» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Mundial Jovem reúne 182 pentatletas na Hungria

17/05/2014 15h23
CBPM


Em ano de Jogos Olímpicos da Juventude, torneio atrai competidores de 36 países de olho nas vagas em jogo para a competição; brasileiros não passam da qualificação

Todos os caminhos levam à Hungria! Pelo menos para os pentatletas de todo o mundo com até 18 anos de idade. É que desde quarta-feira, 14, a capital do país europeu sedia o Campeonato Mundial Jovem A de Pentatlo Moderno. Por causa da proximidade dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, que vão acontecer em agosto, na China, e terão 16 vagas da modalidade definidas em Budapeste, o torneio atraiu 182 competidores de 36 países. Nas últimas três edições da competição, esse número não passou de 150.

A quantidade de pentatletas na Hungria é tanta que o torneio teve que realizar qualificações para definir os 36 finalistas de cada evento, o que não aconteceu nas últimas edições. Nesta disputa acirrada, o Brasil está com três nomes: Brenna Lima, de 18 anos, Gabriel Sasaqui, 17, e Victor Aguiar, 16. O trio encarou as primeiras disputas do Mundial nesta quinta e sexta, 15 e 16, mas não avançou às finais.

Na qualificação feminina, que começou na quinta e terminou ontem por causa do mau tempo em Budapeste, Brenna ficou em 54º com 863 pontos. A pernambucana era uma das 90 pentatletas da disputa e ficou no grupo A, com outros 29 nomes.

Na esgrima, Brenna conquistou 178 pontos com as 11 vitórias alcançadas. Na natação, cravou o tempo de 2min25s34 e levou 264 pontos. Até então, ela estava na 70ª posição e melhorou e muito seu resultado no segundo dia da qualificação feminina, que teve o combinado. Na prova alternada, a brasileira terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em 14min39s22, somando 421 pontos.

Já entre os homens, o evento não teve que ser interrompido e aconteceu integralmente nesta sexta. Gabriel Sasaqui estava no grupo A da qualificação, com outros 30 pentatletas, e Victor Barbosa na B, com o mesmo número de competidores. Assim como na disputa feminina, eles não encararam a prova de hipismo, ausente na categoria Jovem do Pentatlo Moderno.

Na primeira prova do dia, a luta com a espadas, Gabriel venceu 15 duelos, tendo 208 pontos somados, enquanto Victor se deu melhor em 12 (187). Na Natação, Gabriel fez o 21º melhor tempo entre todos os 92 pentatletas (2min04s13), que lhe renderam 328 pontos. Victor nadou os 200 metros estilo livre em 2mis13s95 (299). No combinado, Victor impressionou com a 25ª marca na disputa masculina. Ele cruzou a linha de chegada do evento 12min32s70 depois de iniciar a prova (548). Já Gabriel terminou suas séries em 12min57s56 (523).

Primeiros campeões

Com disputas até segunda, 19, o Mundial Jovem da Hungria já teve seus primeiros campeões. Neste sábado foi realizada a Final Feminina e o ouro foi para a italiana Aurora Tognetti, quarta colocada no Mundial do ano passado. A prata ficou com a chinesa Xiuting Zhong, 8ª em 2013, e o bronze com a inglesa Francesca Summers, 25ª na última edição.

As outras medalhas já distribuídas no Mundial Jovem da Hungria foram nos revezamentos feminino e masculino, que abriram o torneio na quarta. Entre as mulheres, a dupla italiana formada pela campeã no individual, Aurora Tognetti, e Irene Prampolini levou a melhor. O segundo lugar ficou com a vice-campeã individual, Xiuting Zhong, e sua compatriota Xiaoyu Shao e o terceiro com as guatemaltecas Isabel Brand e Sophia Hernndez.

Entre os homens, os russos Sergey Suslov levaram o ouro, os chineses Zhuocheng Xu e Shuhuan Li a prata e os italianos Gianluca Micozzi e Matteo Cicinelli o bronze.

Depois de ter a Final Feminina neste sábado, o Mundial Jovem da Hungria realiza a grande disputa entre os homens neste domingo, 18. O último dia de competições, na segunda, será dedicado ao revezamento misto, quando o Brasil entra novamente em ação com Brenna Lima e Gabriel Sasaqui.

Brenna, Gabriel e Victor foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a revelação e formação de novos nomes na modalidade. Os três também recebem o benefício da Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.


SAIBA MAIS

Mundial Jovem definirá vagas para Nanquim 2014
Brasileiros são Top 15 do ranking mundial Júnior
Brasil conquista 5 medalhas nos Jogos Sul-Americanos
UFRJ desenvolve pesquisa inédita com o Pentatlo

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro