» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques no Hall da Fama com a presença do Presidente da CBPM Celso Sasaqui

19/05/2023 20h40
Ana

18.05.2023 – Hall da Fama 2023 – Evento de homenagens do Hall da Fama do COB 2023 – Na foto a homenageada Yane Marques (pentatlo) – bronze em Londres 2012, Renato Barbosa – marido da Yane e o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley. Foto: William Lucas/COB.

Foto: COB / William Lucas

 

Yane tornar-se a primeira mulher das Américas a conquistar uma medalha no pentatlo moderno.

Do sertão pernambucano para Londres, Yane conquistou a última medalha do Brasil na edição de 2012 dos Jogos. Caiu exausta após cruzar a linha de chegada na prova combinada entre corrida e tiro, mas com a certeza de que seu feito era inédito. Colocou o Brasil de vez no mapa do pentatlo mundial e se apresentou a todo o país como medalhista olímpica. Quatro anos mais tarde ela teria a honra de ser porta-bandeira na cerimônia de abertura da Rio 2016.

“Sempre me entreguei com muita intensidade aos treinos, às competições. Eu vivia isso, respirava, transpirava. Quando ganhei a medalha em Londres falaram que era a primeira medalha da América Latina. É um plus, valoriza muito mais. Por que ninguém conseguiu antes e eu consegui agora? Isso traz esse sentimento bom de satisfação, de orgulho”, disse a hoje presidente da Comissão de Atletas do COB.

Segundo nos conta o Presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), “Foi um evento importante e emocionante que homenageia os grandes desportistas que representam o Brasil em todas as modalidades”.

Yane Marques, além da medalha olímpica de bronze em 2012, foi vice-campeã mundial em 2013 e 3x medalhista nos Jogos Pan-americanos com 2 ouros e 1 prata na prova individual.

Na noite desta quinta, o COB eternizou, além de Melânia e Yane, os nadadores Ricardo Prado e Manoel dos Santos, o velejador Marcelo Ferreira, o judoca Walter Carmona e o jogador de vôlei Renan Dal Zotto, da turma de 2022. Zagallo, eleito em 2020, também foi homenageado em vídeo. Criado em 2018, o Hall da Fama até hoje gravou pés e mãos de 33 ídolos do esporte brasileiro.

 

Fonte e matéria: COB https://www.cob.org.br/pt/galerias/noticias/yane-marques-e-melania-luz-sao-unidas-por-homenagem-e-pioneirismo-em-londres/

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro