» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo é incluído nos Jogos Sul-Americanos

07/06/2012 21h01
CBPM


Modalidade entra no programa do torneio a partir da próxima edição, em 2014, no Chile

Após assembleia realizada na Argentina, a Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur, em espanhol) anunciou a inclusão do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos. A modalidade entra no programa do torneio a partir da próxima edição, em 2014, na capital chilena, Santiago. A estreia acontecerá em meio ao clima de celebração das dez edições da competição, daqui a dois anos, no Chile.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que também preside a Odesur, vê a inclusão da modalidade nos Jogos Sul-Americanos como um reconhecimento do esforço da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) em difundir o esporte mundialmente.

“Mesmo sendo uma das modalidades olímpicas mais tradicionais, o Pentatlo Moderno vem se modernizando e ganhando atratividade para a mídia e o público. As mudanças nas regras feitas pela União Internacional, em 2009 (advento do evento combinado de tiro e corrida), deixaram a modalidade mais dinâmica e atraente”, destaca Nuzman.

A notícia coincide com as comemorações dos 100 anos do Pentatlo Moderno nas Olimpíadas, celebrada em Londres 2012. A primeira vez que a modalidade participou dos Jogos foi em Estocolmo 1912.

“Trata-se de uma importante vitória que vinha sendo perseguida com muita dedicação pelos dirigentes do Pentatlo Moderno no continente desde o Pan de 2007, quando houve um esforço conjunto para que todas as vagas disponíveis na competição fossem ocupadas com atletas de alta qualidade. Essa estratégia se consolidou no panorama esportivo por ocasião do Pan de Guadalajara, no ano passado, onde, mais uma vez, todas as vagas da competição foram preenchidas por excelentes atletas. Certamente a decisão da Odesur se baseou nessa trajetória virtuosa da modalidade no continente”, comemora Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Brasileiro de olho em Santiago 2014

Juntamente com o Pentatlo Moderno, em Santiago 2014, estarão outras 32 modalidades, dentre elas, muitas olímpicas, assim como o Pentatlo. Atletismo, judô, natação, remo, tênis e vôlei (tanto de quadra quanto de praia) são algumas delas.

A competição, que acontece de quatro em quatro anos, reúne cerca de 3 mil atletas de 15 países. Proporcionalmente, não fica atrás de outros importantes torneios mundiais. Nas Olimpíadas, são cerca de 10 mil competidores para mais de 200 países e nos Jogos Pan-Americanos, 5 mil para mais de 40.

“Sem dúvida, os atletas do continente ganharam uma excelente oportunidade para o aprimoramento técnico. Uma competição oficial no calendário internacional representa um passo extraordinário para a modalidade se consolidar na América do Sul", aponta Helio.

Assim como muitos pentatletas sul-americanos, o brasileiro William Muinhos se diz beneficiado com a notícia. Para o carioca de 18 anos, que já compete no circuito internacional, a existência de mais um importante desafio em seu calendário de competições é animadora.

“Acredito que a inclusão do Pentatlo Moderno nos Jogos da Odesur fará com que a modalidade cresça cada vez mais. Temos o Campeonato Sul-Americano, mas havendo uma competição de grande nível continental é bom para que os outros atletas conheçam nossa modalidade”, afirma William.

O jovem atleta vai além e já se vislumbra com a possibilidade de representar o Pentatlo Moderno brasileiro no Chile.

“Vou treinar com ânimo a mais para daqui a dois anos conseguir uma classificação para representar da melhor forma o Pentatlo Moderno nos Jogos”, conta o pentatleta.

Em Chile 2014, será a segunda vez que os Jogos Sul-Americanos serão realizados em Santiago – a primeira foi em 1986. A competição estreou em La Paz, na Bolívia, em 1978. O Brasil foi sede em 2002, com Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belém. A Argentina já recebeu o torneio duas vezes (Rosário 1982 e Buenos Aires 2006). Peru (Lima 1990), Venezuela (Valência 1994), Equador (Cuenca 1998) e Colômbia (Medellín 2010), uma vez, cada.

SAIBA MAIS

UIPM divulga nomes para definir vagas para Londres
Brasil é o melhor sul-americano no Norceca de 2012
Rio de Janeiro na rota da Copa do Mundo até 2016
Brasil é destacado pela UIPM por ranking de 2011

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro