» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

UIPM convoca novos pentatletas para Londres 2012

16/06/2012 16h49
CBPM

É a segunda relação da entidade baseada no ranking olímpico criado para definir as últimas vagas da modalidade para os Jogos

Aos poucos, as 72 vagas do Pentatlo Moderno (36 em cada gênero) nas Olimpíadas de Londres vão conhecendo seus donos. A pouco mais de um mês para o início da competição, está praticamente definido quem serão os representantes da modalidade nas disputas que vão acontecer nos últimos dias do torneio, em 11 e 12 de agosto. Tudo isso porque a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) divulgou uma nova relação de pentatletas convocados para os Jogos.

A entidade chamou sete nomes no masculino e 12 no feminino. Todos eles vieram do ranking específico criado para definir as últimas vagas da modalidade na competição. A nova lista complementa a primeira divulgada em 1º de junho, baseada nesses critérios.

Desta vez, entre os homens, Bielorrússia, Cazaquistão, Egito, Letônia e República Tcheca tiveram um atleta convocado, cada. Já a Polônia teve dois. No feminino, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Japão, Lituânia e Polônia tiveram um nome e Bielorrússia, Itália e Ucrânia, dois.

“Como cada país só pode ter até dois pentatletas por gênero na competição e estes três últimos têm três, eles precisam definir quem serão as suas duas representantes no torneio”, observa Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Apesar da indefinição desses três países, já é possível traçar o raio-x da modalidade nos Jogos. Ao todo, serão 26 nações representadas (uma a menos do que em Pequim 2008) e todos os continentes terão competidores.

Das Américas, estarão o chileno Esteban Bustos, as canadenses Melanie Mccann e Donna Vakalis, os norte-americanos Dennis Bowsher, Margaux Isaksen e Suzanne Stettinius, o guatemalteco Andrei Gheorghe, os mexicanos Oscar Soto e Tamara Vega e, é claro, a brasileira Yane Marques.

Alemanha, Bielorrússia, China, Hungria, Inglaterra, Itália, Polônia, Rússia e Ucrânia estarão com o time completo, com dois pentatletas em cada gênero.

Para o presidente da CBPM, a relação dos atletas classificados traz elementos importantes para a análise do último ciclo olímpico. “O sistema de qualificação continua garantindo a presença de pelo menos um atleta de cada continente sem que isso acarrete uma perda de qualidade da competição; o Brasil estará marcando presença nas três últimas edições dos Jogos, ou seja, desde quando a Confederação foi fundada; e a predominância de atletas europeus ainda é uma característica marcante", comenta.

Com a lista fechada, a partir de agora, só entra um novo pentatleta caso haja alguma desistência.

Confira aqui a relação completa com todos os pentatletas classificados


SAIBA MAIS

UIPM divulga nomes para definir vagas para Londres
Pentatlo tem vagas em aberto para Londres 2012
Yane Marques carimba seu passaporte para Londres 2012
Pentatlo é incluído nos Jogos Sul-Americanos


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro