que um bom desempenho seria alcançar uma final individual. Porém sabendo do nível de dificuldade, quero baixar meus tempos em cada modalidade e jogar bem a esgrima”, deseja.

MAIS ESTREANTES

Nicholas não estará sozinho como brasileiro estreante de Mundial na Bulgária. Os outros dois pentatletas do país na competição também vão encarar o primeiro Mundial em suas trajetórias. E eles também estão muito felizes em disputar o torneio na Europa.

“Estou muito animado e ansioso para participar da competição e para conhecer atletas do mundo todo”, conta o paranaense Carlos Assis. “Como é minha primeira competição a nível mundial, primeiramente espero classificar para as finais e, como sempre, tentar melhorar as minhas marcas nas quatro provas”.

A superação das marcas pessoais também é um desejo do carioca Matheus Nobre, mais um revelado no PentaJovem-RJ que estará na Bulgária. Com 17 anos, o carioca é o mais experiente da delegação brasileira.

“Estou um pouco ansioso. Vou competir para melhorar minhas marcas e ganhar experiência. Sei que é uma competição fortíssima, mas darei o meu melhor”, resume.

Dos quatro pentatletas brasileiros que vão competir em Sofia, Carlos e Matheus recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

DELEGAÇÃO BRASILEIRA

Matheus Nobre, 17 anos
Carlos Assis, 16 anos
Marcela Mello, completa 15 anos no sábado
Nicholas Medeiros, completa 15 anos na quarta

PROGRAMAÇÃO

Quinta (18 de julho): Qualificação feminina sub-17 e revezamento masculino sub-19
Sexta (19 de julho): Qualificação masculina sub-17 e revezamento feminino sub-19
Sábado (20 de julho): Final feminina sub-17 e revezamento misto sub-19
Domingo (21 de julho): Final masculina sub-17 e qualificação feminina sub-19
Segunda (22 de julho): Qualificação masculina sub-19 e revezamento feminino sub-17
Terça (23 de julho): Final feminina sub-19 e revezamento masculino sub-17
Quarta (24 de julho): Final masculina sub-19 e revezamento misto sub-17

PROVAS

Sub-19 (antiga categoria Jovem A): natação, esgrima e laser-run
Sub-17 (Jovem B): natação e laser-run

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro