» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane será homenageada no Prêmio Sou do Esporte

21/11/2018 15h40
CBPM


Medalhista olímpica bronze em Londres 2012 vai receber troféu das mãos da pentatleta Ieda Guimarães, em cerimônia que será realizada nesta quarta-feira, 21, no Rio

Logo mais, a nada pequena relação de medalhas, troféus, premiações e homenagens da ex-pentatleta Yane Marques vai ganhar mais um integrante. Medalhista olímpica bronze em Londres 2012, a pernambucana de 34 anos será uma das homenageadas da edição de 2018 do Prêmio Sou do Esporte, que será realizado na noite desta quarta-feira, 21, no Rio de Janeiro. Yane vai receber um dos prêmios de luta por excelência esportiva.

“Esse prêmio é um reconhecimento por tudo o que foi construído ao longo desse tempo todo de dedicação exclusiva ao esporte. Realizei meu sonho da medalha olímpica e muitos outros. Vejo como um reconhecimento da Sou do Esporte frente ao que eu e minha equipe fizemos pelo esporte brasileiro”, destaca ela, que pelo feito em Londres, se tornou a primeira pentatleta latinoamericana a conquistar uma medalha olímpica; a única até hoje.

A homenagem que Yane receberá logo mais será entregue pelas mãos da pentatleta carioca Ieda Guimarães. Apenas com 18 anos, Ieda acabou de ser anunciada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como a Melhor Pentatleta do Prêmio Brasil Olímpico de 2018. Será a primeira vez que a jovem atleta receberá um título de tamanha importância. Yane acumulou 12 prêmios ao longo de sua vida no esporte.

“Desde pequena, sempre me inspirei na Yane. Ela foi uma ótima atleta, muito focada e super humilde. Fiquei muito feliz e honrada por me escolherem para entregar o prêmio a ela”, comemora Ieda, que esteve presente nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, no mês passado.

A pentatleta acabou de conquistar o Campeonato Pan-Americano Júnior da modalidade, disputado no último fim de semana, em Magdalena, na Argentina.

Das arenas para o gabinete

Depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Yane anunciou que deixaria a vida no Pentatlo Moderno, pelo menos dentro das arenas. A decisão foi tomada após 13 anos de uma rotina intensa na centenária modalidade olímpica que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run (corrida e tiro a laser).

Desde então, a pernambucana tem espaço reservado na Prefeitura de Recife como secretária-executiva de Esportes da capital pernambucana. Será houve muita mudança em sua vida de pentatleta para a de gestora?

“Mudança radical na rotina. Ainda acordo cedo para treinar, mas agora sem obrigação nem pressão. Continuo ativa e o esporte hoje é para alimentar meu vício e paixão”, ela conta que a atividade física continua em dia. “A parte burocrática estou me adaptando bem. Costumo misturar muito os tempos de gabinete com visitas aos campos, núcleos de esportes que monitoramos e assim faço meu trabalho com uma entrega diária para tentar transformar muitas vidas através do esporte. Seja ele competitivo ou participativo”.

Ao longo de mais de uma década no Pentatlo Moderno, Yane acumulou muitas marcas históricas no esporte. Além da medalha olímpica, foi vice-campeã Mundial em 2013 e bronze no Mundial de 2015; bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (Rio 2007 e Toronto 2015) – tendo conquistado a prata na edição de 2011 do torneio, em Guadalajara, no México; pentacampeã pan-americana e hexacampeã sul-americana.

Em Rio 2016, Yane foi a vencedora de uma votação popular para eleger quem seria a porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos.

Nos Jogos Olímpicos de Buenos Aires, foi uma das atletas-modelo da União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM). Ao lado da atual campeã olímpica, a australiana Chloe Esposito, 27, e do campeão Mundial Júnior de 2016, o guatemalteca Charles Fernandez, 22, Yane compartilhou sua vasta experiência no esporte com os atletas mais jovens.

“A importância desse novo prêmio em minha trajetória será a de colocar na conta mais um troféu do bem. Meu currículo vai sendo recheando de coisas boas e isso é fruto de uma construção longa e de muita abnegação. Esporte nos remete a bons valores. Ser premiada por isso é muito bom e gratificante. Estou feliz demais”, anima-se.

IV PRÊMIO SOU DO ESPORTE

Data: quarta-feira, 21 de novembro, a partir das 18h30
Local: Grand Hyatt (Avenida Lúcio Costa, 9600, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)
Ingressos: https://bit.ly/2zcUXE9
Transmissão ao vivo: www.facebook.com/SouDoEsporte/

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro