» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques garante vaga na final da Copa dos EUA

09/03/2012 03h23
CBPM


A brasileira ficou em quarto lugar em sua bateria na semifinal da competição. Priscila Oliveira foi a 19ª de seu grupo, não conseguindo avançar para a final

O Brasil começou com o pé direito a temporada de 2012 do Pentatlo Moderno. E tudo graças à Yane Marques, número um do país na atualidade. Nesta quinta-feira, a pernambucana participou da semifinal feminina da Primeira Etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, nos Estados Unidos, e conquistou uma das 36 vagas reservadas para a final da competição, no próximo sábado, dia 10.

A brasileira ficou em quarto lugar em sua bateria de 26 pentatletas ao somar 4.024 pontos. O país também foi representado por Priscila Oliveira, que ficou em 19º em seu grupo com 3.712 pontos, não conseguindo avançar para a final.

Yane e Priscila competiram ao lado de 73 atletas de 28 países em Charlotte, no estado da Carolina do Norte. Divididas em três grupos, elas disputaram a esgrima no Grady Cole Center, a natação no Centro Aquático Mecklenburg County e o evento combinado de tiro e corrida no Estádio Memorial. O hipismo ficou de fora, como costumeiramente acontece nas fases de qualificação dos torneios de Pentatlo Moderno.

“A semifinal foi satisfatória, o suficiente para classificar”, Yane Marques avalia seu desempenho nas disputas desta quinta-feira. “A natação pode ser um pouco melhor. Apesar de ser a primeira competição do ano, acho que consigo nadar um pouco melhor. O combinado foi um teste. Fiz a segunda volta bem forte, me senti bem e acho que dá pra fazer um combinado bom. A esgrima também foi satisfatória. Acho que alguns toques poderiam ter sido mais trabalhados, mas faz parte, estou contente”, conta a brasileira.

A pernambucana começou o dia na esgrima, vencendo 16 duelos. Na prova, foi a sexta melhor de seu grupo, o que lhe deu 928 pontos. Já Priscila Oliveira fez a 23ª melhor luta com a espada em sua bateria, vencendo seis confrontos (600 pontos). Na natação, as duas foram muito bem. Yane cravou o quinto tempo entre suas 26 adversárias. Ela nadou em 2min17s41, faturando 1.152 pontos. Priscila completou os 200 metros estilo livre em 2min16s58, o sexto tempo dentre suas 25 adversárias (1.164 pontos).

No evento combinado, Yane conseguiu ficar com o 11º lugar, ao finalizar a prova em 12min44s47. Foi o suficiente para garantir 1.944 pontos. Priscila terminou as três séries de cinco acertos de tiro, intercaladas com os três mil metros de corrida, em 15º em seu grupo, após 12min43s48 (1.948 pontos).

Yane participa do circuito da Copa do Mundo como treinamento para as Olimpíadas de Londres, em agosto. Classificada para a competição nos Jogos de Guadalajara, em outubro passado, no México, ela investe na sua preparação para chegar à terra da rainha em perfeitas condições de brigar por medalha.

“É natural que a gente aproveite essas participações em Copa do Mundo para testar novas coisas e de fato não estou pronta para fazer minhas melhores marcas agora. Mas as competições fazem parte da preparação e nas Olimpíadas eu vou estar pronta sim”, garante a pentatleta.

Nesta sexta-feira, acontece a qualificação masculina, onde o Brasil não tem representantes. No sábado, acontece a primeira decisão da competição, com a final feminina, onde Yane Marques estará presente. No domingo, é a vez de os homens terem a sua grande disputa.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro