» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

UIPM faz evento-teste com modalidade candidata a substituir o hipismo

Prova com obstáculos é uma das alternativas apresentadas para dar lugar à equitação no esporte olímpico depois de Paris 2024

29/06/2022 17h54
Odenir Fonseca

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) realizou nesta terça-feira, 28, um evento-teste com uma prova de obstáculos, candidata a ocupar o lugar do hipismo no esporte olímpico depois dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Foi a primeira vez que atletas tiveram contato com o circuito, que foi montado em Ancara, na Turquia, onde acabou de ser realizada a Final da Copa do Mundo.

Cerca de 100 atletas de 19 países se inscreveram para o evento-teste na Turquia. Eles foram divididos em grupos, com diversas categorias. Na segunda, 27, todos eles tiveram a oportunidade de conhecer os obstáculos. A disputa reuniu qualificações e finais.

O circuito foi montado com a colaboração da World Obstacle – Federação Internacional de Esportes de Obstáculo (Fiso) -, a Tokyo Broadcasting System (TBS) – responsável pelo reality de competição Ninja Warrior – e a Spartan Race – que realiza corrida de obstáculos ao redor do mundo. Ao todo foram nove obstáculos, dentre eles balanço de corda, argolas, vigas de equilíbrio e muralha de Tsunami.

Cada atleta teve duas chances para percorrer o circuito. O mais rápido levava a melhor. O melhor tempo foi do campeão Mundial de Ninja Warrios de 2019, o francês Dimitri Houles, 25, que completou o percurso em 27s42. Nenhum dos competidores se machucou.

“A configuração do percurso foi dinâmica e desafiadora, e testou a versatilidade e as habilidades únicas dos pentatletas. Os atletas gostaram muito da competição. Você podia ver e sentir a emoção em seus rostos. Foi um grande primeiro passo para um futuro jovem, urbano e altamente acessível para o nosso esporte”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Dentre os competidores presentes estavam o medalhista de bronze em Tóquio 2020, o sul-coreano Woongtae Jun; o campeão da Final da Copa do Mundo de 2018, o também sul-coreano Jinhwa Jung, 33; e a campeã dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, a mexicana Mariana Arceo, 28.

Um novo evento-teste deve ser marcado pela UIPM. A definição sobre sua aprovação ou não será feita no próximo congresso da entidade, em novembro, na Guatemala.

Mais dinamismo

A substituição do hipismo no Pentatlo Moderno vai acontecer para que o esporte se torne ainda mais dinâmico e atrativo para atletas e o público que acompanha as competições das arenas ou de casa. A mudança segue parâmetros sugeridos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A modalidade que será escolhida vai se juntar à natação, à esgrima e ao laser-run (tiro a laser e corrida) no programa do esporte.

A mudança no Pentatlo Moderno foi decidida pela UIPM no fim do ano passado. Na ocasião, foi criado um grupo de trabalho formado por cerca de 20 pessoas, dentre elas 10 pentatletas olímpicos.

A prova com obstáculos foi escolhida dentre mais de 60 sugestões formuladas pelo grupo nas várias reuniões feitas desde então. A escolha foi feita seguindo 13 critérios estabelecidos pela UIPM, dentre eles que a nova modalidade seja compatível com o DNA do Pentatlo Moderno, que estabelece o atleta completo, como definido pelo barão Pierre de Coubertin, o criador do esporte e dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

“Não é apenas uma simples substituição de uma disciplina por outra. A prova com obstáculos transformará o Pentatlo Moderno em um esporte multiesportivo compatível com a TV, com apelo comprovado para fãs mais jovens e parceiros comerciais em todo o mundo. O comitê de atletas da UIPM foi fundamental para o processo e vários membros deram o exemplo nos últimos dois dias”, acrescenta Schormann.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro