» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

William Muinhos figura no Top 20 do ranking júnior

23/01/2013 23h15
CBPM


Carioca, atual campeão Brasileiro, alcança a 18ª posição dentre competidores de umas das principais categorias da modalidade; pentatleta já foi número 1 jovem A

Ele está novamente entre os melhores do mundo no Pentatlo Moderno! William Muinhos encerrou o ano de 2012 conquistando o Campeonato Brasileiro da modalidade e começa o ano de 2013 no Top 20 do ranking mundial júnior do esporte (para atletas de 19 a 21 anos). Na relação que a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) acaba de divulgar, o carioca aparece na 18ª colocação, com 63 pontos. A marca representa um excelente resultado para o país em uma das principais categorias do Pentatlo Moderno mundial.

Na França desde o último dia 7 para uma clínica de esgrima com o Mestre D’Armas Daniel Levavasseur (ganhador de 14 medalhas olímpicas como treinador), William conta que recebeu a ótima notícia com muito entusiasmo. “Mas sei que precisarei trabalhar ainda mais para me manter entre os 20 melhores”, analisa o pentatleta, que retorna ao país neste domingo, 27, depois de 20 dias de aperfeiçoamento na Europa.

Para o atleta do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro, no Complexo Esportivo de Deodoro (construído pelo Ministério do Esporte para o Pan do Rio, em 2007), a colocação no ranking mundial júnior é uma motivação a mais para os treinamentos pesados nos cinco esportes da modalidade (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida). “Saber que a minha responsabilidade é maior faz com que eu queira subir mais degraus e, para isso, sei que preciso treinar cada vez mais com qualidade e determinação”, destaca.

William chega ao Top 20 do ranking mundial júnior aos 19 anos de idade e com apenas quatro de dedicação ao Pentatlo Moderno. Mesmo com pouco tempo na modalidade, o carioca já viajou o mundo competindo e alcançou resultados expressivos em diversas categorias do esporte, incluindo a sênior. Por causa das conquistas, faz parte do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

Mesmo antes de integrar oficialmente a categoria júnior, o pentatleta já fazia história nela. No Campeonato Mundial Júnior de 2011, disputado na Argentina, ele se tornou o primeiro brasileiro a avançar até uma final masculina de um mundial de Pentatlo Moderno. Na ocasião, tinha 18 anos e se enquadrava na categoria jovem A (17 e 18 anos).

A lembrança do momento de pouco mais de um ano reflete na cabeça do pentatleta como um apoio a mais. “Isso faz com que eu me prepare para todo Campeonato Mundial para conseguir repetir esse feito”, enfatiza William.

Estar entre os mais destacados do mundo não chega s ser novidade para o pentatleta. Ainda quando era da jovem A, William surpreendeu as principais potencias mundiais do Pentatlo Moderno com uma incrível trajetória, galgando posições mais elevadas no ranking da categoria até chegar a ser o número 1 dela, em junho de 2011. Manteve-se nesta posição por três meses, quando completou 18 anos e passou a figurar na categoria júnior.

Um ano antes do feito inédito para o Brasil na categoria jovem A, William foi um dos representantes do Pentatlo Moderno brasileiro na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. Na ocasião, com 17 anos, o pentatleta ficou na 18ª colocação.

Além das incríveis marcas na categoria jovem A, o pentatleta já acumula títulos na categoria júnior: tricampeão Brasileiro (2010, 2011 e 2012), campeão Sul-Americano de 2012 (vice-campeão em 2011) e vice-campeão Pan-Americano de 2012.

O atual ranking mundial júnior do Pentatlo Moderno é encabeçado pelo francês Valentin Prades (152 pontos). Dentre todo o Top 20 da relação, além de William Muinhos, há apenas outros dois nomes representando o continente americano: o mexicano Abraham Camacho, na 5ª colocação (111), e o chileno Esteban Bustos, na 11ª (85).

SAIBA MAIS

Ministério do Esporte confirma apoio à Copa do Rio
Pentatlo Moderno muda regras do evento combinado
Pentatletas vão para clínica de esgrima na França
Projeto PentaJovem: Formando outras Yanes

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro