» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

No RJ, Brasil conquista 2 pratas e 1 bronze na disputa feminina Sênior do Pan

País ainda levou dois ouros e uma prata no Sul-Americano, que está sendo disputado simultaneamente à competição continental

20/10/2022 12h42
Odenir Fonseca

Marcela Mello foi ouro e Isabela Abreu prata no Sul-Americano Sênior

O Brasil garantiu, nesta quinta-feira, 20, as primeiras medalhas nos campeonatos Pan e Sul-Americano Júnior (para pentatletas com até 21 anos) e Sênior de Pentatlo Moderno, que estão sendo disputados desde terça, 18, em Resende, no Sul Fluminense. Os primeiros pódios do país vieram na disputa feminina Sênior, com duas pratas e um bronze no Pan e dois ouros e uma prata no Sula. As duas competições estão sendo realizadas simultaneamente.

No evento individual do Pan, Marcela Mello, 18, foi prata depois de conquistar 1.364 pontos. Isabela Abreu, 27, também subiu ao pódio da disputa para receber o bronze, após somar 1.364 pontos. O ouro foi para a mexicana Mayan Oliver, 23, com 1.392 pontos.

Ainda no Pan, o Brasil foi prata por equipes, com os resultados de Marcela, Isabela e Stephany Saraiva, 27 (1.304 pontos no individual), que somaram 4.028 pontos. O ouro ficou com as mexicanas Mayan e Mayran Oliver (a segunda com 21 anos), e Mariana Arceo, 28, que fizeram 4.085 pontos; e a prata com as guatemaltecas Sophia Hernandez, 25, Sofia Cabrera, 25, e Paula Franco, 19, com 3.921 pontos.

Pelo Sul-Americano, o Brasil fez dobradinha no pódio com Marcela conquistando o ouro e Isabela, a prata. O bronze foi para a argentina Camila Fuenzalida, 22, que somou 1.332 pontos.

No evento por equipes do Sula, o Brasil foi ouro com os resultados de Marcela, Isabela e Stephany. A prata foi para as argentinas Camila Fuenzalida e Martina Armanazqui, 19, (1.317 pontos no individual), que somaram 2.659 pontos. Já o bronze ficou com as equatorianas Sol Naranjo, 15, (1.284) e Dara Salazar, 14, (1.250), que chegaram aos 2.534 pontos.

Todas as medalhistas subiram nos pódios depois de passarem pelas semifinais, que tiveram 40 pentatletas, e as finais (com 18 nomes), entre terça e esta quinta.

Pódio Sênior do Pan

Quinze países no RJ

As disputas dos campeonatos Pan e Sul-Americano que estão acontecendo no Rio de Janeiro vão até sábado, 22. As provas estão sendo realizadas na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Os mais de 10 eventos dos torneios vão reunir até lá cerca de 110 pentatletas de 15 países (Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Além das semifinais e finais feminina Sênior, o Pan/Sula do Rio também já realizou as semifinais masculina Sênior e o ranqueamento da esgrima feminina Júnior. No primeiro evento, o Brasil conseguiu classificar todos os seus quatro representantes (Danilo Fagundes, 34; Gabriel Sasaqui, 26; Victor Aguiar, 25; e William Muinhos, 29) para a grande decisão dentre os 41 semifinalistas.

No evento feminino Júnior (que só terá final), o país está sendo representado por Ana Beatriz Mariano, 15, Ana Clara Bezerra, 16, Geovana Ribas, 18, e Maria Eduarda Costa, 16, dentre as 18 competidoras.

Nesta sexta, 21, vão acontecer as finais masculina Sênior e feminina Júnior e o ranqueamento da esgrima masculino Júnior (que também só terá final).

Qualificação para Santiago 2023

O Pan/Sula do Rio é uma das qualificações do Pentatlo Moderno para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Até o momento, das 66 vagas que o esporte terá na competição do ano que vem no Chile, o equatoriano Andrés Torres, 21, garantiu a sua para a disputa masculina e a mexicana Mayran Oliver (ouro nesta quinta) para a feminina, por terem sido campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021.

De acordo com o sistema de qualificação do torneio na capital chilena, além de André e Mayran, o Chile tem direito a quatro vagas (duas em cada gênero) por sediar o torneio. As outras 60 (30 em cada gênero) serão definidas no Rio.

Ainda segundo o regulamento, todos os 15 países presentes na competição desta semana no Sul Fluminense garantem pelo menos quatro vagas (duas para cada gênero).

Os países ainda poderão garantir uma terceira vaga em cada gênero de acordo com a classificação final dos eventos individuais Sênior do Pan, até que todas as vagas tenham sido preenchidas. O Brasil conquistou o feito no evento feminino.

MEDALHISTAS DA DISPUTA FEMININA SÊNIOR

PAN

Individual

OURO: Mayan Oliver (México)
PRATA: Marcela Mello (Brasil)
BRONZE: Isabela Abreu (Brasil)

Equipe

OURO: México (Mayan e Mayran Oliver; e Mariana Arceo)
PRATA: Brasil (Marcela Mello, Isabela Abreu e Stephany Saraiva)
BRONZE: Guatemala (Sophia Hernandez, Sofia Cabrera e Paula Franco)

SULA

Individual

OURO: Marcela Mello (Brasil)
PRATA: Isabela Abreu (Brasil)
BRONZE: Camila Fuenzalida (Argentina)

Equipe

OURO: Brasil (Marcela Mello, Isabela Abreu e Stephany Saraiva)
PRATA: Argentina (Camila Fuenzalida e Marina Armanazqui)
BRONZE: Equador (Sol Naranjo e Dara Salazar)

CALENDÁRIO DO PAN/SULA

Sexta-feira (21 de outubro): Finais masculina Sênior e feminina Júnior; e ranqueamento da esgrima masculino Júnior

Sábado (22 de outubro): Final masculina Júnior e revezamentos


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro