A Copa Aman começou no sábado mas só terminou hoje, porque com o número recorde de atletas participantes ( 60 no total ) a prova de hipismo só foi encerrada ao anoitecer fazendo com que os organizadores, em função da falta de luminosidade natural ,adiassem a decisão da corrida, agora unida com o tiro, num único evento, para este domingo. Foi a primeira vez que foi realizada no Brasil uma competição com a nova regra do pentatlo, com o tiro não mais abrindo a modalidade e sim a esgrima, seguida da natação e do hipismo ficando a decisão para o evento combinado ( corrida , intercalada com o tiro a cada mil metros ). A aprovação da nova regra por parte do público foi total o mesmo ocorrendo com a maioria dos atletas.
"No meu primeiro torneio, fiquei em 7º e foi uma grande surpresa. Agora, na minha segunda disputa, não esperava de jeito nenhum ficar com a prata. Com esse resultado, já penso em aumentar o tempo que me dedico à modalidade, para melhora ainda mais", comemorou Aluísio, cuja categoria contou com 31 concorrentes. O segredo do sucesso? Ele afirmou que a namorada campeã costuma repassar dicas durante os treinos. "Por ser mais experiente no pentatlo, ela sempre diz o que eu devo fazer para melhorar determinada prova", revelou. Aluísio iniciou os treinos há apenas um ano. Yane, que participou da última Olimpíada, dedica-se à modalidade há cinco anos.
Apesar do bom desempenho na Copa, ela está focada no Mundial de Pentatlo que acontece em Londres no mês de agosto. "Estou treinando muito com as novas regras. Posso dizer que é outro pentatlo moderno, em que as provas de corrida e de tiro foram supervalorizadas. Mas estou gostando. Ter ficado em 1º na primeira competição com as mudanças foi muito positivo para a preparação rumo ao Mundial", apostou a pernambucana. Onze competidoras dos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo participaram das provas da Copa Aman.
Resende (RJ)
A pernambucana Yane Marques e o sergipano Wagner Romão foram os grandes vencedoras da sétima edição da Copa Aman de pentatlo moderno, que foi disputada neste final de semana na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro.
Entre as mulheres, a campeã pan-americana Yane Marques confirmou o favoritismo e obteve o primeiro lugar da competição, somando 5184 pontos, 62 a mais que a sua conterrânea Priscila Oliveira, que terminou na segunda colocação. O pódio se completou com Larissa Lellys, também de Pernambuco, que marou 4912 pontos.
Já o campeão brasileiro Wagner Romão também não decepcionou e foi o grande campeão entre os homens, totalizando 5696 pontos. Aloísio Sandres, com 5456 pontos ficou com o segundo lugar, enquanto Rafael Marzulo foi o terceiro colocando, anotando um total de 5344.
Nesta edição da Copa Aman, a prova combinada da corrida com o tiro precisou ser adiada para o domingo, já que o número recorde de participantes (60 no total) atrasou a disputa do hipismo, que só foi encerrada na noite do sábado. Esta foi a primeira vez que as novas regras do pentatlo foram adotadas em uma competição realizada no Brasil. Agora, a esgrima abre o evento, seguida por natação, hipismo e corrida, que é intercalada a cada mil metros com a competição de tiro.
NewsPress / Clipping / EDITORA ABRIL , segunda, 25 de maio de 2009
A sétima edição da Copa Aman terminou com um saldo extremamente positivo para os pernambucanos. Disputada na Academia Militar das Agulhas Negras, na cidade de Resende, interior do Rio de Janeiro, a competição serviu para Yane Marque confirmar sua supremacia no pentatlo feminino brasileiro. A pernambucana de Afogados da Ingazeira, no Sertão, venceu a competição com 5.184 pontos. A segunda e a terceira colocadas também são do Estado: Priscila Oliveira e Larissa Lellys. Essa última, na verdade, é natural de Campina Grande (PB), mas mora há muito tempo em Pernambuco, onde é federada.
Pela disputa masculina, o campeão foi outro nordestino. Porém, o grande vencedor entre os homens é sergipano e atende pelo nome de Wágner Romão, que totalizou 5.696 pontos. Na segunda colocação ficou Aloísio Sandres, com 5.456, e o bronze foi para o carioca Rafael Marzulo, que somou 5.344 pontos.
Esta edição da Copa Aman, a primeira competição realizada em solo brasileiro sob as novas regras da modalidade, bateu o recorde de atletas inscritos. Ao total, 60 pentatletas participaram da competição. O resultado dessa adesão tão grande foi o atraso no cronograma do torneio. Com tanta gente no páreo, a prova de hipismo só pode ser finalizada ao anoitecer do sábado. Com isso, a prova combinada de tiro e corrida, que agora, com o novo regulamento da categoria, fecha o campeonato, teve de ser deslocada para o domingo.
NewsPress / Clipping / WEBCOMBRASIL , terça, 26 de maio de 2009
• 26/05/09 – Yane Marques e Wagner Romão confirmam favoritismo e vencem Campeonato de Pentatlo Moderno em Resende.
|
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados