» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Temporada de 2012 tem Copa do Mundo no Rio

27/02/2012 14h49
CBPM


Cidade entrará na rota do torneio para Segunda Etapa, em março. Em ano olímpico, competições com vagas para os Jogos se destacam no calendário da modalidade

No próximo dia oito de março vai ser dada a largada para a temporada de 2012 do Pentatlo Moderno mundial. Na data, começará a ser disputada nos Estados Unidos a Primeira Etapa da Copa do Mundo da modalidade neste ano. Além de ser o início de umas das principais competições do Pentatlo Moderno em todo o mundo, a ocasião vai marcar a abertura do calendário internacional de torneios da modalidade. Para muitos países, inclusive para o Brasil, será a estreia de seus pentatletas em disputas no ano olímpico.

Até o fim do ano, a jornada dos brasileiros é longa. Serão mais de 10 países na rota do Pentatlo Moderno, incluindo os Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, em agosto. Somente a Copa do Mundo vai passar por cinco nações – para a realização das quatro etapas e da grande final. O grande destaque não só deste torneio, mas como de todo o ano, é a volta do Brasil no calendário mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

Quatro dias depois do fim da Primeira Etapa, em Charlotte, nos Estados Unidos, a Copa do Mundo chega ao Rio de Janeiro, para a realização da Segunda Etapa, de 15 a 18 de março. Será uma grande competição para o time nacional e para os cerca de 200 pentatletas de mais de 30 países já confirmados.

“Não é sempre que temos a oportunidade de sediar uma competição desse porte em nossa casa e com esse número de atletas já confirmados”, se anima Fábio Corrêa, coordenador do PentaJovem-RJ, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há quase três anos no Rio e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade.

Esta será a terceira vez que o Brasil entra no circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Em 2004, o Rio sediou a Segunda Etapa da competição e em 2009 foi palco da grande final do torneio.

Neste ano, depois de Estados Unidos e Brasil, o torneio segue para Budapeste, na Hungria, para a Terceira Etapa, de 12 a 15 de abril. A Quarta Etapa começará quatro dias depois, indo até 22 de abril, em Rostov, na Rússia. A finalíssima acontecerá em Chengdu, na China, nos dias 26 e 27 de maio.

Em 2011, os Estados Unidos também sediaram a Primeira Etapa da Copa do Mundo, só que na cidade californiana de Palm Springs. A capital húngara, Budapeste, ficou com a Terceira Etapa, o que acontecerá também neste ano. Chengdu, na China, foi palco da Quarta Etapa e Rússia esteve no circuito para o Campeonato Mundial Sênior, em Moscou.

“Fico feliz pela manutenção pelo segundo ano consecutivo dos Estados Unidos como representante de um país americano e também pelo retorno do Brasil ao circuito mundial da Copas do Mundo”, conta Michael Cunningham, coordenador do PentaJovem-PE.

O esportista, e ex-pentatleta, também comemora as cidades europeias incluídas para receber a competição.

“Foram escolhas pertinentes para o ano olímpico, pois são países com grande tradição no Pentatlo Moderno e com certeza vão organizar excelentes provas ao nível merecido das copas do Mundo, que este ano tem ainda mais valor por ser um ano olímpico”, defende Cunningham.

Londres 2012 é logo ali

Sem dúvidas, a briga no primeiro semestre do ano será pelas 31 vagas restantes para os Jogos Olímpicos de Londres (15 para os homens e 16 para as mulheres). No Campeonato Mundial Sênior, que acontecerá em Roma, na Itália, de 7 a 16 de maio, estarão em jogo seis delas (três para cada gênero). As demais serão distribuídas de acordo com o ranking mundial de junho.

Por isso mesmo, as pontuações obtidas na Copa do Mundo e no Mundial definirão os novos pentatletas com vagas nas Olimpíadas. Com os Jogos em Agosto, as cinco etapas da Copa mais o Mundial tiveram que ser espremidas em um curto espaço de tempo no primeiro semestre do ano.

A correria fez com que, em alguns casos, de uma competição para outra, se passem apenas quatro dias. É o que acontecerá da Primeira para a Segunda Etapa da Copa e da Terceira para a Quarta.

“Não considero uma preocupação, pois a situação é exatamente a mesma para todos. Faz parte do jogo e a graça em tudo é justamente essa. Daí, quem fez o melhor trabalho no momento, quem fez o melhor planejamento aliado ao esforço de cada atleta é que vai se destacar sempre”, aponta Michael Cunningham.

Os pentatletas do continente americano de olho nos Jogos ainda poderão chegar mais próximos da vaga por causa de uma terceira competição: o Pan-Americano da modalidade, que acontecerá no dias 30 e 31 de março e 1º de Abril, na Guatemala.

Entre as disputas da Copa do Mundo, do Mundial e do Pan-Americano, Michael Cunningham não hesita em dizer qual delas é a mais importante tendo em vista a classificação olímpica.

“Para os latinos, com certeza as duas etapas da Copa em solo americano, para os brasileiros, competir em casa também será grande vantagem. Mas em se falando de peso de pontuação, com certeza será o Mundial Sênior”, assinala o pernambucano.

Novidade no cenário nacional

Em 2012, o Pentatlo Moderno nacional contará com uma série de competições a mais em seu calendário. Muito antes do Campeonato Brasileiro, no início de dezembro, em local à confirmar, os pentatletas de todo o país vão poder se duelar nos tetratlos que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CPBPM) irá realizar ao longo do ano. Serão quatro ao todo, com estreia no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de abril.

“Será a primeira oportunidade de vermos como estão os treinos até então e dos atletas fazerem os índices estabelecidos pela Confederação para competições nacionais e internacionais”, conta Fábio Corrêa, sobre a competição que une esgrima, natação e o evento combinado de tiro e corrida, deixando o hipismo de fora.

Depois da capital fluminense, será a vez de Recife (PE), de 23 a 25 de junho, e Curitiba (PR), de 18 a 20 de agosto. O encerramento acontecerá em Porto Velho (RO), de 27 a 29 outubro.

Michael Cunningham ficou feliz em saber que a capital pernambucana entrou no circuito do Tetratlo. Para o coordenador do PentaJovem-PE, Recife, apesar de ter hoje alguns dos principais pentatletas do país, não recebe competições a nível nacional. Ele ainda acredita que este ano é uma grande oportunidade para levar a cidade novamente ao circuito de torneios nacionais.

“O Tetratlo é uma oportunidade para difundir ainda mais o Pentatlo Moderno no Brasil. As sedes escolhidas são grandes cidades que assim como outras capitais brasileiras podem ter o Pentatlo Moderno como oportunidade de prática esportiva na iniciação, bem como no alto rendimento”, acredita o esportista.

Entre a realização de um Tetratlo e outro e depois das competições do primeiro semestre, os brasileiros ainda vão se fazer presentes nos mundiais Júnior e Jovem A, ambos programados para setembro. O primeiro de 5 a 11 em Drzonkow, na Polônia, e o segundo de 20 a 24 em Budapeste, na Hungria.

Sobre o Mundial Júnior, que em 2011 aconteceu na Argentina, Michael Cunningham se diz otimista. “Será mais uma grande prova em que os nossos atletas terão oportunidade de competir e somar experiências”, acredita o pernambucano.

Para Fábio Corrêa, nossos pentatletas também vão poder aprender muito com o Mundial Jovem A, que veio da Turquia para a Hungria neste ano. “Vamos com um time novo, porém experiente. Faremos uma boa apresentação, coisa que o Brasil vem fazendo nos últimos mundiais”, projeta o coordenador do PentaJovem-RJ.

O calendário de 2012 do Pentatlo Moderno ainda conta com o Campeonato Sul-Americano, que passou pelo Rio de Janeiro em 2011, em Deodoro. As data e o local da competição neste ano serão definidas em reunião dos dirigentes do continente que será realizada durante a Copa do Mundo.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro