FEMININO
YANE MARQUES
Nasc. : 07/01/84
Peso : 56 kg
Altura : 1,68m
Melhores marcas na carreira : na natação ( 2m 14 s ) e na esgrima( 22 vitórias e apenas 2 derrotas nos Jogos Pan-Americanos do Rio, sendo esta a melhor marca de uma atleta em competições internacionais segundo a UIPM )
Principais conquistas: campeã dos Jogos Pan-Americanos, tricampeã sul-americana e brasileira, e campeã do Campeonato Norceca
Em apenas quatro anos ela conseguiu mudar a história do Pentlato Moderno no Brasil. Enquanto os especialistas no esporte dizem que um pentatleta precisa de, no mínimo, dez anos para poder chegar ao mesmo nível dos seus principais rivais internacionais, para Yane Marques bastaram apenas quatro quando, no ano retrasado, ganhou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos realizados no Rio.
Yane começou a praticar o pentatlo em 2003, quando estava deixando a prática da natação. Nunca tinha pego em uma arma, andado muito pouco a cavalo e esgrima era uma modalidade completamente desconhecida. Mas parece que ela foi feita para isso. Bastaram alguns poucos meses para aparecer para o Brasil conquistando três brasileiros seguidos, assim como três Campeonatos Sul-americanos e se sagrar campeã pan-americana na sua primeira participação nos Jogos. Atualmente ela é a 24ª colocada no ranking mundial.
Yane vai disputar a final da Copa do Mundo como uma das principais concorrentes ao podium. Mas não será nada fácil conquistar um lugar honroso pois terá fortes concorrentes, como a campeã olímpica nos Jogos de Pequim, a alemã Lena Schoenebor bem como a medalhista de prata, a inglesa Heather Fell.
A jovem pernambucana, que este ano passou a integrar as fileiras do Exército Brasileiro na condição de 3o Sargento, sendo uma das esperanças do Brasil nos Jogos Mundiais Militares de 2011 ,no Rio, ainda vai precisar driblar uma certa pressão que vem surgindo para que ela repita o desempenho dos Jogos Pan-Americanos. Apesar disso, a pentatleta mantém a tranqüilidade e permanece focada na busca de um bom desempenho, não se abalando com as expectativas otimistas de torcedores.
As mudanças da regra do Pentatlo Moderno, que começaram a vigorar este ano, como o denominado evento combinado – o tiro não mais abrindo a competição mas sim indo para o encerramento junto com a corrida – foram benéficas para Yane, que tinha problemas de desempenho justamente na corrida.
Ela sabe que vai contar com a ajudacontará da torcida brasileira, que promete comparecer ao Complexo de Deodoro no próximo dia 13, um domingo, quando será realizada a prova feminina da final da Copa do Mundo.
Larissa Lellys
Nasc.: 21/11/1982
Altura: 1,71m
Peso: 57kg
Segunda melhor pentatleta do país, a paraibana de nascimento mas pernambucana de coração, Larissa Lellys , a exemplo de Yane Marques praticava natação quando, em 2003 , no Recife, resolveu participar de uma prova de biatlo organizada pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno com o objetivo de garimpar talentos para o esporte. Foi aprovada e assim começou do zero a sua carreira no difícil esporte. Começou então a aprender esgrima, a cavalgar e a atirar, modalidades que só conhecia de nome :
– Nunca tinha atirado, nunca tinha sequer visto uma disputa de esgrima e para não dizer que nunca tinha andado a cavalo, experimentei uma vez quando tinha 10 anos em uma fazenda – conta Larissa que , poucos anos depois, já era a segunda pentatleta do país.
Os principais títulos internacionais conquistados por Larissa Lellys foram o Campeonato Norceca em 2007 realizado em Havana, Cuba, e o Sul-Americano de 2008 disputado em Caracas, na Venezuela.
Priscila Oliveira
Nasc. : 27/10/1988
Jovem promessa brasileira que vem se destacando nas competições, sendo terceira colocada no Campeonato Sul-americano realizado no Rio em 2007 , repetindo a colocação no Sul-americano em Caracas, Venezuela, em 2008. Também é pernambucana mostrando a força do esporte no Estado que no pentatlo feminino domina totalmente a modalidade no país. Priscila para se classificar para a Copa do Mundo foi muito bem nas três seletivas realizadas, sendo terceira colocada no triatlo realizado no Rio, segunda no tetratlo de Campinas e depois segunda no pentatlo do Rio.
MASCULINO
Wagner Romão
Nasc.: 05/09/1978
Altura: 1,85m
Peso: 75kg
Primeiro do ranking brasileiro é sergipano de Aracajú. Militar, sempre se dedicou ao pentatlo mas ficou afastado alguns anos porque foi servir na cidade de Imperatriz, interior do Maranhão. Mas seguiu treinando apesar das condições adversas e quando retornou ao Rio em 2004 reapareceu nas competições com destaque mesmo tendo sido depois transferido para Uberlândia. É bicampeão brasileiro ( 2006/2008); campeão sul-americano em 2007 e vice-campeão sul-americano (2005/2006 ).
Luis Barroso Magno
Nasc. 25/08/1987
Atleta revelado pela Federação de Pentatlo do Rio, Luis Barroso Magno vai participar de sua primeira competição internacional de peso. Participar logo no início da carreira de uma final de Copa do Mundo – a segunda em importância no calendário da UIPM , União Internacional de Pentatlo Moderno, é uma surpresa para o jovem atleta que vai competir querendo pegar experiência. Ele conseguiu a classificação na equipe brasileira para disputar a final da Copa do Mundo demonstrando muita regularidade, sendo o segundo colocado nas três provas seletivas: o triatlo do Rio, o tetratlo de Campinas e o pentatlo novamente no Rio.
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados