» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Matheus Nobre é bronze em Cali 2021

Carioca subiu no pódio do evento individual masculino do torneio; Brasil também foi representado por Matheus Romanelli, que ficou em sexto

05/12/2021 11h03
Odenir Fonseca

Teve pódio para o Brasil na disputa individual masculina do Pentatlo Moderno na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, Cali 2021. Neste sábado, 4, Matheus Nobre, 20, conquistou o bronze para o país no evento, que reuniu 22 pentatletas de 12 nações na Colômbia. O também carioca Matheus Romanelli, 20, participou da prova, ficando em sexto lugar.

O bronze de Nobre veio depois de três dias de disputas, iniciadas na quinta-feira, 2, no Clube Campestre de Cali. O carioca chegou ao terceiro lugar do pódio depois de somar 1.436 pontos. Romanelli conquistou 1.402 pontos.

“O resultado do Nobre para a gente foi muito bom, dentro da nossa perspectiva. A gente sabia que tinha condições de pegar uma medalha e a gente estava de fato contando com essa terceira colocação dentro da estatística feita aqui na competição”, conta Fábio Corrêa, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio, que acompanha nossa delegação em Cali.

Romanelli e Nobre começaram a disputa em Cali 2021 pelo ranqueamento da esgrima na quinta. No duelo com a espada contra todos os demais competidores, o primeiro venceu 17 lutas e perdeu apenas quatro, garantindo 268 pontos, no segundo melhor desempenho de todos os pentatletas na prova. Já Nobre veio logo atrás com 15 duelos conquistados e apenas seis perdidos, que foram convertidos em 250 pontos.

Já na sexta-feira, 3, os dois brasileiros passaram pela natação, esgrima bônus e hipismo. O laser-run (tiro a laser e corrida) também estava programado para ser disputado no mesmo dia, mas por causa do mau tempo, foi transferido para este sábado.

Na natação, Romanelli completou os 200 metros estilo livre em 2min07s66, que lhe renderam 295 pontos. Nobre nadou em 2min11s, somando 292 pontos.

Na esgrima bônus, os dois brasileiros não conseguiram aumentar a pontuação conquistada até então.

No hipismo, Romanelli zerou o percurso, sem cometer nenhuma falta, garantindo a pontuação máxima de 300 pontos. Nobre derrubou apenas um obstáculo e foi penalizado com a perda de sete pontos, conquistando 293.

“Os dois fizeram excepcionais percursos, sendo que o Nobre foi sorteado com o cavalo mais difícil da competição. Mas tenho somente elogios para o desempenho de ambos em todas as provas”, avalia Erick Nascimento, técnico de esgrima do CT da CBPM no Rio, que também acompanha nossa delegação em Cali.

Briga por posições

Romanelli e Nobre chegaram para o laser-run neste sábado na segunda e quinta colocações, respectivamente. Durante o circuito, o primeiro teve dificuldades por causa de uma lesão que o persegue no tendão do pé direito, fazendo com que perdesse algumas posições.

Já Nobre conseguiu avançar duas posições, terminando as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo em 11min39s05, que lhe garantiram 601 pontos. Apesar da dificuldade, Romanelli completou a prova em 12min40s. Foi a segunda melhor marca do carioca na prova de tiro a laser e corrida em toda sua trajetória no Pentatlo Moderno.

“Mesmo com o tendão moendo, Romanelli foi na raça. Já Nobre coroou um processo de trabalho que fez ao longo de oito anos de Pentatlo Moderno”, comemora Fábio.

Tanto Nobre quanto Romanelli melhoraram o desempenho que tiveram em relação à seletiva para Cali 2021, que aconteceu em agosto em Oaxtepec, no México. Competindo novamente com praticamente os mesmos pentatletas que enfrentaram na cidade mexicana, o primeiro saiu do quarto para a terceira posição, enquanto Romanelli foi do nono para o sexto lugar, apesar do problema no pé.

“Queria destacar também a excelente estrutura que o COB sempre nos deu, quando competimos em nome do Time Brasil. Aqui não está sendo diferente. É uma estrutura maravilhosa, que deixa os atletas focados e a gente trabalhando no que tem que ser feito”, elogia Fábio.

Revezamento misto

Além de Nobre e Romanelli, o Pentatlo Moderno brasileiro em Cali 2021 ainda está representado pela pernambucana Ana Clara Bezerra, 15, e pela carioca Marcela Mello, 17. As duas se superaram no evento individual feminino, que foi disputado na quinta e sexta-feira.

Depois de muitos obstáculos superados, dentre eles uma lesão de Marcela e a pouca idade de Ana Clara (ela é a mais jovem dentre as pentatletas), as duas terminaram a disputa delas em sétimo e décimo lugar respectivamente.

“A gente fez uma competição individual extraordinária a nível da Pan-Americano. Todos os países das Américas estão aqui, com os seus melhores atletas. A gente enquanto Pentatlo Moderno está mais do que satisfeito, porque conseguiu colocar os quatro atletas entre os 10 melhores da América”, celebra Fábio.

Horas depois de subir no pódio para receber o bronze conquistado na disputa individual masculino, Matheus Nobre voltou às arenas de Cali 2021 para participar do revezamento misto. O carioca compete no evento ao lado de Ana Clara.

Neste sábado, o revezamento misto realizou apenas o ranqueamento da esgrima. Na prova, os brasileiros ficaram na quinta colocação, dentre as 12 duplas presentes, depois de 26 vitórias e 18 derrotas. Até agora, eles asseguraram 225 provas.

O revezamento misto segue neste domingo, 5, com as últimas disputas: natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run.

Todos os quatro pentatletas brasileiros em Cali 2021 foram revelados no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Marcela, Nobre e Romanelli também fazem parte do Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

Os dois pentatletas da disputa masculina ainda integram o Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE).


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro