» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques garante sétimo lugar na Rússia

10/09/2011 16h04
CBPM

Diante das melhores do mundo, pernambucana Yane Marques faz uma brilhante participação ficando entre as primeiras no Campeonato Mundial, em Moscou

À frente dela, somente cinco europeias e uma russa. Foi assim, enfrentando atletas de países de forte tradição no Pentatlo Moderno, que a brasileira Yane Marques conquistou o sétimo lugar na final feminina do Campeonato Mundial Sênior da modalidade, neste sábado (10), em Moscou. A pernambucana competiu ao lado de 35 nomes de peso de 17 países. Terminou o dia somando 5.364 pontos na sétima final individual de uma competição internacional que participa neste ano.

A temporada de 2011 está sendo única na vida da atleta. O país do continente asiático é o sexto que ela viaja para competir. Com a participação no Pan de Guadalajara, daqui a um mês, no México, já serão sete. Em julho, a pernambucana chegou à final da Copa do Mundo, na Inglaterra, em quarto lugar geral depois de participar de todas as quatro etapas meses antes.

Diante do trabalho intenso e dos bons resultados que vem conquistando, a brasileira do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) de Recife se mantém há mais de um ano entre as 10 melhores do mundo, segundo a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Chegou à Rússia para manter a hegemonia no esporte, conquistar preciosos pontos para o ranking mundial e três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, na Inglaterra.

Assim como as outras finalistas, passou pelas cinco provas da modalidade no Complexo Esportivo Olímpico Nacional, o “Olimpiysky”. No primeiro desafio do dia, saiu vitoriosa de 19 duelos na esgrima, o 11º melhor jogo da final, conquistando 856 pontos na luta com a espada.

Na natação, fez o sexto melhor tempo, em 2min13s28, somando 1.204 pontos. No hipismo, cometeu apenas duas faltas, se apresentando em 79s80, a 12ª melhor equitação do dia.

A brasileira foi para a última disputa do dia, o evento combinado de tiro e corrida, empatada em quinto lugar com a alemã Lena Schonebon, ouro em Pequim 1998 e atual melhor do mundo. Largou cinco segundos atrás da quarta colocada e 33 depois da atleta que liderava a competição até então.

Fez as duas primeiras séries de cinco acertos intercaladas com os dois mil metros de percurso com um bom desempenho, chegando a ganhar duas posição no primeiro quilômetro. Nos últimos mil metros perdeu posições, terminando a prova em 23º, após 11min54s00 (2.144 pontos).

No final do dia, o ouro foi para a ucraniana Victoria Tereshuk (5.544 pontos), a prata para a húngara Sarolta Kovacs (5.512) e o bronze para a lituana Laura Asadauskaite (5.504).

Na disputa por equipes, a Alemanha ficou com a melhor, levando Lena Schoneborn, Annika Schleu e Eva Trautmann para o topo do pódio. Em seguida vieram as húngaras Sarolta Kovács, Leila Gyenesei e Adrienn Toth e as russas Evdokia Gretchichnikova, Yuliya Kolegova e Ekaterina Khuraskina.

As três campeãs individuais já haviam se garantido em Londres 2012 anteriormente. No entanto, as vagas reservadas para os Jogos da Inglaterra não foram entregues para as atletas subseqüentes. Assim seria feito se, somente, a campeã Mundial de Moscou fosse a mesma da final da Copa do Mundo, ou seja, Lena Schonenborn.

Como a alemã ficou em quinto na Rússia, as três vagas foram redirecionadas para a classificação que será feita pelo ranking mundial, em junho de 2012. Sendo assim, o ranqueamento mundial levará 10 atletas, e não mais sete, para as Olimpíadas do ano que vem.

Antes disso, Yane poderá se garantir na competição da capital inglesa através do Pan de Guadalajara, que terá quatro vagas, e do Campeonato Mundial de 2012, em maio, na Itália (três).

Após encarar a semifinal e a final do Mundial de Moscou desde quinta-feira, a atleta volta neste domingo (11) para o Brasil, onde passa alguns dias com a família para depois intensificar o treinamento para os Jogos do México.

O Brasil segue na competição da Rússia com os outros cinco atletas enviados para o Mundial. Nesta segunda-feira, (12), Felipe Nascimento e Priscila Oliveira participam do revezamento misto e na quarta (13), Luis Magno, Wagner Romão e William Muinhos encaram o ‘relay’ masculino.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro