» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques fica em quinto na Copa da Rússia

21/04/2012 15h04
CBPM

Brasileira repetiu lugar conquistado na etapa carioca da competição. Boa colocação faz com que a pentatleta garanta vaga na final do torneio, em maio, na China

A brasileira Yane Marques terminou a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno da Rússia em quinto lugar, depois de somar 5.284 pontos na final feminina do torneio, neste sábado, dia 21. O resultado nesta que é a quarta e última etapa da competição em 2012 foi o mesmo conquistado pela pentatleta há um mês na edição carioca da Copa. A ótima campanha nas três qualificações das quais participou fez com que a pernambucana se garantisse na final do torneio, em maio, na China.

Na primeira etapa da Copa do Mundo, no início de março, nos Estados Unidos, Yane ficou em décimo lugar. Poucos dias depois, na edição carioca, foi a quinta colocada. Na terceira qualificação da competição, na Hungria, no último final de semana, a brasileira não esteve entre os 174 competidores.

A pernambucana chegou até Rostov, cidade natal do atual bicampeão olímpico, Andrei Moiseev, no 16º lugar geral do ranking da Copa do Mundo de 2012. Com o ótimo resultado deste sábado, garantiu com folga uma das 36 vagas para a grande decisão do torneio, nos dias 25 e 26 de maio, em Chengdu, na China.

Na final de hoje, Yane enfrentou 35 adversárias de 17 países nas arenas do Hipódromo de Rostov. Do continente americano, estavam ela, uma canadense, uma guatemalteca e duas norte-americanas. A brasileira foi a melhor entre todas elas.

Ela começou o dia na esgrima, onde conseguiu o sétimo melhor desempenho entre as finalistas ao vencer 20 duelos. Na luta com a espada, conquistou 880 pontos. Na natação, foi a quinta melhor, nadando os 200 metros estilo livre em 2min14s46 (1.188). No hipismo, fez os 15 esforços com o cavalo na 14ª melhor apresentação (1.1401).

A brasileira chegou até o evento combinado na terceira colocação geral. Terminou as três séries de cinco acertos de tiro, intercaladas com os três mil metros de corrida, no 16º melhor tempo, 12min11s50. Na prova, somou 2.076 pontos.

O ouro da Copa da Rússia foi para a atual vice-campeã da Final da Copa do Mundo, a bielorussa Anastasiya Prokopenko (5.392). A prata foi para a atual campeã Mundial, a ucraniana Victoria Tereshuk (5.352) e o bronze para a inglesa Samantha Murray (5.344).

O próximo desafio de Yane e dos pentatletas brasileiros é o Campeonato Mundial, que será disputado de 7 a 13 de maio, em Roma, na Itália. Na competição, estarão em jogo seis vagas para os Jogos Olímpicos de Londres (três em cada gênero).


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro