São Paulo (SP)
Medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos e única brasileira a disputar o pentatlo nas Olimpíadas de Pequim, Yane Marques embarca nesta terça para o México. Lá, a pernambucana irá disputar no final de semana a prova de abertura da edição 2009 da Copa do Mundo da modalidade.
Será a primeira vez que a brasileira competirá uma prova já com a nova regra do esporte, onde a prova de tiro, que antes abria a modalidade, passando a ser a última e integrada com a corrida.
Desta forma, o pentatlo agora começa com a disputa da esgrima, seguida pela natação e hipismo, ficando a decisão na corrida, intercalada com o tiro a cada mil metros.
Além de Yane Marques mais três atletas brasileiros competirão na Copa do Mundo no México: os também pernambucanos Larissa Lellys e Michael Cunningham e o mineiro Rafael Marzullo.
O Brasil recebe uma etapa da Copa do Mundo de Pentatlo no mês de setembro, nas instalações do Complexo de Deodoro.
Os pernambucanos Yane Marques, Larissa Lellys e Michael Cunningham embarcaram hoje para o México, onde irão representar o estado na prova de abertura da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que será realizada este final de semana, na cidade do México, capital do país. As disputas começam na sexta-feira. Quem se classificar, vai participar da final, no domingo. Esta será a primeira competição oficial com as novas regras do esporte, que agora terá a prova do tiro no final, integrada com a corrida.
Os três pentatletas saíram do Recife às 6h e foram para São Paulo, onde encontrarão o quarto representante do Brasil na competição, o mineiro Rafael Marzullo. Às 13, os quatro embarcam de São Paulo para o México.
No Recife, a família de Yane Marques – medalha de ouro no Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro – vive um momento de apreensão quanto ao desempenho da pernambucana com as novas regras do esporte. “Ela está treinando há três meses. É pouco tempo, principalmente porque os mexicanos estão treinando há mais de um ano. Então, para ela, é uma incógnita”, disse a mãe da pentatleta, Gorete Fonseca.
Com a mudança na regra do pentatlo moderno, a prova do tiro, que antes abria a modalidade, ocorrerá no final, intercalada com a corrida, a cada dez mil metros. Com isso, a modalidade agora começa com a prova da esgrima. Em seguida, pela ordem, virão a natação, o hipismo e por fim, a corrida intercalada com o tiro.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
NewsPress / Clipping / JORNAL DO COMMERCIO ( Pernambuco ) , terca, 24 de março de 2009
|
( Matéria só disponibilizada na Internet para assinantes do jornal )
Esportes – Atletas viajam para 1ª etapa do Mundial
…da modalidade em vigor. Agora, a prova de tiro, que antes era a primeira dos esportes praticados no pentatlo, será a última e estará integrada à corrida.Dessa forma o pentatlo agora começa com a dispu…
http://jc3.uol.com.br/jornal/2009/03/24/not_323952.php 24/03/2009
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados