Competição chega à sua quarta edição neste sábado com 55 pentatletas, dentre uruguaios e chilenos
O Campeonato Open de Pentatlo Moderno de Santos chega à sua quarta edição neste sábado, 29, contando com pentatletas estrangeiros pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, dentre os 55 competidores inscritos estarão dois chilenos e um uruguaio. Um deles, o chileno Benjamin Ortiz, de 23 anos, também esteve na cidade paulista na edição de 2018 do torneio.
Ortiz, que foi prata nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, aliás, vai usar o Open de Santos como sua última competição antes dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, que será realizado no fim de julho e início de agosto no Peru.
"Todos que competiram no ano passado elogiaram bastante a competição, gostaram do local, gostaram do tratamento que receberam, o pessoal ficou bem feliz", garante o vice-presidente da Federação Paulista de Pentatlo Moderno (FPPM), Odenir Fonseca.
Odenir conta que o número de estrangeiros só não foi maior neste ano por causa dos Jogos de Lima. Cada país traçou uma estratégia própria de preparação para a competição no Peru, que vai distribuir ao todo 10 vagas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
"Esse intercâmbio na América do Sul é importante. A América do Sul está em nível abaixo dos europeus em relação à parte técnica. Se a gente conseguir ter competições entre os países sul-americanos que consigam reunir todo mundo, todo mundo cresce junto", Odenir defende.
TETRATLO
Diferentemente neste ano, o Open de Santos vai reunir quatro das cinco provas do Pentatlo Moderno (esgrima, natação e laser-run). O hipismo ficará de fora.
"Enviamos todos os esforços para substituir a empresa que fornecia os cavalos até o ano passado. Mas infelizmente não logramos êxito”, o vice-presidente da FPPM conta. "Apesar de tudo, vamos ter 55 atletas na competição".
As provas continuam sendo realizadas no Centro Esportivo da Zona Noroeste, que abriga a edição santista do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes da modalidade olímpica.
"Apesar da crise financeira no esporte, com redução de investimento, acredito que a gente consiga fazer o simples e o barato, o funcional", Odenir afirma. "É o quarto ano que estamos organizando o torneio. Os outros três anos foram sucesso. O pessoal gosta de vir a Santos. É uma cidade legal para competir”.
SEIS EQUIPES
Como nos outros anos, o Open de Santos de 2019 contará com provas em todas as categorias do Pentatlo Moderno (Jovem A, B, C, D, E e F, Júnior e Sênior). Dentre os brasileiros, haverá competidores de seis equipes, dentre pentatletas de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
“O nosso atrativo aqui em Santos é o alojamento gratuito. Os atletas não têm despesa com hotel, o que é uma boa ajuda para quem já tem gasto de viagem e refeição”, Odenir reforça.
O mais novo dentre os 55 inscritos para a o torneio é Miguel Sanches, de apenas seis anos, do PentaJovem-Santos. A com maior idade é Marylin Silva, que com 43 anos é do PentaJovem-RJ.
“A gente já vem com experiência acumulada. Então, já sabemos o que funciona e o que não funciona. Já temos o circuito do laser-run preparado e muita coisa pegamos de experiência dos outros anos. Creio que esse ano as disputas vão ser até mais rápidas, com uma dinâmica melhor. A previsão é de tempo bom, o que ajuda bastante”, o vice-presidente da FPPM finaliza.
OPEN DE SANTOS 2019
Data: sábado, 29 de junho, a partir das 8h
Local: Centro Esportivo da Zona Noroeste (Rua Fausto Felício Bruzarosco, Castelo, Santos, SP)
Categorias: Jovem de F a A, Júnior e Sênior
Programação
8h: Aquecimento da esgrima
8h30: Esgrima (Jovem A, Júnior e Sênior)
9h: Aquecimento da natação
9h30: Natação (todas as categorias)
11h: Aquecimento laser-run
11h30: Laser-run
18h: Cerimônia de premiação
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados