» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Principais dados dos 6 atletas brasileiros na Copa do Mundo

07/09/2009 13h58
CBPM

FEMININO

 

 

 

YANE MARQUES



 

Nasc. : 07/01/84

Peso : 56 kg

Altura : 1,68m

    

 

 

Melhores marcas na carreira : na natação ( 2m 14 s ) e na esgrima( 22 vitórias e apenas 2 derrotas nos Jogos Pan-Americanos do Rio, sendo esta a melhor marca de uma atleta em competições internacionais segundo a UIPM  )
Principais conquistas: campeã dos Jogos Pan-Americanos, tricampeã sul-americana e brasileira, e campeã do Campeonato Norceca


Em apenas quatro anos ela conseguiu mudar a história do Pentlato Moderno no Brasil. Enquanto os especialistas no esporte dizem que um pentatleta precisa de, no mínimo, dez anos para poder chegar ao mesmo nível dos seus principais rivais internacionais, para Yane Marques bastaram apenas quatro quando, no ano retrasado, ganhou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos realizados no Rio.

Yane começou a praticar o pentatlo em 2003, quando estava deixando a prática da natação. Nunca tinha pego em uma arma, andado muito pouco a cavalo e esgrima era uma modalidade completamente desconhecida. Mas parece que ela foi feita para isso. Bastaram alguns poucos meses para aparecer para o Brasil conquistando três brasileiros seguidos, assim como três Campeonatos Sul-americanos e se sagrar campeã pan-americana na sua primeira participação nos Jogos.  Atualmente ela é a 24ª colocada no ranking mundial.

Yane vai disputar a final da Copa do Mundo como uma das principais concorrentes ao podium. Mas não será nada fácil conquistar um lugar honroso pois terá fortes concorrentes, como a campeã olímpica nos Jogos de Pequim, a alemã Lena Schoenebor bem como a medalhista de prata, a inglesa Heather Fell.

 

A  jovem pernambucana, que este ano passou a integrar as fileiras do Exército Brasileiro na condição de  3o Sargento, sendo uma das esperanças do Brasil nos Jogos Mundiais Militares de 2011 ,no Rio,  ainda vai precisar driblar uma certa pressão que vem surgindo para que ela repita o desempenho dos Jogos Pan-Americanos. Apesar disso, a pentatleta mantém a tranqüilidade e permanece focada na busca de um bom desempenho, não se abalando com as expectativas otimistas de torcedores.

As mudanças da regra do Pentatlo Moderno, que começaram a vigorar este ano,  como o denominado evento combinado  – o tiro não mais abrindo a competição mas sim indo para o encerramento junto com a corrida –  foram benéficas para Yane, que tinha problemas de desempenho justamente na corrida.


Ela sabe  que vai  contar com  a ajudacontará da torcida brasileira, que promete comparecer ao Complexo de Deodoro no próximo dia 13, um domingo, quando será realizada a prova feminina da final da Copa do Mundo.

 

 

 

 Larissa Lellys

 

 

Nasc.: 21/11/1982
Altura: 1,71m
Peso: 57kg
 

 

 

Segunda melhor pentatleta do país, a paraibana de nascimento mas pernambucana de coração,  Larissa Lellys , a exemplo de Yane Marques praticava natação quando, em 2003 , no Recife, resolveu participar de uma prova de biatlo organizada pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno com o objetivo de garimpar talentos para o esporte. Foi aprovada e assim começou do zero a sua carreira no difícil esporte. Começou então a aprender esgrima, a cavalgar e a atirar, modalidades que só conhecia de nome :

– Nunca tinha atirado, nunca tinha sequer visto uma disputa de esgrima e para não dizer que nunca tinha andado a cavalo, experimentei uma vez quando tinha 10 anos em uma fazenda – conta Larissa que , poucos anos depois, já era a segunda pentatleta do país.

Os principais títulos internacionais conquistados por Larissa Lellys foram o Campeonato Norceca em 2007 realizado em Havana, Cuba, e o Sul-Americano de 2008 disputado em Caracas, na Venezuela. 

 

 

 Priscila Oliveira



 

 

Nasc. : 27/10/1988



 

 

Jovem promessa brasileira que vem se destacando nas competições, sendo terceira colocada no Campeonato Sul-americano  realizado no Rio em 2007 , repetindo a colocação no Sul-americano em Caracas, Venezuela, em 2008. Também é pernambucana mostrando a força do esporte no Estado que no pentatlo feminino domina  totalmente a modalidade no país. Priscila para se classificar para a Copa do Mundo foi muito bem nas três seletivas realizadas, sendo terceira colocada no triatlo realizado no Rio,   segunda   no tetratlo de Campinas e depois  segunda   no pentatlo do Rio.

 

 

 

 

 

MASCULINO 

 

 

 

 

 Wagner Romão

 

 

 

 

Nasc.: 05/09/1978
Altura: 1,85m
Peso: 75kg 

 

 

 

Primeiro do ranking brasileiro é sergipano de Aracajú.  Militar, sempre se dedicou ao pentatlo mas ficou afastado alguns anos porque foi servir na cidade de Imperatriz, interior do Maranhão.  Mas seguiu treinando apesar das condições adversas e quando retornou ao Rio em 2004 reapareceu nas competições com destaque mesmo tendo sido depois transferido para Uberlândia. É bicampeão brasileiro ( 2006/2008); campeão sul-americano em 2007 e vice-campeão sul-americano (2005/2006 ).

 

 

 

 

Luis Barroso Magno



 

 

 

Nasc.  25/08/1987

 

 

 

Atleta revelado pela Federação de Pentatlo do Rio, Luis Barroso Magno vai participar de sua primeira competição internacional de peso.  Participar logo no início da carreira de uma final de Copa do Mundo – a segunda em importância no calendário da UIPM , União Internacional de Pentatlo Moderno, é uma surpresa para o jovem atleta que vai competir querendo pegar experiência. Ele conseguiu a classificação na equipe brasileira para disputar a final da Copa do Mundo demonstrando muita regularidade, sendo o segundo colocado nas três provas seletivas: o triatlo do Rio, o tetratlo de Campinas e o pentatlo novamente no Rio.

 

 

 

 
Rafael Marzullo
 
Nasc.  : 17/12/86
 
Mineiro, de Juiz de Fora, Rafael Marzullo começou a praticar o pentatlo há apenas dois anos em Resende, Rio de Janeiro,  na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN – ,  onde é cadete do Exército. Nas três provas seletivas para definir a equipe brasileira na Copa do Mundo, Rafael foi quinto colocado na competição inaugural ( triatlo no Rio ); terceiro colocado no Tetratlo de Campinas e novamente terceiro na última prova, o pentatlo realizado nas dependências do Círculo Militar, em Deodoro, no Rio.  
 

Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro