» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo Moderno em Rio 2016 terá 28 países

11/07/2016 09h58
CBPM


Em Londres 2012, os 72 pentatletas da disputa eram de 26 nações; modalidade na capital fluminense contará com todo o pódio dos últimos Jogos e a campeã de Pequim 2008

O Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será maior do que em Londres 2012. Pelo menos em número de países representados. Na capital fluminense, os 72 competidores da modalidade vão representar 28 países. Há quatro anos, os então pentatletas olímpicos eram de 26 nações. E as diferenças não param por aí!

O número de nomes do continente americano também é maior agora do que nos Jogos da Inglaterra. Se na terra da rainha eles eram 10, nesta edição serão 15. Estados Unidos terão três representantes e Argentina, Brasil, Canadá, Cuba, Guatemala e México dois, cada.

“A Argentina está fazendo um excelente trabalho de renovação de pentatletas, embora contará com uma estrangeira que se naturalizou, a ucraniana Iryna Khokhlova”, observa Fábio Corrêa, coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro. “Cuba era questão de tempo fazer parte dos Jogos, pois sempre teve atletas de bom nível e que agora estão mais maduros”, Fábio acrescenta.

Brasil de volta após 12 anos

Dentre os 15 pentatletas das Américas que estarão em Rio 2016 está o brasileiro Felipe Nascimento. Graças ao pernambucano de 22 anos o Brasil voltará a ter um reprensante na disputa entre os homens nas Olimpíadas depois de dois ciclos. O último nome masculino do país nos Jogos foi Daniel Santos, que ficou em 29º em Atenas 2004.

Felipe se classificou para a capital fluminense através da vaga que o Brasil tem direito por sediar a competição, feito alcançado por ele ser o líder do ranking nacional. O atleta de 22 anos foi revelado no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos talentos na modalidade.

“A presença de Felipe nos Jogos significa que o PentaJovem está dando resultados, pois além do pernambucano, os outros dois atletas que vinham disputando a vaga com ele também são do projeto”, Fábio aponta, citando os cariocas Danilo Fagundes, 28, e William Muinhos, 22. “Nossa meta agora é garantir uma segunda vaga masculina na próxima Olimpíada e quem sabe classificar a primeira mulher nos Jogos formada no PentaJovem”, ele acrescenta.

Espalhado pelo mundo

Alem dos 15 pentatletas do continente americano, o Pentatlo Moderno em Rio 2016 terá outros grandes nomes do esporte. A modalidade contará com representantes de todos os continentes e sete medalhistas olímpicos. Dos 28 países presentes nos Jogos do Rio, China, Inglaterra, Hungria e Itália atingiram a cota máxima de representantes, dois nomes em cada disputa.

Dentre esses tantos talentos está a brasileira Yane Marques, primeira pentatleta latinoamericana medalhista olímpica graças ao bronze conquistado em Londres 2012. Contando com pernambucana de 32 anos, o Pentatlo Moderno nos Jogos do Rio vai contar com todo o pódios da última Olimpíada: a lituana Laura Asadauskaite (ouro), a inglesa Samantha Murray (prata), o tcheco David Svoboda (ouro), o chinês Cao Zhongrong (prata) e o húngaro Adam Marosi (bronze). A campeã de 2008, a alemã Lena Schoneborn, também vai competir na capital fluminense.

“Quanto mais países tivermos representados, maior é a representatividade do esporte no mundo. A quantidade de nações presentes no Rio é um indicativo da presença do Pentatlo em um grande número de países. Isso diz que ele está mais espalhado pelo mundo”, observa Alexandre França, técnico da seleção brasileira feminina de Pentatlo Moderno.

Para o treinador, no Pentatlo Moderno na capital fluminense poderá ser vista a evolução das mulheres como um todo. A modalidade centenária que passou a contar com a disputa feminina apenas a partir de Sidney 2000, para França, terá no Rio dificuldade das provas entre os homens parecidas com a das mulheres.

“Os índices de corrida e natação das mulheres como um todo subiram muito nos últimos quatro anos. O Rio terá uma configuração bastante diferente de Olimpíada do que a gente viu até então. Vai ser uma prova bastante interessante. Temos favoritas, o que não vimos nos outros Jogos e que vai tornar a coisa bastante interessante”, França visualiza.

RAIO-X DO PENTATLO MODERNO EM RIO 2016

QUANDO?

18 de agosto (quinta): Esgrima tradicional feminina e masculina
19 de agosto (sexta): Final feminina
20 de agosto (sábado): Final masculina

AONDE?
Todas em Deodoro, na Zona Oeste da cidade

Arena da Juventude: Esgrima tradicional
Centro Aquático: Natação
Estádio de Deodoro: Esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida

QUEM?

Brasileiros
Felipe Nascimento
Yane Marques

Medalhistas olímpicos

MULHERES
Lena Schoneborn, Alemanha (ouro em Pequim 2008)
Laura Asadauskaite, Lituânia (ouro em Londres 2012)
Samantha Murray, Inglaterra (prata em Londres 2012)
Yane Marques, Brasil (bronze em Londres 2012)

HOMENS
David Svoboda, República Tcheca(ouro em Londres 2012)
Cao Zhrongrong, China (prata em Londres 2012)
Adam Marosi, Hungria (bronze em Londres 2012)

Medalhistas em mundiais
Exceto aqueles que também são medalhistas olímpicos​

MULHERES
Qian Chen, China (Ouro em 2009 e prata em 2012, 2014 e 2015)
Donata Rimsaite, Rússia (Ouro em 2009, prata em 2010 e bronze em 2013)
Elodie Clouvel, França (Prata em 2016)

HOMENS
Aleksander Lesun, Rússia (Ouro em 2012 e 2014, prata em 2010, 2011 e 2016 e bronze em 2013)
Valentim Belaud, França (Ouro em 2016)
Pavlo Tymoshchenko, Ucrânia (Ouro em 2015)
Justinas Kinderis, Lituânia (Ouro em 2013 e bronze em 2010)
Amro El Gesizy, Egito (Prata em 2014)
Jung Jinhwa, Coreia do Sul (Bronze em 2012 e 2016)
Jan Kuf, República Tcheca (Bronze em 2014)

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro