Andréa Rêgo Barros/Arquivo Folha
|
20/07/2009
Pernambucanas dominam pódio de seletiva, no Rio
Yane Marques foi a campeã, seguida por Larissa e Priscilla |
Yane e Larissa são as primeiras colocadas do ranking brasileiro de pentatlo |
|
Irce Falcão |
|
Não deu para ninguém. O pódio feminino da primeira seletiva para a final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, prevista para setembro, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, foi dominado pelas atletas pernambucanas. Confirmando o favoritismo, Yane Marques, atual campeã pan-americana, conquistou o primeiro lugar na prova do triatlo moderno, que abrange a disputa da natação e do evento combinado (corrida intercalada com tiro a cada mil metros). “Ninguém derruba Yane. Ela está praticamente certa na final. Ficamos satisfeitos com a evolução dela no combinado, onde ela acertou tiros perfeitos”, contou a coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Rafaela Waked.
O pódio ainda teve a presença de Larissa Lellys e Priscilla Oliveira, segunda e terceira colocadas no ranking nacional, respectivamente.
Enquanto país-sede, o Brasil terá direito a levar quatro representantes, sendo dois homens e duas mulheres. Por motivo de precaução, a delegação terá ainda um atleta reserva para cada sexo. “Larissa e Priscilla são favoritas para assegurar as outras vagas. A disputa será para decidir quem vai ficar como titular e quem será a reserva”, explicou Rafaela.
Já no masculino, os cariocas Dieferson Felix, Luiz Barroso Magnus e Danilo Fagundes foram os primeiros colocados. O pernambucano Aloízio Sandes terminou a prova em quarto lugar. E apesar de ter ficado fora do pódio, ele ainda está na disputa por uma vaga na final. “O Aloízio tem muitas chances porque os atletas que venceram essa seletiva ainda não estão bem no hipismo. O Aloízio monta e joga esgrima, o que o diferencia dos demais”, explicou a coordenadora.
A próxima seletiva para a Copa do Mundo será realizada em Campinas, no dia 8 de agosto, com uma disputa de tetratlo moderno, que consiste nas provas de natação, esgrima e evento combinado. A última chance para os atletas se classificarem será no final de agosto, novamente no Rio, onde apenas os cinco melhores colocados de cada sexo estarão credenciados para a disputa do pentatlo.
Destaque nacional na modalidade, Yane fará uma pausa nas seletivas para focar apenas no Campeonato Mundial, que acontece no próximo mês, em Londres, na Inglaterra. A atleta embarca hoje, junto com a Comissão de Desportos do Exército, rumo à Hungria, onde fará uma série de treinamentos intensivos antes da estreia na competição. Na última temporada, Yane terminou o Mundial na 18ª colocação.
NewsPress / Clipping / DIÁRIO DE PERNAMBUCO , segunda , 20 de julho de 2009
Pentatlo // Estado com três no pódio
A pernambucana Yane Marques continua ditando as regras no pentatlo brasileiro. Ontem ela confirmou seu favoritismo e conquistou o Torneio Triatlo Moderno, realizado no último fim de semana no Círculo Militar da Vila Militar, no Rio de Janeiro. O pódio foi formado por outras duas representantes do estado: Larissa Lelys e Priscila Oliveira, 2ª e 3ª colocadas, respectivamente. No masculino, a vitória ficou com os cariocas Dieferson Félix, seguido por Luiz Barroso Magnus e Danilo Fagundes. A competição carioca é válida como primeira seletiva para definir a formação da equipe brasileira que vai disputar a final da Copa do Mundo do Pentatlo Moderno, marcada para o mês de setembro, no Complexo Deodoro, também no Rio.
Com o resultado ontem, Yane permanece liderando o ranking nacional da modalidade e sua presença na Copa do Mundo está praticamente confirmada. "O torneio foi importante porque tem um sistema diferente de provas. E consegui treinar mais a prova de natação e de tiro", afirmou Yane, após a premiação. As próximas seletivas para a Copa do Mundo acontecem em agosto. Uma no dia 8, em Campinas (SP), e outra no dia 30, mais uma vez no Círculo Militar do Rio. Na segunda seletiva, os competidores participarão de provas de tetratlo (natação, esgrima e evento combinado). Na terceira e última seletiva, no entanto, os atletas competirão nas cinco modalidades do pentatlo (natação, esgrima, corrida, tiro e hipismo).
Só participarão dessa etapa os cinco melhores do país no masculino e no feminino, classificados pelas duas outras seletivas. "Vou me esforçar para fazer parte desse grupo. Pelo menos, comecei com o pé direito", comentou Priscila Oliveira. Como país sede da Copa do Mundo, o Brasil tem direito a quatro vagas na competição. Dois representantes no masculino e dois no feminino. A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) informou que a opção pela realização de apenas uma seletiva com hipismo é uma estratégia para melhorar a preparação dos atletas do país, tendo em vista as novas regras da modalidade. Entreelas a criação do evento combinado. Agora, as provas aeróbicas de natação e corrida ganharam maior importância e passaram a pontuar mais.
|