RECIFE
Na matéria de hoje falaremos do Projeto Penta Jovem Recife que levou o recém aposentado pentatleta – Felipe Nascimento e hoje técnico de esgrima, aos Jogos Olímpicos Rio 2016. O local das atividades é bem centralizado e de fácil acesso, ligando a zona sul à zona norte, entre Recife e Olinda, no Círculo Militar de Recife, uma parceria da CBPM com o clube local. O projeto é coordenado por Almir Claudino, numa equipe técnica de 8 profissionais que se dividem entre treinamento desportivo e equipe multidisciplinar.
A disposição do projeto, uma piscina semi-olímpica com 4 raias, um percurso com 400 metros de extensão num piso asfáltico para realização de treinamentos de corrida, um stand de tiro coberto com capacidade para 6 alvos. Na parte interna, no mezanino do ginásio, espaço coberto com 4 pistas de esgrima, sala multi-uso para fisioterapia, descanso, reuniões, atendimento psicológico, entre outras e uma parceria com a sala de crossfit onde os atletas desenvolve o trabalho de força e agilidade visando a nova prava de obstáculos (ORD). Além do Círculo Militar, os atletas realizam alguns treinos específicos de atletismo em pista e parque municipal de uso público.
O projeto atende 30 atletas e está com a capacidade máxima de atendimento onde a procura é grande, fruto de um grande sucesso alcançado com um excelente trabalho de base realizado, com destaques para os jovens Rômulo Bandeira, João Victor Acioly e Ana Clara Bezerra, com experiências internacionais no currículo em competições de categorias Jovens e Juniores.
Atrás destas jovens promessas nacionais, outros jovens talentos vêm sendo “lapidados” por Almir e sua equipe, que dividem os atletas em 3 níveis de aprendizado: iniciação (7 – 10 anos), desenvolvimento (9 – 12 anos) e alto rendimento (13 anos acima). Os atletas iniciantes recrutados precisam ter uma noção básica de natação e realizam as suas atividades 3x por semana nas modalidades natação e corrida. Os atletas em desenvolvimento treinam 4x na semana e iniciam no tiro laser e a esgrima além de natação e atletismo.
O técnico de evento combinado (tiro/corrida) – Hyan Lima, começou na equipe como estagiário em 2016 com aprendizado nas 5 disciplinas e assumiu o cargo de técnico em 2019, na missão de desenvolver e ensinar a disciplina para os jovens do projeto. Hyan comenta que as características principais e importantes num atleta são: “Competividade, dedicação, esforço, autoconfiança, que ajudam muito no ensinamento e no aprendizado de ambos (atletas e comissão técnica), além da formação do cidadão do bem, na junção das 2, que servirá de espelho para os mais novos. O professor Hyan, aplica treinos em 4x por semana laser-run sendo, pelo menos 1 treino individualizado (somente tiro e somente corrida), os demais, realiza de forma conjunta que na sua opinião ajudam na montagem dos treinamentos semanais (micro ciclos) obtendo evolução positiva entre os atletas.
Local: Círculo Militar de Recife
Av. Governador Agamenon Magalhães, 2.807 – Boa Vista
Fotos/Colaboração: Almir Claudino
Quadro técnico
Coordenador: Almir Claudino
Técnico de Combinado: Hyan Lima
Técnico de Natação: Diogenes Melo
Técnico de Esgrima: Felipe Nascimento
Técnico de Iniciação: Danilo Melo
Administrativo: Renata Ribeiro
Psicóloga: Rosângela Vieira
Fisioterapeuta: Roberto Barros
Parceiros:
@santevieclinica
@rbarrosamorim
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados