O Brasil estará representado por Danilo Fagundes, 33, e William Muinhos, 27, no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, que será realizado desta terça-feira, 8, até a próxima segunda, 14, no Cairo, Egito. A competição vai distribuir até seis vagas (três em cada gênero) para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
As vagas para as Olimpíadas vão ficar com os medalhistas de ouro, prata e bronze de cada disputa. Caso estes já estejam classificados para os Jogos do Japão, as vagas serão destinadas ao ranking olímpico, que vai definir os últimos pentatletas classificados, no próximo dia 15.
O Mundial do Egito será o primeiro torneio da categoria desde o início da pandemia. O último Mundial aconteceu em 2019, na Hungria. A competição estava marcada para ser realizada na Bielorrússia, mas foi transferida para o Egito.
“Tenho boas lembranças do Egito. Foi lá que quebrei o recorde mundial de tiro (em 2015) e participei de uma Final da Copa do Mundo (2018). Sem contar que a organização lá é sempre muito incrível”, comemora William, que chegou à capital egípcia nesta segunda, 7.
No país africano, Danilo, William e os demais competidores do Mundial vão encarar todas as provas (natação, esgrima, hipismo e laser-run) no Estádio Internacional do Cairo. Os brasileiros entram em ação na sexta-feira, 11, na qualificação masculina.
“Consegui me programar e treinar focado nessa prova. Quero melhorar minhas marcas. Melhorar minha natação, laser-run, fazer uma boa esgrima e o resultado será consequência”, projeta William.
Há 3 meses na Europa
O outro brasileiro no Mundial do Egito já está na Europa desde o início do ano. Danilo Fagundes ficou na Itália depois de ter participado das etapas da Copa do Mundo, na Hungria, em março, e na Bulgária em abril.
No mês passado, Danilo roubou a cena no Aberto de Tetratlo Moderno da Itália ao subir no pódio e conquistar o bronze do torneio.
“Um dos motivos mais fortes que me fez ficar na Europa foi a situação da covid. Há complicação de viagem, além da exposição nos aeroportos. Foi bom porque pude treinar com a equipe olímpica daqui, estar fisicamente próximo ao local da prova e não sofrer com o fuso horário”, avalia Danilo.
Atual líder do ranking nacional, Danilo espera ter um desempenho suficiente para ficar entre os 36 finalistas do Mundial.
“O treinamento foi bem intenso e bem estudado. Estou bem para competir. Espero ter a melhor performance possível”, afirma.
Transmissão
O Mundial do Egito será transmitido pelo Canal Olímpico do Brasil. Será a primeira vez que o canal fará a exibição ao vivo de uma competição do Pentatlo Moderno.
A transmissão terá a participação da medalhista olímpica de bronze de Londres 2012 Yane Marques como comentarista. O canal vai exibir as finais, no sábado, 12, e domingo, 13, e o revezamento misto, na segunda.
Tanto Danilo quanto William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a revelação e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Os dois recebem o Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania, e fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas; Danilo pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) e William pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).
PROGRAMAÇÃO DO MUNDIAL DO EGITO
Terça-feira (8 de junho): Revezamento feminino
Quarta-feira (9 de junho): Revezamento masculino
Quinta-feira (10 de junho): Qualificação feminina
Sexta-feira (11 de junho): Qualificação masculina
Sábado (12 de junho): Final feminina
Domingo (13 de junho): Final masculina
Segunda-feira (14 de junho): Revezamento misto
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2024 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados