» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo Moderno estreia em Tóquio na quinta com Ieda Guimarães

No Japão, será a primeira vez nos Jogos Olímpicos que as cinco provas da modalidade vão acontecer em uma única arena

03/08/2021 19h38
Odenir Fonseca

Tudo pronto no Estádio de Tóquio (Divulgação/FEPM)

Está tudo pronto para a estreia do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os 72 pentatletas classificados para o evento individual do torneio começam a disputa pelas medalhas de ouro, prata e bronze nesta quinta-feira, 5. Dentre os 31 países representados na modalidade, está a brasileira Ieda Guimarães, 20.

O dia de estreia é dedicado ao ranqueamento da esgrima, tanto feminina quanto masculina. Nelas, todos os pentatletas de cada evento se enfrentam entre si. São 35 duelos com a espada para cada um, que vão acontecer no Musashino Forest Sport Plaza, que também sediou o badminton, de 24 de julho até ontem, 2.

Na sexta, 6, as mulheres encaram as últimas provas dos Jogos, com a distribuição de medalhas. O evento com pódio entre os homens será no sábado, 7.

As disputas finais começam pelos 200 metros estilo livre da natação, passando pela esgrima bônus (com duelos a partir do último da classificatória contra o penúltimo e assim sucessivamente até o primeiro colocado), os saltos com o cavalo e encerrando pelas quatro séries de 800 metros de corrida, intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo do laser-run.

As provas finais da modalidade vão acontecer no Estádio de Tóquio, que sediou quatro partidas do futebol, nos dias 21 e 22 de julho. A arena também foi palco do rugby, de 26 a 31 de julho. No Japão, será a primeira vez em uma Olimpíada que o Pentatlo Moderno terá as cinco provas finais de sua disputa em uma única arena.

“Os Jogos Olímpicos são o auge do esporte e estou muito contente em nome do Conselho Executivo da UIPM por dar boas-vindas a todos os atletas, treinadores e líderes de equipe qualificados para se juntarem a nós para uma celebração maravilhosa do Pentatlo Moderno aqui em Tóquio”, deseja o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o alemão Klaus Schormann.

5 medalhistas olímpicos

Dentre os 72 pentatletas que vão competir em Tóquio estão cinco medalhistas olímpicos, além de 11 campeões mundiais. Todos os cinco continentes têm representantes na modalidade e oito países atingiram a cota máxima de classificação para os Jogos, com quatro atletas cada (dois em cada gênero).

Entre os medalhistas olímpicos estão dois que subiram no pódio na última edição dos Jogos, Rio 2016: a francesa Elodie Clouvel, 32, e o ucraniano Pavlo Tymoshchenko, 34. Ambos foram prata na Olimpíada brasileira.

Os outros medalhistas olímpicos são:

. Laura Asadauskaite (Lituânia): ouro em Londres 2012
. Adam Marosi (Hungria): bronze em Londres 2012
. Anastasiya Prokopenko (Bielorrússia): bronze em Pequim 2008

Os campeões mundiais:

. Anastasiya Prokopenko (Bielorrússia): 2021 e 2018
. Adam Marosi (Hungria): 2021 e 2009
. Valentin Belaud (França): 2019 e 2016
. Volha Silkina (Bielorrússia): 2019
. James Cooke (Inglaterra): 2018
. Gulnaz Gubaydullina (Rússia): 2017
. Jinhwa Jung (Coreia do Sul): 2017
. Sarolta Kovacs (Hungria): 2016
. Pavlo Tymoshchenko (Ucrânia): 2015
. Laura Asadauskaite (Lituânia): 2013
. Justinas Kinderis (Lituânia): 2013

“Vivemos tempos difíceis, mas os Jogos Olímpicos continuam sendo o evento esportivo de maior prestígio para todos os atletas olímpicos, todas as federações nacionais e internacionais e os comitês olímpicos”, observa Klaus.

Ieda entre as mais jovens

Revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade, a carioca Ieda Guimarães é a quarta mais jovem dentre as 36 pentatletas olímpicas. Ela só é mais velha do que a egípcia Amira Kandil, que tem 18 anos, a chinesa Mingyu Zhang (19) e a húngara Michelle Gulyas, que também tem 20, mas é dois meses mais nova.

Com atuais 1,72m de altura e 60kg, Ieda está no Pentatlo Moderno desde que tinha nove anos de idade. Ela entrou para a modalidade ao lado da irmã gêmea, Maria Karolina Guimarães, tudo por “culpa” do pai que levou as duas para experimentarem o esporte no CT da CBPM no Rio.

A carioca teve um rápido desenvolvimento na modalidade. Desde o início, foi se acostumando a competir em categorias superiores a sua, o que hoje não é diferente. Oficialmente, ela é atleta Júnior, que no Pentatlo Moderno reúne competidores de até 21 anos.

A brasileira conquistou sua primeira medalha na modalidade pouco tempo depois que começou a competir, quando foi campeã Sub-9 do Brasileiro daquele ano. Em 2011, ela participou de seu primeiro torneio internacional, o Sul-Americano, disputado no Rio.

Sua primeira competição fora do país foi em 2013, quando foi para a Argentina participar do Sul-Americano Jovem. Então com apenas 13 anos, ela esteve na disputa que reuniu atletas com 15 ou 16 (Sub-17) e quase subiu ao pódio, já que ficou em quarto.

Em 2018, Ieda participou dos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, na Bolívia, onde conquistou o bronze na disputa individual e o ouro no revezamento misto, ao lado do colega de treinamento Victor Aguiar. No mesmo ano, participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

Um ano depois, a carioca esteve nos seus primeiros Jogos Pan-Americanos, em Lima. Foi na capital peruana que ela conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, ao ser a melhor sul-americana do torneio, com o quarto lugar geral.

Nos anos de 2018 e 2019, Ieda conquistou o título de Melhor Pentatleta do Prêmio Brasil Olímpico, do COB.

Em Tóquio, a brasileira está acompanhada do seu técnico de hipismo, Erick Nascimento. A carioca também faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos da Marinha (CDM), e ainda recebe o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

“Sei que nossos atletas terão um desempenho de alto nível com um espírito de justiça e respeito mútuo. O Barão Pierre de Coubertin criou um esporte especialmente para os Jogos Olímpicos e é muito importante manter seu legado intacto no presente e no futuro. O Movimento Olímpico está vivo e continuará a inspirar as gerações futuras com o novo lema – mais rápido, mais alto, mais forte, juntos”, acrescentou o presidente da UIPM.

PROGRAMAÇÃO

5 de agosto (quinta): Ranqueamento da esgrima (Musashino Forest Sport Plaza)
1h: Feminina
4h30: Masculina

6 de agosto (sexta): Evento final feminino (Estádio de Tóquio)
2:30: Natação
3:45: Esgrima bônus
5:15: Hipismo
7:30: Laser-run

7 de agosto (sábado): Evento final masculino (Estádio de Tóquio)
2:30: Natação
3:45: Esgrima bônus
5:15: Hipismo
7:30: Laser-run


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro