» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques está na final do Mundial da Rússia

08/09/2011 20h31
CBPM

Pernambucana de Afogados de Ingazeira garante o sétimo lugar na semifinal feminina da competição, avançando para a grande decisão. Priscila Oliveira ficou em 28º e não se classificou

Trinta e cinco países tiveram suas bandeiras hasteadas nesta quinta-feira, dia 8, em Moscou. Tudo porque a capital russa deu a largada para o Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno de 2011. No país asiático, 175 pentatletas estão em busca da hegemonia na modalidade, de pontos para o ranking mundial e do principal: seis vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem (três masculinas e outras três femininas).

A competição estreou com a semifinal feminina reunindo 73 atletas de 22 países. O Brasil esteve representado por suas duas principais atletas no momento: Yane Marques e Priscila Oliveira. Representantes do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, as pernambucanas competiram no mesmo nível de suas adversárias.

No final do dia, Yane, atual terceira melhor do mundo segundo o ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), terminava sua bateria em sétimo com 4.108 pontos. Com o resultado, se garantiu na grande decisão entre as mulheres, no sábado (10). Priscila assegurou o 28º lugar (3.752 pontos) em seu grupo e não conseguiu avançar, aguardando, agora, o revezamento misto, na segunda-feira (12).

Todas as disputas aconteceram no Complexo Esportivo Olímpico Nacional, o “Olimpiysky”. Das cinco provas do Pentatlo Moderno, as pentatletas não tiveram que passar pelo hipismo. A decisão é tradicional nas etapas de qualificação da modalidade, uma vez que não se vê necessário forçar os cavalos em um momento que não seria o principal de um torneio.

No primeiro desafio do dia na semifinal feminina, Yane fez uma brilhante apresentação. Foi a melhor na esgrima de seu grupo. Venceu 25 duelos, conquistando 1.000 pontos. No duelo com a espada, Priscila conseguiu o 32º melhor resultado de sua bateria ao vencer 12 combates, o suficiente para somar 688 pontos.

Na piscina, Yane mais uma vez deu show. Fez o terceiro melhor tempo ao nadar em 2min14s23. Somou 1.192 pontos. Priscila nadou os 200 metros livre em 2min17s54, marcando 1.152 pontos.

Com os dois primeiros desafios do dia, Yane liderava a competição. Por isso, largou em primeiro para o evento combinado de tiro e corrida. Saiu um segundo à frente da segunda atleta à iniciar a prova, a húngara Leila Gyenesei. Concluiu o percurso no 30º melhor tempo, em 12min51s0, conquistando 1.916 pontos.

Em seu grupo, Priscila fez as três séries de cinco acertos de tiro e correu os três mil metros em 12min52s00, o 31º resultado da bateria. Com isso, somou 1.912 pontos.

Yane volta para a decisão feminina no sábado e Priscila aguarda o revezamento misto na segunda-feira. Já nesta sexta, os homens encaram a sua semifinal.

Os 102 atletas participantes da qualificação masculina estarão divididos em três grupos com 34 nomes, cada. O Brasil estará representado por Luis Magno (Grupo A), Felipe Nascimento (Grupo B) e Wagner Romão William Muinhos, ambos no Grupo C.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro