» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

P. Oliveira tem sua melhor marca em Copa do Mundo

22/03/2013 09h27
CBPM


Pernambucana chegou a iniciar o evento combinado em 2º; Yane Marques ficou em 13º

Deu Estados Unidos na Final Feminina da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio de Janeiro. A norte-americana Margaux Isaksen conquistou a medalha de ouro da competição com 5.268 pontos somados. Mas para o Brasil, o destaque dentre as 36 finalistas dos 16 países representados ficou por conta de Priscila Oliveira. Com o 11º lugar que conquistou (5.004 pontos), a número 2 do ranking brasileiro chega ao seu melhor desempenho em uma Copa do Mundo. E a melhora foi espetacular.

Até então, o melhor resultado da tricampeã Brasileira tinha sido o 24º lugar da segunda etapa da Copa do Mundo de 2008, no México, repetido na Final do torneio de 2009, na capital fluminense. Yane Marques, a outra brasileira da disputa, terminou o dia em 13º com 4.964 pontos. A prata ficou com a lituana Laura Asadauskaite (5.224), atual campeã olímpica, e o bronze com a húngara Zsofia Foldhazi (5.176), atleta de 19 anos, bicampeã Mundial Jovem A (2009 e 2010).

As cinco provas da modalidade (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida) aconteceram no Centro Nacional de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, que fica no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste da cidade. A disputa ao longo do dia foi bem equilibrada, com alternância de posições durante todos os eventos.

No primeiro deles, a esgrima, Yane ficou em 8º lugar com 20 vitórias e 880 pontos somados. Priscila foi a 22ª após ter vencido 16 duelos com a espada e garantido 784 pontos.

Na natação, a número 1 do ranking nacional fez o 7º tempo da prova, 2min14s40, o que lhe rendeu 1.188 pontos. A marca a levou para a 4ª colocação geral. Já Priscila subiu para a 20ª depois de nadar os 200 metros estilo livre no 11º tempo da disputa, 2min16s62 (1.164).

O hipismo reservou surpresas para as brasileiras. Priscila não derrubou nenhum obstáculo do percurso, fazendo a melhor apresentação dentre as finalistas, disparando para a 2ª colocação geral com os 1.200 pontos somados. Já Yane não conseguiu se manter entre as primeiras e caiu para o10º lugar após ser penalizada com a derrubada de quatro obstáculos (1.000) no que foi o 20º melhor desempenho da equitação.

Na última prova do dia, o evento combinado de tiro e corrida, mais uma troca de posições. A norte-americana que poucos depois seria a campeã largou em terceiro lugar, ultrapassando Priscila e a atual vice-campeã olímpica, a inglesa Samantha Murray, que largou em 1º e chegou em 5º. A vice-campeã da Copa do Rio, Asadauskaite, apertou o ritmo e saiu da 7ª posição para chegar na 2ª. Já a medalhista de bronze, Zsofia, deixou o 6º lugar da largada para assumir o 3º na chegada.

A 4ª colocada, a ucraniana Victoria Tereshuk, teve um dos ganhos de posições mais surpreendentes surpreendeu no evento combinado. A medalhista de prata de Pequim 2008 ganhou 10 lugares na classificação geral, depois de começar a prova em 14º.

Enquanto isso, Yane e Priscila faziam, respectivamente, o 18º e o 22º tempo da última prova do dia. Yane encerrou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro em 13min46s60, faturando 1.896 pontos. Já sua conterrânea cruzou a linha de chegada em 13min56s70 (1.856).

Nuzmam prestigia competição

Embora nenhuma brasileira tenha conquistado umas das três medalhas da Copa do Rio, a cerimônia de premiação da competição teve a presença de duas pentatletas do país. Antes de entregar as medalhas para as campeãs do torneio, a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) fez duas homenagens.

A primeira delas foi para Samantha Harvey. A norte-americana naturalizada brasileira conquistou o primeiro ouro para o Brasil na disputa feminina do Pentatlo Moderno nos Jogos Pan-Americanos. O feito da pentatleta aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003. Para celebrar o aniversário de 10 anos do pioneirismo de Samantha, a Confederação a convidou para vir dos Estados Unidos, aonde mora, para receber a homenagem na competição em solo carioca.

Já Yane foi lembrada pelo bronze conquistado nos Jogos Olímpicos de Londres. A medalha da pernambucana fez com que ela se tornasse a primeira pentatleta latino-americana medalhista olímpica. Desde o pódio na Inglaterra, em agosto passado, a pernambucana se mantém no segundo lugar do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

As disputas da Final Feminina da Copa do Mundo do Rio contaram com uma presença ilustre. O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, acompanhou de perto o desempenho das 36 finalistas da competição.

Depois da Final Feminina, a Copa do Rio realiza neste sábado, 23, a grande disputa entre os homens. Vão estar presentes pentatletas de 18 países, dentre eles o atual campeão olímpico, o tcheco David Svoboda, e o medalhista de bronze dos Jogos da capital inglesa, o húngaro Adam Marosi.

O Brasil não tem representantes na Final Masculina, mas voltará a ter no domingo, 24, último dia da Copa do Mundo, quando será disputado o revezamento misto. Danilo Fagundes e Priscila Oliveira vão formar a dupla de brasileiros que vai passar pelas cinco provas do evento.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro