» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Seletiva nacional para o Pan de Guadalajara

16/03/2011 18h11
CBPM

Pentatletas vão competir em São Paulo por vaga na delegação brasileira

O pentatleta brasileiro que sonha ser observado pelas três américas no próximo mês de outubro, quando acontecem os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, pode ficar animado. No próximo dia 26 de março, ele vai ter a chance de provar que merece representar o país nas provas de Pentatlo Moderno na cidade mexicana. Na ocasião, a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) vai fazer com que a capital paulista seja palco de mais uma seletiva para o torneio continental de 2011.

Na disputa, vagas tanto para o feminino quanto o masculino. O Brasil tem direito de enviar quatro atletas e, entre as mulheres, a pernambucana Yane Marques já está classificada. Permanecem desconhecidos, então, o nome de sua companheira e dos dois homens.

“Em virtude dos recentes resultados internacionais e da colocação de Yane no ranking mundial, a atleta passou a ter um programa especial desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Ele permite que a pentatleta participe de todo o calendário mundial sem passar pelas seletivas que vão acabar lhe causando um desgaste desnecessário”, conta Celso Sasaqui, vice-presidente da CBPM.

A pernambucana é o principal nome do esporte no país. Ocupa a sétima colocação no ranking mundial e foi medalha de ouro no Pan do Rio, em 2007. Na última etapa da Copa do Mundo de 2011, realizada em fevereiro nos Estados Unidos, a pentatleta ficou em oitavo lugar na classificação geral feminina.

“Ela não tem adversários no plano nacional e Sul-Americano. Resta, então, mais uma vaga para as mulheres e, no masculino, as duas disputadas estão com total indefinição”, acrescenta Sasaqui.

Quatro etapas para escolher os atletas

A classificação para os Jogos reúne quatro etapas. A primeira aconteceu em novembro passado no Rio de Janeiro, quando foram usados os resultados do Pan-Americano da categoria. Para a segunda, o último Campeonato Brasileiro, também realizado em novembro de 2010 no Rio, serviu de base. A terceira terá as provas de São Paulo como referência e a quarta e última será o Sul-Americano deste ano, disputado no início de junho na capital fluminense.

Todos os pentatletas podem participar das provas, mas somente os que já possuem índice técnico estipulado pela CBPM têm o direito de competir pelas vagas. Os competidores vão receber pontos de acordo com a sua classificação final na seletiva (1º lugar – 15 pontos; 2º – 11; 3º – 8; 4º – 6; 5º – 5; e por aí vai até o nono colocado.

“Na próxima etapa, no Sul-Americano, a pontuação será dobrada. Para definição final, os atletas que disputaram o Pan-Americano de 2010 vão poder descartar ou o resultado dele, ou do Brasileiro ou desta seletiva em São Paulo”, explica Evandro Rodrigues, vice-presidente da Federação Paulista de Pentatlo Moderno.

Já confirmaram presença na etapa paulista, os atletas Aloísio Sandes, Felipe Nascimento, Daniel Santos, Luís Magno, McDonell Maieron, Rafael Marzullo, Wagner Romão, Enrico Ortolani, Danilo Fagundes, William Muinhos e no feminino, Larissa Lellys, Priscila Oliveira, Marcela Alasmar, Mariana Laporte e Yane Marques, que apesar de já estar classificada, vai competir com os demais atletas.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro