» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Mundial é transferido da China para o México

Federação internacional da modalidade olímpica ainda avalia realização da Final da Copa do Mundo do esporte na Coreia do Sul

09/03/2020 17h36
CBPM

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) decidiu transferir o Campeonato Mundial deste ano da China para o México. A medida foi tomada após o país asiático se tornar o epicentro de casos do novo coronavírus (Covid-19). A competição iria acontecer na cidade chinesa de Xiamen e agora será realizada em Cancún, no México.

A data do Mundial foi mantida para 25 a 31 de maio. Às vésperas dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o torneio ganha ainda mais importância, já que além das medalhas, vai distribuir seis vagas (três em cada gênero) para as Olimpíadas do Japão.

“As últimas semanas foram um período difícil para todos os envolvidos no esporte internacional e nosso movimento não é exceção. Lamentamos muito que o surto de coronavírus tenha causado tantas perturbações e não nos tenha deixado outra opção a não ser afastar nossa principal competição anual da China”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Para levar o Mundial da China ao México, a UIPM ofereceu que o país asiático sedie a competição em 2022. O local do torneio no ano que vem está mantido para a capital da Bielorrússia, Minsk.

“Somos igualmente gratos aos nossos amigos no México, que ajudaram nossa comunidade global com um gesto maravilhosamente favorável. Em 2018, desfrutamos de um histórico Mundial na Cidade do México, onde o conceito do Estádio de Pentatlo foi trazido à vida. Agora, todos esperamos ansiosamente por um emocionante Mundial em Cancún”, o presidente da UIPM acrescentou. “Era muito importante proporcionar aos nossos atletas um Mundial ao nível do mar, correspondendo às condições que eles enfrentarão durante os Jogos Olímpicos de Tóquio”.

CONGRESSO MANTIDO NA CHINA

Além do Campeonato Mundial Sênior, a China também iria sediar, na mesma data, o Mundial de Laser-run. A competição que reúne tiro a laser e esgrima, no entanto, não foi transferida para o México. Ela acontecerá junto com os mundiais de Biatlo e Triatlo Moderno, em agosto, na Alemanha.

“Também agradecemos aos organizadores dos mundiais de Biatlo e Triatlo por concordarem em incorporar o Mundial Laser-run”, Schormann agradeceu.

Já o Congresso de 2020 da UIPM, que está marcado para Xiamen, em novembro, não sofreu alterações. Até então, ele está mantido na cidade chinesa.

“Estamos confiantes de que em breve venceremos a epidemia. Além disso, Xiamen ocupa o primeiro lugar na China em termos de eficácia da prevenção e controle da epidemia”, destacou o vice-prefeito de Xiamen, Guo Guirong. “Estamos ansiosos para sediar o Congresso da UIPM , em novembro, conforme planejado. Xiamen aguarda a chegada de amigos e convidados da UIPM de todo o mundo”.

FINAL DA COPA NA COREIA DO SUL

Outra competição do Pentatlo Moderno na temporada que pode sofrer alterações por causa do coronavírus é a Final da Copa do Mundo. O torneio está marcado para acontecer de 14 a 17 de maio em Seul, na Coreia do Sul. O país asiático, no entanto, já registrou mais de 6 mil infectados pela doença, apesar de apresentar redução de novos casos.

A UIPM diz que está em contato permanente com a Federação Coreana de Pentatlo Moderno e o comitê organizador local da Final da Copa do Mundo sobre a competição.

“A prioridade da UIPM é salvaguardar a saúde dos atletas e de muitas outras pessoas envolvidas em seu circuito de competição global”, a UIPM garantiu, em comunicado.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro