» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatleta dá tiro certeiro em dois esportes

25/08/2011 10h10
CBPM

Carioca Gabriel Sasaqui é o mais novo recordista brasieiro de Tiro Esportivo

Mirar e acertar na mosca! Essa é uma das habilidades de Gabriel Sasaqui. Aos 15 anos, o atleta do Pentatlo Moderno conseguiu uma façanha em uma das cinco provas da modalidade (esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida): é o mais novo recordista brasileiro juvenil de Tiro Esportivo na categoria pistola de ar. A recompensa pela conquista foi o convite para integrar a delegação brasileira no Campeonato Sul-Americano do esporte, no próximo mês, no Chile

Revelado pelo PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CMPM) mantém há mais de dois anos no Rio de Janeiro e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade, o carioca tem todos os motivos para comemorar. Em junho passado, foi campeão sul-americano Jovem B da modalidade, na capital fluminense.

“Hoje com grande satisfação temos mais um feito no Pentatlo Moderno brasileiro. A convocação de Gabriel só nos mostra o grande trabalho que temos feito, pois além de trabalhar novos talentos para nosso esporte estamos também talhando atletas para nossas modalidades co-irmãs, como é o caso do tiro”, diz Fábio Corrêa, coordenador do PentaJovem-RJ.

No Chile, o jovem vai competir em uma categoria acima da sua: a Júnior, para atletas de 16 a 20 anos. Mas antes da ida para o Sul-Americano, terá um novo desafio ainda no Brasil: o Campeonato Sul-Brasileiro, em Curitiba, Paraná.

O crescimento no Tiro Esportivo foi conseguido sem muitos segredos ou fórmulas mágicas. "Eu treino às terças, quintas e sextas, de 19h às 20h", conta. Mas, engana-se quem pensa que os outros dias são de folga. "Em períodos que antecedem provas do Pentatlo ou do Tiro, chego a treinar até nos fins de semana. Só não treino quando não há nada de especial perto".

Mesmo sendo um craque com a arma, Gabriel revela que não planejou tal habilidade. "Dos cinco esportes que pratico no Pentatlo, não escolhi especialmente me dedicar mais ao tiro. Ele veio junto com os outros, mas foi com ele que me dei melhor. Então, fui desenvolvendo mais essa do que as outras modalidades devido à facilidade que tive".

Com tantos bons resultados no esporte, o jovem admite que está com uma dúvida: continuar se dividindo em cinco ou se dedicar, integralmente, a um esporte. "O disparo no Pentatlo e no Tiro Esportivo são muito diferentes. Para desenvolver o de precisão eu precisaria de mais tempo, além de outros tipos de treinamento. No Pentatlo, tenho que separar esse mesmo tempo para os cinco esportes diferentes. A verdade é que para os dois é necessária uma dedicação completa", defende.

Realmente, a decisão é difícil, mas uma certeza Gabriel já tem: "Meu único objetivo em qualquer que seja o esporte é chegar a uma olimpíada", sonha.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro