» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

William Muinhos está na Final do Mundial Júnior

23/05/2014 19h05
CBPM


Carioca conquista pelo segundo ano consecutivo lugar na grande disputa do torneio; Brasil ainda esteve representado por Felipe Nascimento, Bianca Cavalcanti e Stephany Saraiva

O Brasil está garantido na Final Masculina do Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, que está sendo disputado desde a terça-feira, 20, em Drzonków, na Polônia. Nesta sexta, 22, William Muinhos conquistou uma das 36 vagas na grande disputa do torneio entre os homens, no domingo, 25. Nas qualificações da competição, que aconteceram ontem (mulheres) e hoje (homens), o Brasil ainda esteve representado por Bianca Cavalcanti, Stephany Saraiva e Felipe Nascimento, que não conseguiram avançar às finais.

É a segunda vez consecutiva que William se classifica para a Final do Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, feito inédito para o Brasil. O cariocade 20 anos também é responsável por outras façanhas no torneio. Em 2011, ele se tornou o primeiro brasileiro a disputar uma final masculina de um mundial da modalidade. No ano passado, ao lado de Felipe, fez com que o país tivesse pela primeria vez dois nomes na final masculina de um mundial de Pentatlo Moderno. Na ocasião, ele quebrou o recorde mundial júnior de série de tiro a laser. A marca de cinco acertos no alvo em 8s da categoria ainda é dele.

“No domingo, espero repetir a excelente esgrima de hoje, melhorar a minha natação, fazer um bom hipismo e correr muito no combinado atrás de uma ótima colocação”, o finalista vislumbra, relembrando o 30º lugar no Mundial do ano passado.

Na disputa desta sexta, William a Felipe só não passaram pela prova de hipismo – presente apenas nas finais e nos revezamentos da modalidade. Eram ao todo 76 pentatletas, que foram divididos em três grupos. Felipe ficou no B, somando 1.041 pontos, e William no C (1.098).

Na esgrima, William teve um excelente desempenho. Ele foi o 11º dentre todos os competidores, depois de 16 vitórias e 234 pontos garantidos. Felipe saiu vitorioso de 9 duelos com a espada e somou 186 pontos.

Na natação, o pernambucano foi o mais rápido dentre os brasileiros. Ele nadou os 200 metros estilo livre em 2min08s26, conquistando 316 pontos. William cravou 2min13s10 (301).

No combinado, o finalista fez a marca de 12min17s13 e 563 pontos. Já Felipe terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em 12min41s75 (539).

Mexicanos de mãos dadas

Na Final de domingo estarão presentes 17 países. A Rússia e a Hungria têm maior número de representantes, quatro cada. Bielorrússia, Coreia do Sul e Hungria têm três. Do continente americano, além do Brasil, apenas o México também conseguiu colocar pelo menos um finalista no domingo, dois, no caso: Jorge Abraham Camacho e Jhonnatan Ortega, que nesta sexta cruzaram a linha de chegada de mãos dadas.

A liderança da qualificação masculina ficou com o chinês Linbin Zhang, seguido do sul-coreano Jihun Lee, um dos medalhistas de bronze do revezamento masculino do Mundial, na quarta, e do alemão Christian Zillekens, ouro no revezamento entre os homens.

Na qualificação feminina, disputada ontem, as mulheres também encararam uma disputa acirrada. Elas eram 68 e estavam divididas em dois grupos. A brasileira Stephany Saraiva competiu no A e Bianca Cavalcanti no B. Ao final do dia, Stephany foi a 57ª na classificação-geral com 809 pontos e Bianca a 65º (706).

Na esgrima, Stephany teve 12 vitórias e 108 pontos garantidos, enquanto Bianca venceu 8 duelos (152). Na natação, Bianca fez o melhor tempo, 2min23s21, que lhe rendeu 271 pontos. Já Stephany cravou a marca de 2min28s29 (254). No combinado, Stephany cruzou a linha de chegada 15min25s53 depois de iniciar a prova (375) e Bianca 16min57s43 (283).

Os quatro brasileiros que estão no Mundial Júnior da Polônia foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Todos eles também recebem o benefício da Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Bianca e William ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Calendário do Mundial Júnior:

20 de maio (terça): Revezamento Feminino
21 de maio (quarta): Revezamento Masculino
22 de maio (quinta): Qualificação Feminina
23 de maio (sexta): Qualificação Masculina
24 de maio (sábado): Final Feminina
25 de maio (domingo): Final Masculina
26 de maio (segunda): Revezamento Misto

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro