Brasileira tem ótimo desempenho e agora vai treinar na Hungria até o final do mês
A pernambucana Yane Marques chegou em sexto lugar na quinta etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno realizada hoje em Berlim, na Alemanha, e com este resultado poderá subir duas posições no ranking mundial da UIPM que será divulgado no início da semana pela UIPM – União Internacional de Pentatlo Moderno. Atualmente Yane ocupa a nona colocação no ranking. O desempenho de Yane em Berlim foi muito bom, sendo nona na esgrima, com vinte vitórias e 15 derrotas; sexta nos 200 metros livres da natação, com o tempo de 2m 16s e 79, pulando para a sétima na classificação na geral. No hipismo ela zerou o percurso mas foi penalizada em oito segundos por estourar o tempo máximo. Mesmo assim foi para a etapa final , o evento combinado ( tiro e corrida ), largando em quarto lugar, vinte segundos atrás da então lider da prova, a francesa Amelie Caze mas perdeu duas posições nessa etapa decisiva quando chegou a ocupar a segunda colocação após a primeira bateria de tiro.
A vencedora em Berlim, onde competiram 71 atletas mas só as 36 melhores disputaram a final, foi a medalha de ouro nas últimas Olimpíadas, a alemã Lena Schoneborn, seguida pela francesa Amelie Caze e pela polonesa Sylvia Czwojdzinska. Na prova masculina , disputada no sábado, o vencedor foi o russo Ilia Frolov, com 5.752 pontos, seguido do lituano Justinas Kinderin , com 5.748 pontos e do italiano Ricardo de Lucca, com 5740 pontos.
Yane Marques e os outros outros seis pentatletas brasileiros que competiram em Berlim mas não se classificaram para disputar a final ( Larissa Lellys, Priscila Oliveira, Luís Magno, McDonnell Maieron, Wagner Romão e Daniel Santos, irão agora para Budapeste, na Hungria, onde ficarão se preparando para o Mundial Militar de Pentatlo Moderno no início de julho, em Praga, na República Tcheca.