Teve pentatleta brilhando em uma das principais competições nacionais de esgrima, realizada neste fim de semana. Depois de encarar uma maratona de sete disputas, William Muinhos conquistou a medalha de bronze da etapa de Curitiba do Torneio Nacional do esporte. A categoria reuniu os principais esgrimistas do país, com 77 atletas no Clube Curitibano, neste sábado, 11.
Para chegar ao bronze, William passou pela fase classificatória, Top 128, Top 64, Top 32, oitavas de finais, quartas de finais e semifinal. Como não teve adversário no Top 128, por causa da quantidade de atletas, foi direto ao Top 64, onde enfrentou o experiente Robinson Oliveira, 60, de quem ganhou de 15 a 6.
No Top 32, o carioca duelou contra Patricio Runnacles, 48, que foi bronze no Brasileiro de 2021. Na prova, Muinhos chegou aos 15° toque primeiro, enquanto Runnacles foi até o oitavo.
Nas oitavas, Muinhos encarou Guilherme Luis Garcia, 53, que conquistou dois bronzes no Sul-Americano de 2022 para jovens e veteranos. A disputa se encerrou com 15 para William e oito para Garcia.
Nas quartas, Muinhos enfrentou o jovem Leopoldo Guberte, 22, prata por equipes no último Sul-Americano. Ao final da prova, William levou a melhor chegando antes no 15° toque, com Guberte indo até o 13°.
Duelo com o campeão
Na semifinal, William pegou aquele que viria a ser o grande campeão do torneio, o jovem Alexandre Camargo, 23, principal nome da modalidade no país atualmente. Camargo competiu nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e foi prata por equipes nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2022.
No duelo com Muinhos, Camargo se saiu melhor, chegando primeiro ao 15° toque, em uma disputa bem acirrada, já que viu o adversário ir até o10° toque. Na final, contra Richard Grunhauser, 31, que ficou com a prata, só chegou ao sétimo.
O outro bronze da prova foi para Fabrizio Lazzarotto, 23, que perdeu para Camargo na semi, depois de chegar ao 12° toque. Assim como no judô, a esgrima tem dois medalhistas de bronze.
“Fiquei muito feliz e muito contente com esse resultado, o que mostra que o pentatleta pode jogar de igual para igual com os esgrimistas. Serviu para mostrar que a gente consegue chegar e que é possível. Com essa medalha, acredito que mude um pouco a forma como serei visto no esporte. Não vou ser só mais um atleta do Pentatlo, agora sou um medalhista nacional de esgrima. Tenho certeza de que vão estudar mais o meu jogo e vão ficar mais ligados em mim nas competições”, avalia William,
William foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Ele é um dos pentatletas beneficiários da Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados