» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Mundial de Moscou tem semifinal masculina acirrada

09/09/2011 20h30
CBPM

Na Rússia, Felipe Nascimento, Luis Magno, Wagner Romão e William Muinhos competiram com outros 98 atletas as poucas 36 vagas da final, não conseguindo a classificação

A cada nova disputa internacional do Pentatlo Moderno, esportistas de todo o mundo vêem de perto que o nível de aperfeiçoamento dos atletas vem crescendo cada vez mais. Na semifinal masculina do Campeonato Mundial Sênior da modalidade, na Rússia, isso não foi diferente. Os 102 atletas dos 35 países representados na qualificação realizada nesta sexta-feira, dia 9, em Moscou, suaram bastante pelas poucas 36 vagas reservadas para a grande final de domingo (11).

Também pudera, além da hegemonia no esporte e de preciosos pontos para o ranking mundial, se tornar um finalista da competição é poder brigar pelas três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, reservadas para quem subir no pódio no país asiático. O Brasil esteve representado por um time de peso: Felipe Nascimento, Luis Magno, Wagner Romão e William Muinhos.

Magno e Romão vão competir no Pan de Guadalajara, daqui a um mês, no México, e Felipe e Muinhos são promessas do esporte, revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de dois anos no Rio de Janeiro e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade.

Na Rússia, os quatro brasileiros não conseguiram avançar para a final, reservada para os 12 melhores pentatletas de cada um dos três grupos formados na semifinal. Romão foi o melhor deles na competição. O sergipano ficou em 19º no grupo C com 4.424 pontos. Depois dele, Magno foi o que mais se aproximou, ao ficar em 28º (4.340), no grupo A. Muinhos foi o 32º do C (4.188) e Felipe fechou a lista em 34º do grupo B (3.820).

O nível elevado do Mundial deste ano, disputado no Complexo Esportivo Olímpico Nacional, o “Olimpiysky”, foi sentido durante toda a competição. Ao final do dia, por ter ficado em sétimo no grupo C, com 4.636 pontos, o norte-americano Sam Sacksen se tornaria o único atleta das Américas na final de um total de 16 representando o continente.

Surpresa também com o desempenho de Delf Borrmann. O alemão fez um espetacular evento combinado de tiro e corrida em 10min04s10. Apesar do excelente tempo, o melhor dentre todos os 102 atletas, por pouco não ficou de fora da decisão de domingo. Foi o último classificado do grupo B e ficou em 35º na classificação-geral da qualificação masculina.

Na primeira prova do dia, na Rússia, os pentatletas passaram pela esgrima. Na luta com a espada, Romão foi o melhor brasileiro. Venceu 17 duelos, conquistando 832 pontos. Magno ganhou 14 deles, somando 748 pontos. Já Felipe marcou oito vitórias (580) e Muinhos sete (552).

Na natação, Magno se destacou. O paulista nadou os 200 metros livre em 2min06s50, levando 1.284 pontos. Romão deu suas braçadas em 2min09s39 (1.248), Felipe em 2min10s01 (1.240) e Muinhos 2min11s76 (1.220).

Como as semifinais das disputas de Pentatlo Moderno não contam com a prova de hipismo, para não exigir muito dos cavalos em um momento que não é o principal de uma competição, os competidores logo passaram para o evento combinado.

No desafio de corrida e tiro, Muinhos foi o destaque dentre os brasileiros. O carioca cumpriu as três séries de acertos, intercaladas com os três mil metros de percurso em 10min46s00, somando 2.416 pontos. Logo atrás veio Romão em 11min04s90 (2.344), Magno com 11min13s50 (2.308) e Felipe em 12min30s50 (2.000).

Apesar de não passarem para a final, todos os quatro brasileiros ainda voltam a competir no Mundial da Rússia. Na segunda-feira (12), Felipe Nascimento participa do revezamento misto, ao lado da também pernambucana Priscila Oliveira, e na quarta (14), Luis Magno, Wagner Romão e William Muinhos são o nosso time no ‘relay’ masculino, encerrando a competição.

Antes disso, neste sábado (10), nosso principal nome no Pentatlo Moderno, Yane Marques, participa da final feminina, que conta com 36 pentatletas. A pernambucana número três do ranking Mundial conseguiu avançar até à grande disputa entre as mulheres depois de ficar em sétimo lugar em sua bateria na semifinal que encarou no dia de estreia do torneio, nesta quinta-feira.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro