» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pan/Sul-Americano da Argentina começa nesta quinta

30/09/2012 23h12
CBPM


Na capital argentina, delegação brasileira terá 19 pentatletas, incluindo Yane Marques, que volta a competir desde o inédito bronze nos Jogos de Londres

Nesta semana, pentatletas das três Américas vão se reunir na Argentina para uma das principais competições da modalidade no continente. A partir desta quinta-feira, 4, eles vão se encontrar em Buenos Aires para o Campeonato Pan e Sul-Americano de Pentatlo Moderno. Até domingo, 7, jovens e experientes competidores estarão na capital argentina para o torneio duplo.

No país vizinho, a delegação brasileira será formada por 19 pentatletas, que viajam nesta terça, 2. Quase todos os nossos representantes são do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de três anos no Rio e em Recife para formar novos nomes na modalidade.

A exceção é Yane Marques, que compete pela primeira vez após o inédito bronze conquistado nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto. A pernambucana ocupa o atual segundo lugar no ranking mundial da União Internacional e Pentatlo Moderno (CBPM) e tem um pentacampeonato sul-americano (2004, 2005, 2006, 2008 e 2009) e um tricampeonato pan-americano (2007, 2009 e 2010).

“Vou participar da competição para manter a frequência, até porque não seria interessante eu não disputar um torneio durante o semestre inteiro”, conta.

Na Argentina, a medalhista olímpica vai participar da disputa individual feminina sênior, na sexta, 5. Ela terá ao seu lado as também brasileiras Amanda Turute, Juliana Domingues e Andressa Lima. Um dia depois, no sábado, 6, Danilo Fagundes, William Muinhos, Felipe Nascimento e Lucas Santos entram em cena no evento sênior masculino.

Danilo é o atual campeão Brasileiro e número um do ranking nacional. Apesar dos títulos, o carioca de 24 anos prefere manter os pés no chão na busca por melhores marcas pessoais. “Não fico muito ligado no ranking. Acho que ele não mensura o atleta na íntegra, já que é um histórico do último ano. Fico tranquilo e não me apego, pois sei que pode ser temporário”, ressalta o pentatleta, que foi bronze no revezamento masculino do Pan-Americano de 2010.

Quem também prefere focar nos seus resultados pessoais é Felipe Nascimento. O pernambucano de 19 anos vem melhorando suas marcas a cada competição. Há menos de um mês, ele estava em outra competição internacional, o Mundial Júnior, na Polônia. Na Argentina, além da disputa sênior, Felipe também vai participar do evento júnior.

“A competição na Argentina terá um nível bem menor do que o Mundial por se tratar de um Sul/Pan-Americano, o que não quer dizer que será fácil. Participar de competições fortes assim em tão pouco tempo tem seus lados positivos e negativos. Os negativos é que o corpo sente sim por conta dos desgastes da prova, mas procuramos reverter esse quadro com o tipo de treinamento próprio para competição. E o lado positivo é que você acabou de vir de uma competição e ainda está na adrenalina e no clima de competição, o que é muito bom”, diz Felipe, que foi prata jovem A e ouro no revezamento misto da mesma categoria no Sul-Americano de 2011.

Se aperfeiçoando no exterior

Se Felipe já sente os efeitos de mais de uma competição internacional em menos de um mês, o que dirá Amanda Turute? Com o torneio na Argentina, a pentatleta terá estado em três disputas fora do país no mesmo intervalo de tempo. Além do Mundial Júnior da Polônia, ela participou do Mundial Jovem A da Hungria, que se encerrou no último dia 23.

Mas se engana quem acha que a maratona de competições desanima Amanda. “Acho uma oportunidade incrível de me aprimorar, em especial na esgrima, que ainda é minha modalidade mais fraca. Na Argentina, farei o máximo para aplicar todo o conhecimento adquirido nos mundiais e, como todos, espero sempre obter meus melhores resultados”, projeta a pentatleta de 18 anos.

Em Buenos Aires, Amanda vai competir em três categorias: sênior, júnior e Jovem A. No Sul-Americano do ano passado, ela foi prata Jovem A e na edição de 2010, prata Jovem B. Assim como ela, Andressa Lima também estará nas três principais categorias do Pentatlo Moderno.

Ainda na comparação com Amanda, Andressa, que também tem 18 anos, participou do Mundial Jovem A da Hungria. O sentimento de realização pela presença em competições internacionais é outro fato compartilhado pelas duas.

“É um privilégio e um orgulho poder representar o meu país em competições tão importantes. Existe um acúmulo de cansaço pelo fato de ambas as competições serem tão próximas, mas é só manter o foco e a gana de vencer o próprio corpo”, conta Andressa, que foi bronze Jovem A no último Sul-Americano.

Na outra ponta de nossa delegação, Juliana Domingues e Gabriel Sasaqui são dois dos mais novos representantes brasileiros na Argentina. Os pentatletas de 15 e 16 anos, respectivamente, já participaram de outras edições do Sul-Americano e mais recentemente da segunda etapa da Copa do Mundo, em março passado, no Rio de Janeiro.

Da lembrança do torneio “em casa”, Juliana comemora as melhoras que teve. “Diminui os meu tempos conforme o esperado e melhorei meu jogo na esgrima”, avalia. Na Argentina, ela só pensa em uma coisa. “Que meus treinos dêem resultado”, espera a pentatleta que foi bronze Júnior no Sul-Americano de 2011 e que mesmo com a pouca idade, vai competir em três categorias do torneio: sênior, júnior e jovem B.

Gabriel também se diz satisfeito com seu desempenho na Copa do Rio e, vindo de uma lesão recente, espera manter as marcas que vem alcançando. “Passei por uma fase meio crítica nos treinos devido a duas lesões que tive próximo ao meio do ano, mas já estou bem recuperado e pretendo dar 100% na competição. Como eu tive problemas com machucados que me impediram de treinar não acho que conseguirei melhorar meu resultado, mas acredito que possa pelo menos igualá-los”, visualiza o pentatleta, que foi ouro jovem B no último Sul-Americano.

Completam a delegação brasileira na Argentina: Bianca Cavalcanti, Stephany Saraiva, Lucas Martinez, Caio Silva, Yan Freitas, Brenna e Brunna Lima, Edson Guimarães, Victor Aguiar e Breno Lima.

Calendário do Sul/Pan-Americano da Argentina

DIA 1 (Quinta-feira, 4): Jovem A, B, C, D e E
DIA 2 (Sexta-feira, 5): Feminina Sênior e Júnior
DIA 3 (Sábado, 5): Masculina Sênior e Júnior e Revezamentos misto Jovem (A a E)
DIA 4 (Domingo, 6): Revezamento misto Sênior e Júnior

O Brasil no Sul/Pan-Americano da Argentina

Sênior feminino: Yane Marques, Amanda Turute, Juliana Domingues e Andressa Lima
Sênior masculino: Danilo Fagundes, William Muinhos, Felipe Nascimento e Lucas Santos
Júnior feminino: Amanda Turute, Andressa Lima e Juliana Domingues
Júnior masculino: William Muinhos, Felipe Nascimento e Lucas Santos
Jovem A feminino: Amanda Turute, Andressa Lima, Bianca Cavalcanti, Stephany Saraiva
Jovem A masculino: Lucas Santos, Lucas Martinez, Caio Silva e Yan Freitas
Jovem B feminino: Juliana Domingues, Brenna Lima e Brunna Lima
Jovem B masculino: Gabriel Sasaqui, Edson Guimarães, Victor Aguiar e Breno Lima

SAIBA MAIS

Finais individuais encerram o Campeonato Mundial Jovem A
Brasileiros na última disputa do Campeonato Mundial Júnior
Projeto PentaJovem: Formando outras Yanes
Rio de Janeiro volta a sediar etapa da Copa do Mundo em 2013

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro