Na grande disputa da competição, Brasil também esteve representado por Larissa Lellys, que ficou em 33º; pódio teve duas campeãs olímpicas
A brasileira Yane Marques melhorou e muito sua classificação em uma etapa de Copa do Mundo de Pentatlo Moderno da temporada. A pernambucana terminou a terceira qualificação do torneio, realizada neste fim de semana em Roma, na Itália, em 5º, somando 1.351 pontos. Ela começou o ano na primeira etapa, em fevereiro, no Cairo, em 21º, e na edição seguinte, no mês passado, no Brasil, foi a 9ª. Com a marca de agora, Yane ficou entre as campeãs da competição, estando no pódio do Top 6 da disputa.
Na capital italiana, o Brasil também esteve representado por outra competidora na Final do torneio: Larissa Lellys ficou em 33º dentre todas as 36 finalistas dos 21 países presentes, somando 976 pontos. A brasileira não conseguiu pontuar no hipismo, dentre as prova realizadas no Parco Foro Italico (esgrima tradicional e natação) e no Tor di Quinto (esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida).
A grande campeã da disputa foi a medalhista de ouro de Londres 2012, a lituana Laura Asadauskaite, que conquistou 1.417 pontos. Ela cruzou a linha de chegada do combinado com uma larga vantagem de um minuto sobre a segunda colocada, a medalhista de ouro de Pequim 2008, a alemã Lena Schoneborn, que somou 1.383. O bronze foi para a bielorrussa Anastasiya Prokopenko (1.369).
“Gostei de estar no pódio porque ganhei aqui em Roma no ano passado e estou muito feliz voltar ao topo do pódio”, a campeã relembra o título da mesma etapa da Copa do Mundo no mesmo local há aproximadamente um ano. “A preparação olímpica está ficando melhor e vou manter o ritmo”, Asadauskaite fala sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos Rio 2016, para o qual se garantiu ao vencer a Final da Copa do Mundo do ano passado.
A 5s da medalha
Na disputa na capital italiana, Yane Marques ficou a um passo de conquistar alguma medalha. Depois de largar no combinado em terceiro, a pernambucana cruzou a linha de chegada da prova apenas cinco segundos depois da medalhista de bronze.
Ela, Larissa e as demais competidoras começaram a Final da competição pela esgrima, onde Yane venceu 21 duelos ao todo e conquistou 229 pontos. Larissa teve 19 vitórias na luta com a espada, somando 203 pontos.
Na natação, Yane cravou o sétimo tempo dentre todos as competidoras, 2min14s93, assegurando 287 pontos. Larissa nadou os 200 metros estilo livre em 2min20s71 (278).
No hipismo, Yane foi uma das oito pentatletas que completaram o percurso sem cometer nenhuma falta e ganhar a pontuação máxima de 300 pontos. Na prova dos saltos com o cavalo, Larissa não conseguiu pontuar.
No combinado, Yane terminou as quatro séries de cinco acertos no alvo, intercaladas com 800 metros de corrida no 19º tempo, 12min54, faturando 526 pontos. Larissa fez a 27ª marca da última prova, 13min25s (495).
"A disputa feminina em Roma foi um grande sucesso. A parte mais importante foi ter nossas campeãs olímpicas de 2008 e 2012 no pódio, assim como nossa brasileira Yane Marques no quinto lugar. Tivemos nossos melhores atletas no pódio e isso mostra que os preparativos para os Jogos Olímpicos do Rio estão em curso”, destacou o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o alemão Klaus Schormann.
Dobradinha francesa
Enquanto na disputa feminina da Copa da Itália, o pódio foi formado por atletas de países diferentes, no evento masculino o que se viu foi diferente. Teve dobradinha da França na prova, ficando o ouro com Valentin Prades, campeão da Final da Copa em 2013, que somou 1.492 pontos. A prata foi para o seu compatriota Christopher Patte, ouro no torneio Campeão dos Campeões de 2013, que cruzou a linha de chegada três segundos depois de Prades(1.489). O bronze foi para o tcheco Jan Kuf (1.485).
No revezamento misto, evento que encerrou a competição em Roma, os italianos Lorenzo Michele e Lavinia Bonessio levaram a melhor, conquistando o ouro com 1.435 pontos. A prata ficou com os tchecos Martin Bilko e Lenka Bilkova (1.432) e o bronze com os mexicanos Alvaro Sandoval e Mayan Oliver (1.430).
Agora, o circuito da Copa do Mundo segue para a Hungria, onde realizará, de 14 a 18 de abril, em Kecskemét, a quarta e última etapa do torneio. A grande final da competição vai acontecer de 5 a 8 de maio, em Sarasota, nos Estados Unidos.
As duas brasileiras que participaram da Final da Copa da Itália recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. As duas também estão inscritas na Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. A dupla ainda está no Programa de cartier replica uk Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
CAMPEÕES DA COPA DO MUNDO DE PENTATLO MODERNO DA ITÁLIA
Individual feminino
OURO: Laura Asadauskaite (Lituânia): 1.417 pontos
PRATA: Lena Schoneborn (Alemanha): 1.383 pontos
BRONZE: Anastasiya Propokenko (Bielorrússia): 1.369
Individual masculino
OURO: Valentin Prades (França): 1.492 pontos
PRATA: Christopher Patte (França): 1.489
BRONZE: Jan Kuf (República Tcheca): 1.485
Revezamento misto
OURO: Lorenzo Michele e Lavinia Bonessio (Itália): 1.435 pontos
PRATA: Martin Bilko e Lenka Bilkova (República Tcheca): 1.432
BRONZE: Alvaro Sandoval e Mayan Oliver (México): 1.430
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados