A menos de um mês da escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Rio de Janeiro viveu mais um fim de semana repleto de competições esportivas. O Complexo Esportivo de Deodoro, construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e uma das instalações do projeto Rio 2016, foi sede da final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. No domingo, dia 13, a Lagoa Rodrigo de Freitas recebeu a Regata da Escola Naval, mais tradicional prova de remo da cidade. No mesmo dia, as ruas do Centro se transformaram em circuito para a realização da Copa da Cidade de Ciclismo.
Disputada pela primeira vez na América do Sul, a final da Copa do Mundo de Pentatlo reuniu representantes de 20 países no Complexo Esportivo de Deodoro. Na prova feminina, a brasileira Yane Marques somou 5.508 pontos e ficou com a medalha de prata, resultado inédito para o país. A campeã foi Donata Rimsaite, da Lituânia, com 5.548 pontos. “É minha primeira medalha em uma competição desse nível, então estou muito feliz”, comemorou Yane, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e sonha com uma edição da competição no Rio de Janeiro, em 2016. “Estou torcendo bastante para a candidatura Rio 2016. Realizar os Jogos Olímpicos será excepcional para o Brasil. É uma competição que deixa legados importantes para os atletas e também para os jovens que estão começando no esporte”.
Campeão entre os homens, com 6.056 pontos, o húngaro Ádám Marosi é outro fã do projeto Rio 2016. “É a segunda vez que participo de uma competição no Rio. Este é meu lugar favorito no mundo. Amo o temperamento das pessoas, amo o Brasil. Realizar a edição de 2016 nesta cidade seria o melhor para os Jogos Olímpicos, é um lugar maravilhoso”, elogiou o húngaro, que dividiu o pódio com o ucraniano Pavlo Tymoshchenko (5.992 pontos) e com o italiano Federico Giancamilli (5.940).
Na Lagoa Rodrigo de Freitas, outra instalação do projeto olímpico do Rio de Janeiro, cerca de 500 remadores disputaram a 33ª Regata da Escola Naval. Além das 16 provas, o evento teve apresentações musicais e uma área de atividades para o público infantil.
Já as movimentadas ruas do Centro do Rio de Janeiro tiveram um público diferente no domingo, dia 13: no lugar de carros e ônibus, as bicicletas dos 100 ciclistas que disputaram a Copa da Cidade. Na categoria principal, os vencedores foram Isael Nunes da Silva e Maíra Hendi. Ainda foram realizadas provas nas categorias iniciantes, master e mountain bike. “É ótimo termos uma competição nacional no principal centro comercial e financeiro da cidade”, comemorou Anderson Cordeiro, um dos participantes da prova.
NewsPress, domingo, 13 de setembro de 2009 / Clipping / Site do COB
Esportes
Pentatlo Moderno conquista prata inédita na etapa da Copa do Mundo no Rio de Janeiro
13.09.2009 :: 18h36
A pernambucana Yane Marques é a primeira brasileira a subir ao pódio em uma prova de Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Na competição realizada neste domingo, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, Yane conquistou o a medalha de prata, somando 5.508 pontos. Laryssa Lellys e Priscila Oliveira se classificaram em 19º e 24º, com 4.940 e 1.580 pontos, respectivamente. Donata Rimsaite (5.548), da Lituânia, venceu a prova e Leila Gyenesei (5.492), da Hungria, ficou em terceiro lugar.
Na prova final da Copa do Mundo, Yane Marques esteve sempre entre as primeiras colocadas. Confira sua performance por modalidade: esgrima (16 vitórias e sete derrotas), natação (2m 15s 62 nos 200m) e hipismo (percurso zerado).
14/09/2009 – 16:15
Yane Marques conquista medalha inédita para o Brasil
|
|
|