» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques é ouro no Pan-Americano

18/07/2014 08h55
CBPM


Pentatleta conquista o quinto título no torneio continental e ainda garante mais uma vaga para o país nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015

Yane Marques, 30, fez bonito para ela e para o Brasil mais uma vez! Nesta sexta, 18, a pentatleta brasileira mostrou porque é o principal nome do país no Pentatlo Moderno e uma das grandes referências da modalidade. Na Cidade do México, a pernambucana conquistou pela quinta vez o Campeonato Pan-Americano e ainda garantiu mais uma vaga para o país nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, a segunda da disputa feminina da modalidade; a terceira do Pentatlo.

Já classificada para a competição no Canadá no ano que vem, por causa do ouro conquistado nos Jogos Sul-Americano Santiago 2014, no início do ano, Yane se tornou campeã na capital mexicana depois de somar 1.357 pontos. Ela cruzou a linha de chegada da última prova da disputa, o evento combinado de tiro a laser e corrida, apenas cinco segundos à frente da segunda colocada, a canadense Melanie McCann, 24, (1.352). O bronze ficou com a atleta local Tamara Vega, 20, (1.334).

O evento desta sexta reuniu 42 pentatletas de 16 países no Centro de Treinamento Olímpico da Cidade do México. O Brasil ainda contou com duas outras competidoras: Larissa Lellys, 31, que ficou em 9º com 1.263 pontos, e Priscila Oliveira, 25, 14ª (1.205).

As disputas entre as pentatletas começaram pela esgrima. Na luta com a espada, Yane teve o segundo melhor desempenho dentre todas as competidoras, com 33 vitórias e 270 pontos somados. Larissa venceu 28 lutas (245) e Priscila 25 (230).

Na natação, Yane foi a mais rápida, completando os 200 metros estilo livre em 2min14s39, o que lhe rendeu 297 pontos. Priscila cravou os 2min19s94 (281) e Larissa os 2min23s37 (270).

No hipismo, Yane perdeu apenas um ponto, somando 299, fazendo a segunda melhor apresentação do dia. Larissa teve a terceira melhor performance nos saltos com o cavalo e foi penalizada com a perda de apenas dois pontos (somou 298). Priscila foi a 20ª na prova (251).

No combinado, Yane largou em primeiro e manteve a colocação até o final, cruzando a linha de chegada 13min29s depois de iniciar o evento, somando 491 pontos na prova. Larissa terminou as quatro séries de cinco acertos de tiro a laser intercaladas com 800 metros de corrida em 14min10s (450) e Priscila em 14min14s (443).

Depois da disputa feminina, o Pan-Americano da Cidade do México realiza neste sábado, 19, o evento masculino. O Brasil estará representado por Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos. Assim como aconteceu nesta sexta, o evento também valerá como seletiva para os Jogos Pan-Americanos do Canadá. Felipe já está garantido na competição do ano que vem.

Todos os seis pentatletas brasileiros que estão no México para o Pan-Americano recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ao lado de Larissa e Priscila, a pernambucana também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). O trio ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Entre os homens, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes para a modalidade. William ainda faz parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA). 


SAIBA MAIS

Pan-Americano definirá vagas para Toronto 2015
Yane Marques estrela campanha da Nike
Brasil conquista 5 medalhas nos Jogos Sul-Americanos
UFRJ desenvolve pesquisa inédita com o Pentatlo

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro