É um esporte composto por 5 disciplinas e foi idealizado pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Ele é disputado no formato individual, para homens e mulheres, e em equipes, podendo ser masculina, feminina ou mista
São elas:
Esgrima
Os pentatletas se enfrentam numa série de duelos com a espada. Todos enfrentam todos. Cada combate dura 1 minuto ou o tempo necessário para que o adversário seja atingido. A vitória em um combate se dá quando ocorre um contato em qualquer parte do corpo do adversário. Se durante 1min não se dá nenhum contato, ambos os pentatletas assumem a derrota. Realizar um jogo perigoso, sair dos limites da pista ou dar as costas ao adversário levam à perda de pontos.
Em 2015 foi adicionado às finais o seguinte evento: Fencing Bonus Round (Rodada Bônus da Esgrima). Trata-se de uma nova rodada da prova de luta com a espada, onde, após a classificação da esgrima tradicional, os competidores voltam ao duelo, com o último colocado enfrentando o penúltimo e assim sucessivamente até o primeiro até então. Cada vitória conquistada dá um ponto extra ao ganhador de cada combate.
Natação
Os pentatletas nadam 200 metros livre contra o relógio. Só o tempo importa. Quanto mais rápido, mais pontos receberá. Quando os atletas completam a prova em 2min30s, 200 pontos são adicionados à sua pontuação geral na competição. Cada 1s mais rápido ou mais lento corresponde a mais ou menos 2 pontos no total.
Hipismo
Montando em um cavalo desconhecido, o cavaleiro deve percorrer um trajeto de 350 a 450m, com 12 obstáculos de no máximo 1,2m ( altura máxima, estabelecida para Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais ), sendo um duplo e um triplo, totalizando 15 esforços. O percurso menor deve ser concluído em um minuto e o maior em 1min17s.
Os cavalos são apresentados aos técnicos e atletas antes da competição em um teste de saltos, porém o pentatleta somente conhece seu cavalo após o sorteio que ocorre antes do início do aquecimento.
O melhor colocado nas duas provas anteriores é o primeiro a sortear seu cavalo e assim sucessivamente. O cavaleiro dispõe de somente 20min para familiarizar-se com o animal durante o aquecimento. Duas quedas levam à interrupção do percurso.
Corrida e Tiro a Laser (Laser Run)
O percurso é de 3.200 metros em qualquer tipo de superfície e com um desnível máximo de 50 metros. A largada segue a ordem da classificação após as três provas anteriores. O melhor colocado larga primeiro e o segundo em seguida, de acordo com a diferença de pontos entre eles transformada em segundos. É a largada tipo “HANDICAP”. Ou seja, uma diferença de 20 pontos implicará em um intervalo de 20 segundos entre os atletas.
Logo após a largada, os competidores dão a primeira parada para o tiro, tendo que atingir 5 vezes o alvo. Depois, a cada 800 metros percorridos, fará novamente os disparos, até completar 4 séries.
Os acertos em cada série devem ser feitos num intervalo de 50s. O alvo fica a 10m de distância e com visibilidade para o público, que fica sabendo do resultado de cada atleta imediatamente, já que uma luz verde aparece quando o objetivo for concretizado. Os atletas atiram na posição de pé, com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio.
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados