» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques é a 21ª na Copa do Mundo do Egito

26/02/2016 18h55
CBPM

Brasileira encarou uma disputa acirrada no primeiro grande evento da temporada

A brasileira Yane Marques terminou a primeira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo disputada desde quarta-feira, 24, no Egito, na 21ª posição. A pernambucana bronze em Londres 2012 somou 1.276 pontos na final feminina do evento, que reuniu 36 competidoras nesta sexta, 26. A grande campeã da prova foi a campeã olímpica de Pequim 2008 e a atual campeã mundial, a alemã Lena Schoneborn, que somou 1.353. A prata ficou com a também alemã Annika Schleu (1.345) e o bronze com a francesa Elodie Clouvel (1.338).

A disputa no Egito reuniu os principais nomes do Pentatlo Moderno mundial, já que a competição vale preciosos pontos para o ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), que vai decidir as últimas classificadas da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A campeã do evento, que já está classificada para as Olimpíadas desde o mundial do ano passado, espera se sair bem nas próximas etapas da Copa do Mundo para chegar bem no Rio. “Esta temporada é importante. Após a terceira etapa da Copa, verei como será minha preparação, talvez faça um camp trainning para estar bem noRegular em sétimos Jogos”, conta.

Regular em sétimo

Na final desta sexta, Yane melhorou e muito sua marca em relação à qualificação feminina que abriu o torneio, na quarta. Na ocasião, dentre 88 competidoras de 28 países, ela ficou em 32º, garantindo vaga entre as 36 finalistas. No evento, o Brasil também contou com Priscila Oliveira (51ª) e Larissa Lellys (74ª).

Na grande final de hoje, a pernambucana começou bem na esgrima, em sétimo, com 20 vitórias e 220 pontos somados nos duelos com a espada. Na natação, ela fez o nono tempo, 2min15s94, somando 293 pontos nos 200 metros estilo livre.

Com as duas primeiras provas, ela se mantinha na sétima colocação. Na hora do hipismo, Yane foi muito bem, alcançando a pontuação máxima nos saltos com o cavalo: 300 pontos.

Até então, a primeira medalhista olímpica latino-americana do Pentatlo Moderno se mantinha em sétimo e foi nessa colocação que largou no evento combinado de tiro e corrida, apenas 19 segundo da primeira colocada, a que viria a ser a campeã, a alemã Lena Schoneborn. A brasileira não conseguiu manter o ritmo na última prova e terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos no alvo no 28º tempo, 13min57s08, faturando 463 pontos.

Mais brasileiros

Além de Yane, Priscila e Larissa, o Brasil também esteve representado por Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento e William Muinhos na Copa do Mundo do Egito. Os quatro enfrentaram a qualificação masculina nesta quinta, 25, mas nenhum deles conseguiu ficar entre os 36 finalistas do evento.

A qualificação entre os homens reuniu incríveis 102 competidores de 33 países. Felipe chegou perto de se garantir na final, ficando em 45º com 1.101 pontos. Danilo foi o 71º (1.056), William o 88º (1.009) e Enrico o 94º (974).

Dentre os sete brasileiros que competiram na Copa do Mundo do Egito, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Eles também fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ela, Larissa, Priscila e Felipe também recebem a Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. O trio feminino ainda está no Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro