Andréa Rêgo Barros/Arquivo Folha
|
15/08/2009
Yane passa para a final do Mundial
Pernambucana competirá com outras 35 atletas, amanhã, em Londres, na Inglaterra |
Pentatleta tenta superar o 18º lugar, seu melhor resultado na competição |
|
Irce Falcão |
|
“Ocorreu tudo dentro do esperado”. Foi dessa forma, com um quê de dever cumprido, que Yane Marques, única representante do Brasil no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, definiu o desempenho dela no primeiro dia da competição, que está sendo realizada em Londres, na Inglaterra. Das 60 atletas inscritas, apenas 36 garantiram vaga para a final, que será realizada amanhã. Ontem, a pentatleta conquistou um total de 4.116 pontos, ficando na 17ª colocação na semifinal da Chave A, que contou com a presença da atual campeã olímpica da modalidade, a alemã Lena Schoneborn, vencedora da qualificatória, com 124 pontos a mais que Yane.
O desempenho mais expressivo da pernambucana foi na prova de natação, na qual Yane ficou em quinto lugar. Já nas disputas de esgrima e evento combinado, ela terminou em 18° e 20° lugar, respectivamente. O primeiro dia de competição foi dividido em duas baterias semifinais (chaves A e B), com 30 atletas cada. E, por ter sido uma etapa classificatória, não contou com a prova de hipismo, que será realizada apenas na final, amanhã.
A meta da pentatleta é melhorar o desempenho obtido no Mundial da última temporada, quando fez história ao ser a primeira brasileira a colocar o País em uma final da competição, terminando no 18° lugar geral. Com chances de quebrar a própria marca, a líder do ranking nacional da modalidade traçou uma estratégia para preservar o condicionamento físico, visando as provas decisivas. Segundo a coordernadora técnica da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Rafaela Waked, Yane fez “o necessário” na etapa classificatória, com o intuito de manter o preparo para desbancar as 35 adversárias na busca por um lugar no pódio do Mundial. “Yane me contou que fez o mais difícil e, agora, o que vier será lucro’’, revelou Rafaela.
Segundo o assessor da CBPM, Sérgio Cavalcanti, as três semanas que a atleta passou na Hungria, realizando treinamentos em tempo integral em um campo do exército europeu, podem ser um diferencial a favor dela. “Yane está bastante focada na competição. Além disso, ela fez bons treinos na Hungria e está preparada”, analisou.
NewsPress / Clipping / DIÁRIO DE PERNAMBUCO , sábado, 15 de agosto de 2009
Edição de sábado, 15 de agosto de 2009
Mundial de Pentatlo // Yane garantida na decisão
A pernambucana Yane Marques se classificou ontem, em Londres, para disputar a final do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno que será realizada amanhã. Entre as 68 competidoras inscritas apenas as 36 primeiras colocadas passaram para a final. Yane, que disputou a semifinal A, foi a 17ª colocada, com 4.116 pontos enquanto a primeira colocada na série foi a campeã olímpica, Lena Schoeneborn, da Alemanha, com 4.340 pontos. Para conseguir a classificação Yane Marques foi a 18ª na esgrima ( 15 vitórias e 14 derrotas ); 5ª na natação, com o tempo de 2min18s25 para os 200 metros e no evento combinado ( tiro e corrida ) foi 20ª colocada. A prova classificatória não conta com o hipismo.
|